Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Quando somos forçados a ficar de joelhos, a mente e o coração devem estar preparados para dizer: eu vou me levantar, e me levantarei como o nascer do dia nascer do dia, sem medo… mil vezes me levantarei, mesmo que as ondas sejam fortes e altas. Mesmo que a dor seja intensa, me levantarei e verei o novo dia raiar”. (Ricardo Alfredo)

POSSE DO ICOP 

Eu, (Ricardo) e meu bom amigo Padre Sátiro, (somos membros do Icop) prestigiando a posse da nova diretoria na sexta à noite. Parabéns a nova diretoria.
Eu, (Ricardo) e meu bom amigo Padre Sátiro, (somos membros do Icop) prestigiando a posse da nova diretoria na sexta à noite. Parabéns a nova diretoria.

 

 

MOMENTO DE ESTENDER AS MÃOS

 

O nosso bom amigo e irmão pastor Antônio Marcos passa por um momento de tratamento e com certeza precisa das nossas orações e contribuições. Meus irmãos sejam fortes contribuintes com o servo de Deus para o seu Tratamento. Acima está a agencia e a conta corrente para quem possa ajudar.

OS CAVALEIROS DA TÁVORA

 

O encontro dos cavaleiros da Távola ocorreu na casa do grande irmão e amigo Henrique, que com muito carinho e com boa comida nos recebeu. Outro fator importante foi à boa conversa que tivemos. Quero de público parabenizar aos coordenadores do grupo, principalmente a Jusiel que orquestrou a reunião.

ORAÇÃO PELA PAZ

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

(São Francisco de Assis)

 

O SÁBIO OUVE A VOZ QUE DIZ:

“Levantai ao alto os vossos olhos, e vede: quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por ser ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará”. (Isaías 40:26 AA)

 

 

NOVA SÉRIE DA TV PAGA APRESENTA MESSIAH.  ESTÁ SERIE EXPLORARÁ RETORNO DE JESUS CRISTO

 

Canal de TV paga anunciou que começa neste mês a produção uma nova série ao lado dos criadores Mark Burnett e Roma Downey, conhecidos por criar A Bíblia.
O novo drama também tem ângulo religioso, e se chama Messiah (Messias, em inglês), explorando o que aconteceria se um homem misterioso aparecesse, nos dias de hoje, clamando ser a segunda encarnação de Jesus Cristo. A nova serie contará com 10 episódios. (Fonte: Observatório do Cinema)

A consciência Bíblica na proteção dos animais

Deus nunca permitiu o homem a tratar os animais com crueldade. A VIDA ANIMAL corre perigo, com a possibilidade de extinção de muitas espécies; assim como ocorre com o meio ambiente e o uso desordenado dos recursos no planeta. Não somente a presença humana no Planeta, o extrativismo, a poluição e a ocupação humana nos habitat faz com que os animais sofram; a produção industrial de alimentos, esportes sangrentos e o abandono de animais de estimação pioram essa triste situação.

A Bíblia diz:

O Salmista exalta que Deus… dá aos animais o seu alimento (Salmos 147:9).

Salvas o homem e o animal, ó Jeová (Salmos 36:6); O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10).

As Escrituras dizem que Deus odeia a quem ama a violência (Salmos 11:5);

No Novo Testamento, Jesus chegou a dizer que um único pardal não cai ao chão sem o conhecimento de seu Pai (Mateus 10:29). (Fonte: Pleno News)

 

Produção vinícola deste ano em Israel supera as expectativas, confirmando uma antiga profecia bíblica!

 

Enquanto a produção vinícola mundial caiu com valores recorde, os barris das destilarias israelitas estão a abarrotar com uma abençoada produção de vinho que confirma sem sombra de dúvida as profecias de Joel.

Só que a colheita foi tão abundante que não havia barris suficientes para conter todo o vinho produzido pelas uvas. Para muitos, este é o cumprimento da profecia de Joel 2:24: “E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto (vinho) e de azeite.”

A profecia refere-se não apenas à abundância, mas também à honra que isso traria a Israel: “Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre do gentios” (Joel 2:19).

Esta abundante produção vinícola em Israel contraria a grave queda na produção dos maiores produtores mundiais, especialmente na Europa, devido às grandes vagas de calor. Na Califórnia, os grandes incêndios também prejudicaram gravemente a produção do famoso vinho local.

Há produtores em Israel que confessam terem ficado espantados, pois que, tendo cortado a produção de forma a melhorar a qualidade dos vinhos, não só foi surpreendido pela grande qualidade, como pela quantidade, algo “nunca visto nestes últimos 20 anos em Israel”.

A bênção da abundância de vinho não atingiu só a região vinícola dos Montes Golan, mas até mesmo a região da Samaria e de Hebron.  Quem te ouvidos, ouça o que Espirito diz as Igrejas. (Fonte: Shalom Israel)

 

 

ACJUS – ACADEMIA JURÍDICA

Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró

Da esquerda para direita, padre sátiro, eu (Ricardo) e Dr. Laíre Rosado.
Da esquerda para direita, padre sátiro, eu (Ricardo) e Dr. Laíre Rosado.

Com certeza padre sátiro disse algo engraçado que nós passamos a rir sem controle. Aqui temos três gerações pensantes.

 

Eu, (Ricardo) e padre sátiro conversando sobre os rumos teológicos que o mundo tem tomado.
Eu, (Ricardo) e padre sátiro conversando sobre os rumos teológicos que o mundo tem tomado.

 

RECORDAÇÃO

Recebendo a medalha da câmara municipal de Mossoró (CMM), uma bela homenagem. Ao lado um bom amigo e ex-aluno e a minha esquerda a vereadora Izabel Monte Negro (atual presidente da casa).

 

POSSE COMO ESCRITOR NA ASCRIM

 

Escolhidos pelos meus pares (ESCRITORES) para ter assento na ASCRIM como escritor, grande honra. E bela festa de posse. Queria de público agradecer a todos que compartilharam comigo deste dia ímpar.

 

POSSE NO INCOP – INSTITUTO CULTURAL DO OESTE POTIGUAR.

 

Sendo empossado no Incop – instituto cultural do oeste potiguar. Outro dia de grande festa e muita honra para este simples escrivão provinciano.

 

 

SAUDADE E GRATIDÃO

 

 

 

Encontro realizado no meu condomínio com a presença de várias autoridades do mundo civil, eclesiástico e jurídico. E a honrosa presença do meu irmão e amigo Milton Marques in memória e Dr. Elder Heronildes, dois discursos memoráveis.

 

OS DIREITOS DO IDOSO NA SAÚDE.

O poder público deve:

  • Garantir ao idoso acesso à saúde;
  • Criar serviços alternativos de saúde para o idoso;
  • Prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso;
  • Idoso tem direito ao atendimento preferencial nos postos de saúde e hospitais municipais, juntamente com as gestantes, deficientes, devendo os mesmos serem adaptados para o seu atendimento;
  • Iidoso tem direito de ser vacinado anualmente contra gripe e pneumonia;
  • Idoso deve ser informado sobre a prevenção e controle da osteoporose.

Fiquei atento, você de ser tratado com amor e respeito por todos.

 

PREPAROS PARA O NATAL

REFLEXÃO

Valores e Princípios na vida do Apóstolo Paulo

1- O Amor de Cristo: “o amor de Cristo nos constrange” II Coríntios 5.14

Para Paulo o que o fortalecia a humanização era o Amor de Cristo ao ponto de se sentir constrangido, no sentido de impulsionado. De fato, a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10).

 

2- Não se envergonhar: “pois não me envergonho do evangelho” Romanos 1.16

Mesmo doutor em direito mosaico, Paulo nunca se envergonhava de Cristo, mesmo que antes fosse livre e depois fosse preso, que tenha sido rico e agora estivesse pobre, ou qualquer outra situação (I Coríntios 4.9-13).

Sabe por que não devemos nos envergonhar?

Por que:

O céu sabe que em nós há poder e quer que nós o usemos.

O inferno sabe que em nós há poder e quer que o esqueçamos.

O mundo sabe que em nós há poder e quer nos procurar para receber alívio.

Por isso não podemos nos envergonhar de algo que todo mundo sabe

 

3- Supervalorizar o Evangelho: “em nada considero a vida preciosa para mim mesmo” Atos 20.24

Por isso ninguém é como o apóstolo Paulo. Ele dava tanto valor ao evangelho que o tinha superior à própria vida. Ele tinha necessidade de retribuir sua salvação ganhando outras vidas para Deus.

William Carey dizia: ‘meu negócio é falar de Jesus e concerto sapatos para pagar as contas’.

 

4- Pequenos gestos com grande significado:

“fiz-me de tudo para com todos, a fim de salvar alguns” I Coríntios 9.12-22

Esta estratégia sem amor seria hipocrisia.

Paulo sacrificou suas vontades e preferências muitas vezes para ganhar vidas para Cristo.

É preciso parar com a megalomania de querer coisas grandes. Devemos fazer ‘de tudo’ para ganhar ‘alguns’ como o grande Apóstolo fez sabendo que estes poucos ganhariam outros. Ele não se importava com números, mas com qualidade que consequentemente geraria quantidades enormes de almas para Cristo.

Se não puder fazer grandes coisas, faça pequenas coisas, com grande significado espiritual.

 

5- Humildade: “temos este tesouro em vasos de barro par que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” II Coríntios 4.5-11

Paulo pregava e criava uma igreja e depois escrevia pedindo orações em seu favor. Era humilde.

Missão e evangelização não são para sabidos e entendidos e sim para pessoas simples do povo.

Se o crente estiver cheio de Deus, ele estará vazio de si mesmo e transbordará do evangelho.

Não há como glorificar a deus exaltando-se a si mesmo porque Deus não dívida a sua glória com ninguém.

 

Portanto, a ideia central é aprender do apóstolo Paulo ser humano e se humanizar, como forma de ser um verdadeiro cidadão no reino de Deus.