Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. (Salmo 90:12)

 


AGRADECIMENTO

Em 2017 encontrei muitos amigos, não digo leitores, mais amigo. Que sempre acompanhara-me nos livros, no jornal, na TV, em palestras. A vocês quero agradecer, pela bondade e generosidade com estes simples escrivão das verdades eternas. Desejo a todos que o Novo Ano que se avizinha venha cheio de amor, graça, misericórdia, bondade e principalmente com a doce presença do verdadeiro Deus, criador de tudo. FELIZ ANO NOVO. (Ricardo Alfredo)

 


PENSAMENTO II

“Fides, se non cogitatur, nulla est”. Ou seja: “A fé, sem a razão, é nula”. (Santo Agostinho)

 


AS IGREJAS ATUAIS
Passaram-se milênios, e a igreja instituída, foi criando corpo diferente do ensinado por Cristo e pelos apóstolos. Com certeza o apóstolo Paulo, em nosso dias, seria excluído ao pronunciar apenas duas palavras diante deste novo sinédrio. É cômico se não fosse trágico. Pois o comportamento da igreja, dita cristã, é rodeada de misticismo, extremismo, ganância, desejo pelo poder mundano, traições entre líderes, venda de posição por voto e assim por diante.

Ainda escuto de alguns desavisados, que pronunciado palavras desconexas, dizem: a igreja cristã é o celeiro do avivamento para um mundo melhor. Avivamento de que? De Extremismos, de desejo pelo poder temporal, De doutrinas antibíblicas, como prosperidade, onde Deus é forçado a dar riquezas a alguém. Ou a doutrina curandeirismo! dos intocáveis, que podem fazerem tudo, porém, foram escolhidos de Deus e quem falar contra eles, deus matar.

Este é o avivamento, apregoado pelas igrejas atuais, com certeza não vez da parte do criador e juiz dos mundos. Pois Este, sempre defendeu o cuidado com os mais pobres, a partilha, a igualdade, o amor ao próximo, o socorro a quem sofre, o ensino do caminho correto as crianças, a justiça e a misericórdia. É fácil lembrar suas palavras nas sagradas letras, ao afirmar que o maior dom é servir e não ser servido.

Infelizmente, a igreja atual esqueceu esses ensinamentos e hoje não quer mais servir, ela quer ser servida de qualquer jeito, não importa de onde venha ou qual seja a procedência. Ela quer ser abastada e poderosa mundanamente, e assim seus líderes ficam a cargo de dizerem ao povo que o certo está errado e o errado está certo.

O povo, é um povo cheio de fé, talvez por esse motivo se deixa levar por doutrinas estranhas e dogmáticas, que são puramente humanas. São esses mesmos que prometem, aos não leitores bíblicos, uma vida boa, carrões, apartamento, casas novas e uma vida de príncipe no mundo caótico, enganando o povo e subvertendo o ensinamento do Mestre, que disse: No mundo tereis aflições.

Em nossa geração temos igrejas pobres e desnutridas espiritualmente, dentro de templos riquíssimos e belos, imponentes arquiteturas de causar admiração, mais espiritualmente doentes. Um povo doente correndo atrás das glórias deste mundo, por conseguinte, temos uma geração que mais parece cegos guiando outros cegos.

Que utilizam a Bíblia, para anunciar uma prosperidade louca, que gera um monte de cristãos egoístas, correndo de um lado para outro, em busca de riqueza material, que não alcançam nunca, e por isso, os mesmos repudiam a fé, frustrados por não conseguir o que buscavam. E pior seus líderes religiosos ainda os classificam como descuidados ou mesmo não merecedores da graça, sendo assim, se não conseguiu é porque não tem fé suficiente.

Mediante esse quadro de pura crueldade com os imaturos no conhecimento de Deus e dos homens, ainda temos que enfrentar um grupo de aproveitadores ou milagreiros que vivem explorando os incautos na fé, que por desespero ou pura ingenuidade correm atrás de um milagre de cura a qualquer custo.

Certamente, Deus ainda cura, pois sua misericórdia dura para sempre. Todavia a cura independe de quem está orando pelo curado. Pois a cura não é um merecimento é sim a manifestação da graça de Deus através do Espirito Santo.  E não como certos pastores, padres, bispos, ou quem quer que seja, destes que quem buscam fama através da cura e dela fazem seu oficio. Pobres mortais, Deus não divide com ninguém a sua glória.

Além deste fator, ainda temos as novas igrejas neopentecostais que ensinam somente a buscar o inacreditável, as emoções e o sobrenatural. É claro que o sobrenatural vai acontecer sempre na vida daqueles que são fiéis ao Senhor e juiz dos mundos, entretanto, este não é, nem nunca foi o principal objetivo do Evangelho.

O sobrenatural de Deus é real, as profecias são importantes, o falar em línguas estranhos também tem uma função importante no pentecostalismo, assim como, sapatear na graça e coisas do gênero. Porém, a essência do Evangelho é outra, é mudança, é transformação, é nova vida. É um novo caráter semelhante ao de Cristo, entretanto que temos presenciado é a mais pura devoção a si mesmo, ligado há um mundo de hipocrisia tão profundo que envergonha ao mais simples leitor.

Temos todos os dias uma diversidade de igrejas sendo aberta, em nome de um falso avivamento. E seus líderes, preguiçosos e sem talentos, apenas de olho na arrecadação e num vida calma as custas do leigo e dos homens simples que é dono de uma fé verdadeira.

Nossa geração criou um modelo de igreja que não está escrito nos Evangelhos. A igreja de hoje enfatiza muito no financeiro, na cura, nas bênçãos, na emoção e no entretenimento, como isso fosse o Evangelho, lamentavelmente muitos líderes conduzir as pessoas desta forma a serem materialistas, extremistas e por fim doentes emocionalmente.

A situação chegou a um ponto crucial, que líderes não pregam mais a Cristo o salvador dos homens, pois eles pensam que não dá ibope. E assim pregão o que o povo deseja ouvir.

Não é à toa que hoje temos um cristianismo hipócrita e doente, onde os homens vão a igreja toda semana e constantemente seus nomes estão nas páginas policiais, como corruptos, ladrões, agressores e desonestos. E ainda excitam o povo dizendo, que estão sofrendo e sendo perseguido em nome do evangelho. Estes são as crias deste cristianismo fracassado. Todavia, o Cristianismo do Cristo segue vitorioso contra o mal e anunciando a chegada do reino de Deus sobre os homens.

Em virtude dos fatos mencionados, fica claro que é urgente uma mudança de rumo, antes que o dono da seara chegue e a cada um dê conforme suas obras e com certeza, Ele vai chora pelas sementes que não nasceram. Pois em cada campo ele vai colher. Cuide do seu campo enquanto é tempo.

 


ACJUS – academia de ciências jurídicas

 

A todos os imortais da ACJUS desejo um Feliz Ano Novo, cheio da graça e da misericórdia de Deus. (Ricardo Alfredo)

 


PENSAMENTO III

“Mesmo quando carregamos uma tristeza profunda, na noite escura do nosso coração, não podemos esquecer, o sol volta a brilhar amanhã”. (Ricardo Alfredo)

 


AMOL – Academia Mossoroense de Letras

thumbnail_foto 03

A todos os Grandes Imortais da AMOL, meus sinceros votos de Feliz Ano Novo. Com certeza, este novo ano que se avizinha será cheio de paz, graça e bondade de Deus para os homens de boa vontade. Meus irmãos que Deus nos ilumine neste novo ano (Diretor de Eventos da AMOL – Ricardo Alfredo)

 


ASCRIM ­- ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES

A todos os escritores membros da ASCRIM, meus sinceros votos de Feliz Ano Novo, coberto pela graça e sabedoria do Criador do Universo. Que com certeza neste momento lança um sorriso, por mostrar a todos nós que vivo está e que comanda a tudo e a todos.

 


RUMOS DA POLITICA

1- José Dirceu ganhará quase R$ 10 mil de aposentadoria da Câmara

2- Mudança na Base Nacional Curricular é vitória da bancada evangélica;

3- Câmara suspende salários dos deputados presos Maluf e Jacob

4- Justiça nega a Lula indenização por PowerPoint da Lava Jato

5- Natal em casa: Gilmar Mendes manda soltar Garotinho

6- Cunha prepara a filha para ocupar ‘sua vaga’ na Câmara em 2018

7- PGR quer bloqueio de bens do senador Aécio Neves e irmã. (Fonte: verdade gospel)

 

thumbnail_foto 05

O Ministério da Educação e Cultura – MEC – espera a orientação do STF em relação ao ensino religioso nas escolas.

Foto: Google

Em decisão surpreendente, o Supremo Tribunal Federal (STF), no mês de setembro permitiu o ensino religioso de forma confessional nas escolas públicas de todo pais.

O governo federal, assim como os governos estaduais, aguarda a publicação do STF para sobre a orientação do MEC oferta as escolas o ensino religioso. O interessante é que desta vez o ensino religioso passa a fazer parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC

O documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) antevê que o ensino religioso deve ser oferecido nas instituições públicas e privadas, mas como já ocorre e está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a matrícula deverá ser optativa aos alunos do ensino fundamental. Entre as competências para esse ensino estão a convivência com a diversidade de identidades, crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. (Fonte: Agência Brasil)

 


MOMENTOS PROFÉTICOS – quem tem ouvido ouça o que o Espirito diz as igrejas

thumbnail_foto 06

Foto: Google

Em caráter de urgência a Assembleia-Geral das Nações Unidas votou para retirada da resolução que pede o reconhecimento de Jerusalém como capital israelense pelos Estados Unidos. De forma clara, o texto lançado reafirmar que uma decisão isolada sobre a cidade é “nula e sem validade” e deve ser cancelada imediatamente.

A resolução foi aprovada e confirmada por 128 Estados da ONU, com 35 abstenções e apenas nove votos contrários. A votação foi alvo de uma forte pressão da administração de Donald Trump, que ameaçou cortar os fundos humanitários dos países que apoiarem a medida.

Em resposta a decisão da ONU o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em declaração afirmou que: rejeita a votação desta quinta na ONU e chamou de “uma casa das mentiras”, de acordo com ele. “Jerusalém é a capital de Israel, reconheça a ONU, ou não”, frisou antes mesmo da aprovação da resolução. (Fonte: Veja)

 


DIREITO DA GESTANTE

thumbnail_foto 07

Foto: Google

1- Estabilidade provisória, desde a gestação até que se complete cinco meses após o parto, sendo garantido os salários e demais direitos advindos do contrato de trabalho, em caso de dispensa sem justa causa (art. 10, inciso II, alínea “b” do ADCT da CF).

2- Licença maternidade de no mínimo 120 dias (art. 7, XVII da Constituição Federal e “caput” do art. 392 da CLT), a contar a partir do 28o dia antes do parto, ou a respectiva data deste, inclusive em caso de falecimento do nascido (natimorto), podendo ser acrescido de mais 60 dias, após seu término, caso o Empregador seja optante do Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/2008). Cômputo do período da licença maternidade como tempo de serviço.

3- Garantia de transferência de função, quando necessário, para resguardar a saúde da gestante e/ou do nascituro;

4- Dispensa do horário de trabalho, pelo tempo necessário para realizar, no mínimo, seis consultas médicas ou exames.

5- Prerrogativa de poder rescindir o contrato quando prejudicial à gestação, mediante atestado médico.

6- Para a gestante empregada é assegurado a integralidade do salário durante sua licença maternidade, e, caso, quando o salário tiver variações (caso de trabalhadores comissionados, por exemplo), será observada a média dos últimos seis meses, anteriores ao parto, sendo estes pagos pelo seu Empregador. Sendo outro tipo de trabalhadora segurada pelo INSS (avulsa, autônoma, doméstica) o valor será pago pelo Segurador (INSS), garantido no mínimo o valor do salário mínimo vigente.

 


thumbnail_foto 08


 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Guilherme de Pádua vira pastor de Igreja Evangélica em Belo Horizonte

2- Lideranças evangélicas querem que Brasil siga EUA e transfira embaixada em Israel para Jerusalém

3- Missionários com o caráter de Cristo e o preparo adequado: Seminário prepara para Missões; veja o vídeo

4- Messiah: Nova série da Netflix, dos criadores de A Bíblia, explorará retorno de Jesus Cristo

5- Arte? Vaca crucificada em igreja gera revolta

 


EJAD 2018

thumbnail_foto 09


POESIA

A Máquina do Mundo

E como eu palmilhasse vagamente
uma estrada de Minas, pedregosa,
e no fecho da tarde um sino rouco

se misturasse ao som de meus sapatos
que era pausado e seco; e aves pairassem
no céu de chumbo, e suas formas pretas

lentamente se fossem diluindo
na escuridão maior, vinda dos montes
e de meu próprio ser desenganado,

a máquina do mundo se entreabriu
para quem de a romper já se esquivava
e só de o ter pensado se carpia.

Abriu-se majestosa e circunspecta,
sem emitir um som que fosse impuro
nem um clarão maior que o tolerável

pelas pupilas gastas na inspeção
contínua e dolorosa do deserto,
e pela mente exausta de mentar

toda uma realidade que transcende
a própria imagem sua debuxada
no rosto do mistério, nos abismos.

Abriu-se em calma pura, e convidando
quantos sentidos e intuições restavam
a quem de os ter usado os já perdera

e nem desejaria recobrá-los,
se em vão e para sempre repetimos
os mesmos sem roteiro tristes périplos,

convidando-os a todos, em coorte,
a se aplicarem sobre o pasto inédito
da natureza mítica das coisas.

(Trecho de A Máquina do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade).

 


REFLEXÃO DO DIA

 

Para iniciar o ano.

Salmos 20

 

1 O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.

2 Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.

3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)

4 Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.

5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições.

6 Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.

7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.

9 Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos.

 

Feliz 2018