Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“Somente os que não tem visão de futuro e de humanidade, é quem não sabem que o voto pode mudar a vida de um povo”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)


 

ELEIÇÕES E A IMPORTÂNCIA DO VOTO

O sufrágio (voto) é o principal meio ou instrumento de mudança nos rumos de um povo, nas politicas sociais e nas decisões de nação. Um povo só pode ser considerando povo quando seus firmamentos são sólidos e seu povo é humanizado.

Um povo se torna forte quando aprende a votar e levar a sério a escolha de seus representantes públicos, que serão como colunas do bem comum. Entretanto, é bom salientar que estas colunas precisam estarem fixadas nos conceitos que tem levando a humanidade ser racional.

Tornou-se comum a população dizer que todos os políticos são iguais e que votar não passa de uma obrigação. Grande parte das pessoas não tem noção do poder do voto, o qual, em seu real significado muda o destino das cidades, dos estados e da nação. E mesmo assim, ainda é desconhecido o quanto a politica interfere em sua vida individual e coletiva.

Com muita luta, e vontade popular, no final do século XX todos teve direito a votar e ser votado, o que foi um beneficio em termo de nação e de população. No fator histórico, o Brasil passou a expandir o voto aos cidadãos aos 16 anos como uma forma de garantir a dignidade humana e participação dos jovens nas decisões politicas e de nação.

O voto tem a capacidade de eleger vários representantes políticos da população, como: vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. Foi a partir de 1988 que o voto foi instituído para escolha dos ocupantes dos cargos supracitados.

É bom lembrar que na historia do Brasil, sempre ocorreu diversas restrições a quem podia votar ou ser votado. Como exemplo, temos o período colonial e o período imperial em que apenas homens com alto grau de instrução podia votar e ser votado, o que deixava quase toda população afastada das decisões dos rumos da nação.

Neste mesmo período as mulheres não tinham voz, nem direito de votar ou ser votada. Com a reforma do colégio eleitoral no Brasil, as mulheres passaram em 1932 a votar.

Mais tarde, com péssimas atuações dos governos e a valência politica, em termo de plano regional e nacional, surgiu o período ditatorial entre 1937 e 1945. O que gerou uma nação profundamente amargurada e ansiosa por não escolher seu destino.

Este período de agonia foi quebrado com a constituição de 1988, trazendo a tona a real importância para população e para o conjunto chamado de nação o direito de escolher seus representantes.

O sufrágio ainda é o melhor meio de escolher os representantes políticos, dentro das condições e leis indispensáveis ao exercício da cidadania, o qual torna o cidadão eleitor.

O ato de votar, é o ato de delegarmos a outra pessoa um cheque em branco para tomar decisões em nosso lugar. Por esse motivo é importante escolhermos alguém que lute por nossos direitos e que tenha o mesmo sonho de uma nação forte justa.

Quanto à escolha em quem votar, o primeiro passo é escolher alguém que não esteja de fato envolvido com a corrupção e nem dela seja seguidor. Por outro lado, é importante saber que dentro de um paradoxo, temos a obrigatoriedade de votar e colocar nas mãos dos governantes pleno poder, com pouquíssimas restrições.

Os cidadãos que ama a liberdade e por ela trabalha tem por obrigação ter em mente a escolha de candidatos que tenham o mesmo pensamento e a mesma vontade de mudança, visto que a corrupção deve ser repudiada, pois ela destrói a democracia e seu processo de escolha.

Em contrapartida ainda temos políticos que se baseiam no comodismo e mandonismo herdado dos coronéis, o que os levam a agir de forma errada antes, durante e depois das campanhas eleitorais, o que sempre tem causado constrangimento e ao mesmo tempo infringindo a lei, e assim, leva ao desrespeito a democracia, que foi apregoada com sangue e vidas.

É exatamente por este motivo que cada eleitor deve ficar alerta quanto à escolha do candidato, pois o mesmo ficará muito tempo no cargo eleito, como politico-administrador. Tendo o poder de ser legislador, e ao mesmo tempo, tomando decisões impotentes que pode mudar a vida da população.

É sempre bom lembrar que o voto não deve ser vendido, nem comprando, nem tão pouco troncado por qualquer coisa, pois, além de ser crime é uma forma de manipular a ideia de democracia participativa. Então o voto deve ser de livre escolha e executado com consciência e primor por cada eleitor, tendo compromisso com o destino de um povo.

Portanto, é imperativa a formação de uma nova consciência politica-admirativa, que leve a nação a compartilha e ser nação na essência da palavra.

 

 


PENSAMENTO II

“Hoje é sempre o dia certo, de fazer as coisas certas, da maneira certa. Depois será tarde”. (Teólogo:  MARTIN LUTHER KING)

 


 

AMOL – BOAS LEMBRANÇAS

 

01

 

A Comissão da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, dando posse ao imortal Geraldo Maia do Nascimento. Grande pesquisador, homem simples e de bom coração. Bom amigo e irmão sempre nos honrado com sua amizade.

 


 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Descoberta traz menção mais antiga sobre Jerusalém da história;

2- “Apoio de Bolsonaro a Israel é a chave desta eleição”;

3- Cristãos egípcios cravam cruz no pulso;

4- Pastor responde se é errado fazer humor usando a Bíblia;

5- “Eleições definem futuro do país, para o bem ou para o mal”;

6- Haddad agora busca apoio de evangélicos e da CNBB;

7- País de maioria islâmica libera distribuição de Bíblias em árabe;

8- R. R. Soares pede voto em Bolsonaro: “Contra a ideologia de gênero”;

9- Igreja irá construir centro de missões para impactar o sertão nordestino;

10- Justiça autoriza militante que tentou matar Bolsonaro a conceder entrevista à TV;

11- Cristão denuncia plano chinês de ‘reescrever’ a Bíblia conforme interesses do socialismo;

12- Contrariando os céticos, arqueólogos descobrem evidências do Êxodo narrado na Bíblia;

13- Bolsonaro e Haddad se enfrentam no 2º turno das eleições;

14- Nobel de Economia vai para dupla dos EUA, que recebe US$ 1 mi;

15- Senado aprova projeto que tipifica crime de importunação sexual.

16 – Eleições 2018: Abstenção atinge 20,3%, maior percentual desde 1998.

17- Mercado prevê mais inflação para 2018 e reduz crescimento do PIB;

19 – Eduardo Bolsonaro é o Dep. Federal mais votado da história do país. (Fonte: G+)

 


CONVITE ACJUS

 

02

 

 


PENSAMENTO III

“Ao invés de falar e conversar com quem não tem a mesma ferida, entre no seu quarto, feche a sua porta, e converse com Deus.” (Teólogo Ricardo Alfredo)

 


ACJUS – ACADEMIAS DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ

Assumiu provisoriamente a academia a Dr. Taniamá e já lançou projetos arrogados. Parabéns e boa administração.

 

03

 

 


REFLEXÃO

“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”. (Mateus 6:6)

A história já nos mostra que não devemos conta nossos segredos e sonhos a ninguém, ou mesmo mostra nossas feridas a alguém que nunca tiveram feridas, pois as pessoas não terão remédio ou balsamo para aliviar a dor.

É normal queremos lamentar e chorar no ombro de alguém, e deixamos exposta a nossa dor. Entretanto não devemos mostrar ao inimigo nossas fraquezas. Nem se lamentar para quem perceber sua tristeza, mostre a Deus.

Saiba quem são poucos que compreenderam sua dor e saberá decifrar a sua lagrima de sofrimento, nem compreenderam seu olhar cansado. O caminho é ir ao altar do Rei do Universo, Deus, e lá contar a Ele tudo.

Quando você conta a alguém, certamente lhe dirá: seus sonhos e planos são grandes demais não vai por ai, tome essa rota. Mais se você contar a Deus no silêncio do seu quarto, Ele lhe dirá: prossiga estou contigo.

Então, você saber que longa é a estrada, mais nela não haverá limites, pois ao seu lado Ele está contigo. Feche a porta do teu quarto e diga a Ele seus sonhos, suas fraquezas e suas lagrimas. E no final da caminha, ao olhar para trás, você vai perceber que sua longa jornada foi de vitória na presença do Deus vivo.

 


CAMPANHA MOSSORÓ PARA CRISTO

 

04

 

Como já é tradicional o A.D. Mossoró, hoje sobre a liderança do pastor Miranda e do pastor Wendell, lança a campanha Mossoró para Cristo. Este evento é importante para semear a boa palavra de Deus.


ACONTECEU…

1- Haddad diz que evangélicos “cultivam mesmos valores” que o PT;

2- Ex-jogador Cicinho testemunha como Jesus transformou sua vida;

3- Globo volta a exibir beijo gay de adolescentes em “Malhação”;

4- Crianças chinesas são forçadas a negar sua fé.

 


LEMBRANÇA VIVA DE UM GRANDE AMIGO

 

05

 

Sempre nas rodas de conversas com amigos e intelectuais, lembramo-nos do bom irmão e amigo Milton Marques, que partiu antes do combinado. Deixou saudade.

 


Reflexão

Eu sou o senhor teu Deus, teu fiel amigo, na alegria e na dor. Alegra-te, não fique triste. Se entrares no fogo estarei contigo, se fores forçado a entrar no mar profundo, estarei ao teu lado, se te lançares no fogo, as chamas ouviram minha voz e não te queimaram. Sou Eu, que te guardo, pois te escolhi e tu es meu. (Teólogo Ricardo Alfredo)

 


TRIBUTO

 

06

 

Merecedores de nossos aplausos. É um casal amável e generoso. Com certeza toda a cidade de Mossoró e o estado do Rio Grande do Norte tem admiração por Dr. Helder e a Dr. Zélia Macedo, pessoas que sempre fizeram e faz o bem sem olhar a quem. Parabéns ao casal e a ACJUS pela homenagem.

 


ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO RN

 

07

Sobre a presidência do imortal Geraldo Maia do Nascimento a academia voltou a funcionar em pleno vapor, parabéns.

 


AMOL – Academia Mossoroense de Letras

 

08

 

Os intelectuais da cidade de Mossoró. Ao centro da foto estão os teólogos, a direita, literários e na parte superior, poetas. Amol, é o espelho da cultural de Mossoró. Parabéns.

 


ASCRIM (ASSOCIAÇÃO E ESCRITORES DE MOSSORÓ)

 

09

 

Lembrança de minha posse na ASCRIM. A Dr. Taniama colocando vestimenta como razão da posse.

 

 


CONVITE ESPECIAL

 


ACJUS: 04 ANOS DIVULGANDO SABERES CULTURAIS.A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) convida V.Sa. e Exma. Família para a Sessão Magna do seu 4º Aniversário de Institucionalização, que acontecerá no dia 05 de novembro de 2018, às 19h00min no Auditório da Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte, situada na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, nº 17, Mossoró- RN.

 

Os discursos acadêmicos sobre serão proferidos pelos confrades:

 

BRENO VALÉRIO FAUSTO DE MEDEIROS (Cadeira 20)

10.2

 

GERALDO MAIA DO NASCIMENTO (Cadeira 13)

 

 

RICARDO ALFREDO DE SOUZA (Cadeira 08)

10.4

 

Taniamá Vieira da Silva Barreto

Presidente em exercício da ACJUS

 


SALMOS

 

Exegese

O Salmo 12, é um salmo de profunda lamentação, este salmo tem seu início nas ações e na fala perversa do ímpio. Termina com uma afirmação forte sobre o poder das palavras puras e verdadeiras de Deus. O título atribui o poema a Davi.

(Salmos 12:1-8)

Salva-nos, Senhor, pois não existe mais o piedoso; os fiéis desapareceram dentre os filhos dos homens.

Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobre.

Corte o Senhor todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente,

os que dizem: Com a nossa língua prevaleceremos; os nossos lábios a nós nos pertecem; quem sobre nós é senhor?

Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor; porei em segurança quem por ela suspira.

As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes.

Guarda-nos, ó Senhor; desta geração defende-nos para sempre.

Os ímpios andam por toda parte, quando a vileza se exalta entre os filhos dos homens.

compreensão DO SALMO 12

Este Salmo é relacionado aos salmos de Davi, pela beleza poética e pela intimidade com Deus que ele apresenta.

VERSÍCULO 1 E 2 – OS FIÉIS DESAPARECERAM

Os versículos 1 e 2, demonstram claramente  o descontentamento do salmista  com os que lhe arrodeiam, duvidando até mermo da fidelidade dos amigos e por fim a honestidade do sistema do mundo.

Outro momento ele alega que os ímpios sempre usam de falsidade e crueldade com os seus semelhantes. E com sua língua destrói a honra e a paz.

VERSÍCULO 3 E 4 – CORTE TODOS OS LÁBIOS LISONJEIROS

O salmista, nestes versículos, clama ao eterno rei, Deus, que use de justiça e punição para com os que zombam e desrespeitam o criador. Visto que eles, os ímpios, são cruéis, desumanos e violentos, e falam arrogantemente contra o aflito e ferido de Deus.  Neste mesmo diapasão ele diagnostica que o julgamento do servo é feito pelo seu Senhor e não por outros.

VERSÍCULO 5 E 6 – AS PALAVRAS DO SENHOR SÃO PURAS

Na passagem citada o salmista mostra a profunda opressão contra o pobre e necessitado de Deus e que seu gemido foi ouvido e logo será colocado em segurança pelo eterno.

Na segunda parte o salmista ressalta que a palavra de Deus é fiel e que se cumprirá mesmo contra a vontade  do mundo.

VERSÍCULO 7 E 8 – GUARDAI-NOS SENHOR

O salmista conclui com um pedido de proteção contra os ímpios de coração, visto que a maldade trem tomado contra a da vida deles.