terça-feira , 21 de maio de 2019
Home / Opinião / Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo
foto 15

Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“O Deus que conheço é bem diferente do deus atual. O que conheço, Ama, as coisas simples, como: o pobre e necessitado, o humilde de coração, a paciência, a generosidade, a mão estendia para erguer o abatido, a bondade sem soberba e um coração quebrantado.  Porem, o deus da minha geração, ou  das instituições humanas, gosta palácios de mármore, de poder político, de dinheiro, de ser reconhecido pelo povo e não tem nenhuma generosidade, nem bondade”. (Teólogo: Ricardo Alfredo).

 

DIREITO À EDUCAÇÃO 

A importância da Educação dentro de uma sociedade civilizada é indiscutível. O ensino e a aprendizagem se constituem num instrumento eficaz e definitivo para a capacitação ao trabalho e para a formação da consciência cidadã nas sociedades humanas. O atual estágio do capitalismo, pautado na revolução científico-tecnológica e na globalização, denota relevo ainda maior à educação, a qual pode levar o homem a um caminho de inteligência e razoabilidade em suas decisões.

Somente a Lei, em si mesma, não é capaz de muda a realidade. Todavia, indica caminhos, orienta os cidadãos, e toda a sociedade em seus direitos, garantido na aplicação dela.

Na visão da constituição nacional ou mesmo nos direitos humanos universais, o Direito Educacional é o conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que versam sobre as relações de discente, docentes, administradores, especialistas e técnicos, enquanto envolvidos, mediata ou imediatamente, no processo ensino-aprendizagem. E essa atua como um conjunto de normas, de todas as hierarquias: Leis Federais, Estaduais e Municipais, Portarias e Regimentos que disciplinam as relações entre os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

Dentro do estudo de direitos sociais, encontramos uma parte chamada de Direito a Educação, que tem no seu bojo a ideia de igualdade entre as pessoas que é a aplicação do princípio da isonomia.  E esta última deve ser cumprida a fio da letra, para própria evolução da humanidade.

Todos os países que evoluíram foram através da aplicação de valores públicos na educação. E como é um direito fundamental, deve ser levado a todos os cantos de forma igualitária, apenas respeitando as diferenças regionais.

A educação vai muito mais além do aumento de renda individual e das chances que indivíduo tem em obter um emprego. Ela é capaz de transformar os ambientes e as pessoas.

De forma prática, o objetivo da educação na escola pública é desenvolver a capacidade, a qualidade social e a capacidade crítica, tornando o cidadão um ser pensante de sua realidade e sendo capaz de transformá-la. Assim como: propiciando aos discente e docente a apropriação do conhecimento gerado pela humanidade. Ao mesmo tempo, garantido o desenvolvimento das habilidades, as quais contribuem para a formação da história humana, dando-lhe uma nova visão de mundo.

A educação básica tem como finalidade a formação da cidadania e do desenvolvimento pessoal. E dentro desta ideia de formação e desenvolvimento pessoal, a educação básica tem uma classificação especial para cada nível de ensino/aprendizagem. Por isso a  educação básica está dividida em três etapas: a educação infantil (para crianças com até (05) cinco anos), o ensino fundamental – para alunos de (06) seis a (14) quatorze anos – e o ensino médio – para alunos de (15) quinze a (17) dezessete anos. Todas elas buscam o aprimoramento tanto educacional como humano, tendo em vista a formação do cidadão crítico e conhecimento da realidade e das mudanças que ele pode e deve fazer para o bem comum.

Dentro das regras da Educação, a primeira matricula no primeiro ano do ensino fundamental deve ser feita a partir dos seis (06) anos de idade até o dia 31 de março do ano da matrícula. Menos de cinco (05) anos a criança deve permanecer na educação infantil até completar os seis anos.

 

Leis que afirmam o direito a educação:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Garantido pela Constituição Federal.

LDB em seu artigo 29: A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Artigo 205 da Constituição Federal de 1988 afirma: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, chamado de ECA, foi criado pela Lei 8.069, sancionada em 13 de julho de 1990, o que é um padrão dentro do legislativo do país. A ideia principal do texto é a garantia do direito das crianças e dos adolescentes, e passam a ter acesso à cidadania e proteção social.

A Lei nº 12.796/2013  constitui que a Educação Infantil deve — contempla crianças de quatro (04) e cinco (05) anos na pré-escola — será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos.

A LDBEN 9394/96, abaliza como diretrizes: a valorização da diversidade, a inclusão, a flexibilidade, a qualidade e a autonomia, assim como, a competência para o trabalho e a cidadania.

Art. 208. Parágrafo primeiro: O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.”

Portanto, o ingresso na Educação digna, como um direito fundamental, social e público subjetivo, provem de um conjunto de ações e medidas dentro do domínio das políticas públicas. E estas devem proteger o processo educacional, possibilitando a cada pessoa à efetivação de seus direitos constitucionalmente, principalmente no que diz respeito à diminuição das deficiências e desigualdades da sociedade.

A AMADA CIDADE DE MOSSORÓ

 

foto 01

 

A Praça da Independência ou Praça do Mercado, como é mais conhecida, foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1922 exatamente para comemorar o Centenário da Independência do Brasil. Naquela mesma data, também, foi inaugurado, no centro daquela praça, o monumento à Independência, um obelisco com placas de bronze, tendo os dizeres alusivos à data cívica de 07/09/1922. Portanto, ela tem um significado histórico e faz parte da identidade do povo mossoroense.

 

REFLETIR:

Sou um homem em volta do mundo, até voltar a mim. (Pensamento)

 

ACONTECEU: PROJETO ARTE SIM DROGAS NÃO – APRESENTA.

 

foto 02 

 

NOTA DE REPÚDIO: A PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO ANUNCIA NOTA DE REPÚDIO CONTRA GRUPO GLOBO

 

foto 03

 

Como o quarto poder, a mídia, em muitos casos passa do limite paciência humana. Dessa vez os Jornalistas da emissora trataram o prefeito Marcelo Crivella de forma desrespeitosa e com tentativa de intimidação. Com uma sabedoria invejável o prefeito respondeu a altura, mais de forma clássica.

Os diversos ataques ao prefeito Marcelo Crivella o deu chateado, falto este que resultou na negativa de entrevista para o canal.

A assessória de comunicação da Prefeitura declarou em nota oficial, que a reporte da Globo tratou o prefeito de “forma desrespeitosa” na tentativa de pôr na boca do prefeito declarações que não foram ditas por ele.

Diz a nota: “A TV Globo tem faltado ao respeito com milhões de cidadãos cariocas, que passam horas do dia assistindo a um simulacro das ações do governo municipal, que sozinho luta para recuperar a infraestrutura de uma cidade que há décadas não recebe investimentos suficientes”.

A mesma nota declara: “milhões de reais que a TV Globo recebeu de publicidade para divulgar ações marqueteiras da gestão anterior” e compara o valor com o que seriam gastos para concluir as obras em 31 comunidades, obras estas que estão paralisadas desde a gestão anterior.

“A verdade é que as Organizações Globo têm sangue nas mãos. Os mais de R$ 170 milhões recebidos da gestão passada, para divulgar o “Sonho Olímpico”, poderiam ter salvado vidas de pessoas que, lamentavelmente, nos deixaram, por falta de recursos que hoje não temos”.

 

A VENEZUELA E OS LÍDERES CRISTÃOS

 

foto 04

 

Em noticia do site de notícias Crux, apoiadores do regime do presidente Nicolás Maduro têm cercado os líderes cristãos da cidade de Petare, na Venezuela, para intimida-los.

Em atitude louca, os apoiadores do regime, passaram 19 dias com músicas altas para que impedir os sermões da igreja.

O principal líder religioso tem sua igreja pichada com frases classificado o líder de pedófilo e terrorista. (Fonte: Portas Abertas)

 

ACONTECEU…

1- Bandidos invadem igreja e roubam fiéis durante o culto em SP;

2- History Channel exibirá a minissérie “Eu Conheci Jesus”;

3- Jovem sonha com queda de prédio e família consegue se salvar de acidente no RJ;

4- Serviço social: breve reflexão sobre a atuação do Estado e da Igreja;

5- Adhemar de Campos vai ao The Noite com Danilo Gentili;

6- Satanás está atacando a masculinidade bíblica, alerta pastor. (Fonte: folhagospel.com)

 

II ENCONTO DE MOCIDADE DA AD OLHO D´ÁGUA DO BORGES/RN

foto 05

 

PENSAMENTOII

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. (Oscar Wilde)

BOLSONARO DIZ QUE AOS REPRESENTANTES DE PAÍSES MUÇULMANOS QUE O BRASIL ESTÁ ABERTO.

 

foto 06

 

Em um jantar de confraternização o presidente Bolsonaro participou de um Jantar de Confraternização da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS), em Brasília, com presença de vários ministros.

Quando a visão é comercial, os Países muçulmanos são um dos principais consumidores dos produtos agrícolas do Brasil. Tiveram presentes 37 representantes de países muçulmanos.

O presidente fez duas declarações importantes: “Esperamos que os laços comerciais se transformem cada vez mais em laços de amizade, de respeito e de fraternidade”, “está de braços abertos a todos, sem exceção”.

Na visão de alguns especialistas em políticas internacionais, a proximidade do Brasil com Israel poderia prejudicar essa relação comercial com países muçulmanos. A ideia da participação do presidente foi para amenizar qualquer crise existente. (Fonte: gospel).

 

CONVITE

 

foto 07

 

UPA DO BELO HORIZONTE – BH

 

foto 08

 

Um gestor eficiente é capaz de mudar a história de qualquer instituição, não é à toa que o UPA do Belo Horizonte Raimundo Benjamim Fraco é considerando um dos mais eficientes da cidade. UPA do Belo Horizonte é bem avaliada pelos usuários e todas as equipes que prestam serviço naquela unidade. Aqui vai nossos parabéns ao diretor João Batista de Andrade, líder nato.

RÁPIDAS DA SEMANA – política

1- PGR diz que Rodrigo Maia e seu pai receberam R$ 1,4 milhão da Odebrecht

2- “Quero ser amigo da imprensa, mas fica difícil”, diz Bolsonaro

3- Prefeitura do Rio de Janeiro divulga nota de repúdio contra Grupo Globo

4- Damares recebe apoio nas redes sociais após ser atacada por deputada do PT

5- Jair Bolsonaro participa de almoço com Silas Malafaia e outros 100 pastores

6- Erika Kokay: a embaixatriz da esquerda preconceituosa e intolerante

7- Haddad critica 13º do Bolsa Família e bate boca com Carlos Bolsonaro.  (Fonte: gospel)

PENSAMENTO III

“A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo”. (Escritor: Mário Quintana)

 

 

POEMAS – CLÁSSICOS DAS POESIAS

 

foto 09

 

Patativa do Assaré

POEMA 1

Amanhã

Amanhã, ilusão doce e fagueira,

Linda rosa molhada pelo orvalho:

Amanhã, findarei o meu trabalho,

Amanhã, muito cedo, irei à feira.

 

Desta forma, na vida passageira,

Como aquele que vive do baralho,

Um espera a melhora no agasalho

E outro, a cura feliz de uma cegueira.

 

Com o belo amanhã que ilude a gente,

Cada qual anda alegre e sorridente,

Como quem vai atrás de um talismã.

 

Com o peito repleto de esperança,

Porém, nunca nós temos a lembrança

De que a morte também chega amanhã. 

– Patativa do Assaré, em “Melhores poemas de Patativa do Assaré”. (Seleção e apresentação de Cláudio Portela). Rio de Janeiro: Global Editora, 2006.

 

 

POEMA 2  

Desilusão

Como a folha no vento pelo espaço

Eu sinto o coração aqui no peito,

De ilusão e de sonho já desfeito,

A bater e a pulsar com embaraço.

 

Se é de dia, vou indo passo a passo

Se é de noite, me estendo sobre o leito,

Para o mal incurável não há jeito,

É sem cura que eu vejo o meu fracasso.

 

Do parnaso não vejo o belo monte,

Minha estrela brilhante no horizonte

Me negou o seu raio de esperança,

 

Tudo triste em meu ser se manifesta,

Nesta vida cansada só me resta

As saudades do tempo de criança.

– Patativa do Assaré, em “Ispinho e Fulô”, Ceará: UECE/Prefeitura Municipal de Assaré, 2001, p. 182. (grafia original)

 

 

POEMA 3

Sina

Eu venho desde menino

Desde muito pequenino

Cumprindo o belo destino

Que me deu Nosso Senhor

Não nasci pra ser guerreiro

Nem infeliz estrangeiro

Eu num me entrego ao dinheiro

Só ao olhar do meu amor

 

Carrego nesses meus ombros

O sinal do Redentor

E tenho nessa parada

Quanto mais feliz eu sou

 

Eu nasci pra ser vaqueiro

Sou mais feliz brasileiro

Eu num invejo dinheiro

Nem diploma de doutor

– Patativa do Assaré (musicado e gravado por Fagner)

GOVERNO DO RN QUER INICIAR PAGAMENTO DE ATRASADOS NO PRÓXIMO MÊS

 

foto 10

 

O chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves, anunciou que  o pregão da venda dos royalties de petróleo tenha sucesso, no próximo dia 26, o governo começará a pagar os salários de dezembro e 13° de 2018 no próximo.

 

IV – CHURRASCADA DA LIBERDADE 33

foto 11

 

O bom amigo e irmão Romero Marinho (M:.M:.) e toda a sua equipe promove no dia 18 de maio a maior churrascada de Mossoró. Com certeza será um evento que vai ficar na historia da cidade e do estado.

PENSAMENTO IV

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”. (Escritor: Carlos Drummond de Andrade

 

ACJUS – (Academia de Ciências Jurídicas e Sócias de Mossoró).

 

foto 12

 

Diretoria.

Convocação:

A diretoria da ACJUS convoca o seu corpo académico para se fazer presente a Sessão Solene que será realizada no próximo dia 26/4/19 – a partir das 19h. – tendo como local o auditório da Faculdade Católica do RN, quando em ato estatutário e ritualístico serão empossados os acadêmicos JOSAFÁ INÁCIO DA COSTA (caseira 47) e CHARLES LAMARTINE SOUZA FREITAS (50).

O sodalício deve comparecer 15 minutos antes do início previsto e devidamente composto com a indumentária acadêmica completa.

Atenciosamente

José Wellington Barreto

Taniama Vieira da Silva Barreto

Vanda Maria Jacinto.

 

SBEC ELEGERÁ SUA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA                                                       

foto 13

 

O Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes nomeou hoje, dia 9 de abril de 2019, os confrades Ângelo Osmiro Barreto e Aderbal Simões Nogueira para Presidente e Vice-presidente, respectivamente, da Comissão Eleitoral, para organizar as eleições para o preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da SBEC, para o biênio 2019 – 2021. A eleição está prevista para ocorrer no dia 13 de junho, data em que a instituição completa 26 anos de fundação. A posse dos novos membros da Diretoria Executiva je do Conselho Fiscal ocorrerá em Mossoró-RN, no próximo dia 31 de agosto do ano em curso, por ocasião da realização da XVI Jornada Cultural do Museu do Sertão. A eleição será realizada pela internet.

 

CONFERÊNCIA DE JOVENS DA ASSEMBLEIA DEUS EM PAU DOS FERROS

foto 14

 

O bom amigo e pastor, Rilton Martins Peixoto, que é pastor de todo o campo, promove conferencia jovens fortes. Como sempre o pastor Rilton Martins é um homem de visão e de ação.

Não é a toa que por onde passa deixa sua marca de amor ao próximo e capacidade administrativa. Parabéns bom servo de Deus.

PENSAMENTO V

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. (Escritor: Fernando Pessoa)

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Renova-me (Voz da Verdade)

 

Senhor venha mudar
Mudar meus pensamentos
Restaura os meus sonhos
E meus sentimentos

Vem encher o vaso
É o que eu mais quero
Por onde tenho andado
Sempre estás por perto
(Tem misericórdia de mim Senhor, sou carente do Teu Espírito)

Vem encher o vaso
É o que eu mais quero
Por onde tenho andado
Sempre estás por perto

Renova-me Senhor
Venha curar as minhas feridas
Eu quero ser melhor
Renova-me Senhor

Senhor venha mudar
Mudar meus pensamentos
Restaura os meus sonhos
E meus sentimentos

Vem encher o vaso
É o que eu mais quero
Por onde tenho andado
Sempre estás por perto

Renova-me Senhor
Venha curar as minhas feridas
Eu quero ser melhor
Renova-me Senhor
Renova-me Senhor
Venha curar as minhas feridas
Eu quero ser melhor
Renova-me Senhor

Renova-me Senhor

 

LIÇÕES DA VIDA

Gratidão
Um casal israelense elogiou emotivamente seu único filho. A audiência na sinagoga ouviu com simpatia enquanto o casal falava sobre o caráter do jovem, sua apreciação pela vida, e profunda devoção à Terra Santa. Pouco depois de seu 19º aniversário, ele foi brutalmente assassinado enquanto defendia seu amado país. Em memória ao filho, os pais fizeram uma generosa doação à sinagoga que frequentavam.
Após a apresentação, uma mulher na audiência voltou-se ao marido e sussurrou: “Vamos doar a mesma quantia pelo nosso filho.”
“O que está dizendo?” perguntou o marido. “Nosso filho não perdeu a vida!”

“Por isto mesmo!”, respondeu a mãe. “Vamos fazer caridade porque ele foi poupado.”

 

PENSAMENTO VI

“Por tudo que vi, passei e observei nesta vida. Conclui que é melhor confiar e esperar no Senhor”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

 

AMOL – Academia Mossoroense de Letras.

 

foto 15 

 

Os grandes escritores do RN comemoram os 30 anos da Amol. Essa foto é histórica, aqui tem bons amigos que ao longo da vida encontrei.

 

HOMENAGEM – Escritor Sebastião Vasconcelos

 

foto 16

 

Ficou na lembrança dos mossoroenses, principalmente dos escritores da região, a homenagem ao grande escritor Sebastião Vasconcelos. Na foto seus filhos Dr. Adalton Vasconcelos e Dra. Solaine Vasconcelos. Os dois imortais presentes na foto são: Dr. Welington Barreto e Ricardo Alfredo.

 

“O GRANDE HOMEM”

Mantém o seu modo de pensar independentemente da opinião pública.
É tranquilo, calmo, paciente, não grita e nem se desespera.
Pensa com clareza, fala com inteligência, vive com simplicidade.
Não é do passado e nem do futuro, mas vive o presente.
Sempre tem tempo.
Não despreza nenhum ser humano.
Causa a impressão dos vastos silêncios da natureza: o CÉU.
Não é vaidoso.
Como não anda à cata de aplausos, jamais se ofende.
Possui sempre mais do que julga merecer.
Está sempre disposto a aprender, mesmo das crianças.
Vive dentro do seu próprio isolamento espiritual, aonde não chega nem o louvor nem a censura.
Não obstante, seu isolamento não é frio: Ama – Sofre – Pensa – Compreende.
O que você possui, dinheiro, posição social, nada significam para ele.
Só lhe importa o que você é.
Despreza a opinião própria tão depressa verifica o seu erro.
Não respeita usos estabelecidos e venerados por espíritos tacanhos.
Respeita somente a Verdade.
Tem a mente de homem e coração de menino.
Conhece-se a si mesmo, tal qual é, e conhece a Deus.”

 

foto 16

 

A simples leitura desta frase…

 

foto 17

 

Deveria nos deixar com vergonha de não ter agido com bondade e misericórdia com adversário arrogante.

Bom tempo…

 

foto 18

 

Quando jovem toquei nesta banda, que tinha o maior maestro de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Maestro Batista in memoriam – Deixou saudade. (na Primeira fila da direita para esquerda está o grande maestro).

 

SÁBIO DO SERTÃO

 

foto 19

 

Nosso querido professor Doutor Bendito Vasconcelos sendo homenageado no ceara, na academia de letras. Nos honra sua amizade.

Pensamento VII

“Às vezes precisamos segui nossa própria utopia para desvendar o futuro”.  (Escritor: Ricardo Alfredo)

 

REFLEXÃO

Salmos 37.1 – 8: Não inveje os ímpios

Esboço de Salmos 37:

1 – Salmos 37.1 – 8: Não inveje os ímpios

2 – Salmos 37.9 – 17: O futuro dos ímpios

3 – Salmos 37.34 – 40: Espere no Senhor e siga a sua vontade

A ideia do salmista é mostrar que o desejo de ter o sucesso dos ímpios, sempre traz consequências dolorosas. Pois o maior sucesso, de quem serve a Deus é pode obter, é ser por Ele protegido e amado. É bom lembrar, que a conduta dos ímpios e as escolhas deles não permaneceram.

O salmista mostra que há um perigo em escolher ser semelhante aos ímpios e tomar a mesma decisão que eles, pois, estas sempre levam a corrupção e ao pecado contra Deus.

Este salmo nos ensina que se observamos a palavra de Deus, o crescimento pode ser lento, todavia é garantido, perpétuo e sadio. E assim nos doutrina afirmando: “Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”.

Portanto o salmista relata que é melhor esperar no Senhor, mesmo que haja dias difíceis.  

1 Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; 2 pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. 3 Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. 4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá 6 ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. 7 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. 8 Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. 9 Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. 10 Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão; por mais que você os procure, não serão encontrados. 11 Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar. 12 Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; 13 o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando. 14 Os ímpios desembainham a espada e preparam o arco para abaterem o necessitado e o pobre, para matarem os que andam na retidão. 15 Mas as suas espadas irão atravessar-lhes o coração, e os seus arcos serão quebrados. 16 Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios; 17 pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos. 18 O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. 19 Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura. 20 Mas os ímpios perecerão; os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça. 21 Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade; 22 aqueles que o Senhor abençoa receberão a terra por herança, mas os que ele amaldiçoa serão eliminados. 23 O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; 24 ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão. 25 Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão. 26 Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados. 27 Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. 28 Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; 29 os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre. 30 A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. 31 Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso. 32 O ímpio fica à espreita do justo, querendo matá-lo; 33 mas o Senhor não o deixará caírem suas mãos, nem permitirá que o condenem quando julgado. 34 Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados, você o verá. 35 Vi um homem ímpio e cruel florescendo como frondosa árvore nativa, 36 mas logo desapareceu e não mais existia; embora eu o procurasse, não pôde ser encontrado. 37 Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz. 38 Mas todos os rebeldes serão destruídos; futuro para os ímpios nunca haverá. 39 Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade. 40 O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam.

Portanto, a mensagem final que o salmista que deixar é: confiar e esperar no Senhor, e fazer o bem.