sábado , 18 de agosto de 2018
Home / Destaques / Resultado de pesquisa não demonstra, necessariamente, desinteresse pela política
Pesquisa Fiern Governador

Resultado de pesquisa não demonstra, necessariamente, desinteresse pela política

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, FIERN, contratou o Certus Pesquisa e Consultoria para a realização de uma série de pesquisas sobre o quadro político-eleitoral no RN, em relação ao resultado eleitoral de 2018.

No último domingo (6), foi divulgado o resultado do primeiro desses levantamentos que, à primeira vista, parece revelar o desinteresse do eleitor pelo que acontecerá em 7 outubro, com o primeiro turno para a escolha dos futuros presidente da República e governadores estaduais.

Essa é a leitura precipitada do que pode ser retirada da leitura dos números referentes à sucessão do governador Robinson Faria. Na pesquisa espontânea, 61,5% disseram não saber em quem votar e outros 22,2% não desejam sufragar o nome de nenhum candidato, totalizando 83,7% dos entrevistados.

A indefinição cai para menos da metade quando o entrevistador apresenta o nome de alguns candidatos, ou seja, na pesquisa estimulada. Agora, o número dos que afirmam não votar em nenhum candidato aumenta para 31,4%, mas o número dos que dizem não saber em quem votar cai drasticamente para o patamar de 8,8%, com os dois itens somando 40,2%.

Mesmo na pesquisa estimulada, quando se pesquisa a preferência para os candidatos a presidente, 27% dos entrevistados dizem que não votarão em nenhum e 14% dizem que ainda não sabem.

O quadro não é diferente quando se pesquisa a preferência do eleitor em relação aos candidatos ao Senado. Na pesquisa estimulada, a opção por nenhum dos candidatos representa 36,77% e Não Sabe, 14,43%.

Os dados da pesquisa FIERN/Certus estão publicados neste site, com os resultados referentes às eleições para Governador, Senador e Presidente da República. Esses números servirão de base para o delineamento do quadro futuro, conforme a leitura das próximas pesquisas, que poderão revelar, ou não, modificação nesses resultados.