segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Home / Destaques / Reflexões Teológicas
7

Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

O surpreendente da vida é que não sabemos o futuro, nem o que virá, porém, escondido no mais íntimo do coração, eu sei, que o criador do universo, que cuida dos pardais, cuidara também de mim”. (Ricardo Alfredo)

 

A INJUSTIÇA

A pratica da injustiça coberta pelo manto da impunidade, é tão devastadora e nefasta que lança por terra toda ideia de trabalho honesto e da pratica do bem. Sendo ela mãe da corrução e geradora de inspiração maléfica para delinquência e da atuação da maldade.

Todos os nossos saberes, provem da formação religiosa, e dela, não é possível fugir, por mais intelectual que o homem seja nesta vida. Sendo assim, o juiz dos mundos (Deus) das suas ordens, silenciosas e determinantes. Ele governa o universo e os mundos, põem ondem em tudo e seu governo é de justiça e misericórdia. Não permite que o direito seja retirado do solitário, do pobre e do aflito. Diz o salmista “Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem” (Salmo 89:14).

Este grande juiz outorgou aos homens de bem e de paz, autoridade e responsabilidade para sejam de verdade, a sua imagem e semelhança. E assim, o juiz universal espera que desempenhemos a justiça em seu nome. Diz o sábio Salomão: “Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça” (Provérbios 8:15) e em outro tempo ensinou ao profeta Miquéias; “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miquéias 6: 8).

Para termos um parâmetro correto da injusta, precisamos saber o que é justiça. Então, o que é justiça? a justiça é “dar às pessoas o que lhes é devido, em especial no que diz respeito à administração de uma lei”. As sagradas letras (a Bíblia), quase sempre utiliza um modo especifico de justiça, a justiça social, que é a partilha equitativa (igualitária) dos recursos econômicos e educacionais, assim como da igualdade de oportunidade na comunidade. De forma explicita, o Antigo Testamento determinava que a nação de Israel tivesse cuidado especial com os fracos, os vulneráveis, os órfãos e as viúvas.

Já no Novo Testamento, a orientação aos homens é: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. “(Tiago 1:27).

Existe uma relação que jamais será tolerada pelo eterno, no campo da justiça. Como Ele deseja que o padrão humano seja elevado, eis alguns conselhos: Ele odeia as pessoas que enganam os outros, a fim de enriquecer-se (Deuteronômio 25: 13-16). Ele odeia aqueles que pervertem a justiça declarando povos culpados inocentes e inocentes como culpados (Provérbios 17:15). Ele odeia aqueles que cometem o último ato de injustiça: o assassinato do inocente (Provérbios 6:17).

Todas essas orientações é para que não haja injustiça, nem maldade no trato da coisa pública e particular. Pois sofrer injustiça é uma das coisas mais triste e dolorosa que se pode enfrentar.

O sentimento de injustiça provoca a dor da indignação e cria um sentimento de revolta em quem é injustiçado. Lamentavelmente o incauto, tosco, não compreender que a melhor forma de alivio para a sua dor é olhar para a grandeza do universo e saber que o eterno está vendo e ouvido e que em breve Ele dará a sentença.

Por outro lado, os que deveriam fazer Justiça, termina promulgando muitas vezes interesses parciais, (os quais deveriam ser imparcial), ao contemplar, de um modo direto ou indireto, expectativas que atendam às elites econômicas e sociais, os verdadeiros donos do poder.

As causas da injustiça social são muitas e profundas. Diria, “doentia, pois mantem o pobre na pobreza e na ignorância do seus direitos. Nossa cultura assimilou e acolheu coexistir com todos os tipos de violência com algo normal, e entre elas (violência), que é a mais brutal. Pois coloca o ser na ignorância da escravidão e da pobreza. Deixando o ser longe do ideal de liberdade, igualdade e fraternidade. Criando uma estrutura social inteiramente injusta; e apregoando que todos devem aceitar com naturalidade os privilégios de poucos convivendo com a cerceamento dos direitos de outros.

As instituições deixadas de serem os pesos e contra freios sociais, (igreja – voz do Altíssimo), se perderam ao longo da jordana e passaram a ser a voz do ditado humano e de suas regalias com sendo dadas pelo altíssimo. Elas (igrejas) revalidaram a injustiça social como vontade de Deus. Mero engano e desconhecimento do Rei Universal, que apregoou a liberdade como base do seu trono.

Meus irmãos, ateus, crentes, católicos ou qualquer tipo de fé, convocou-os a serem antes de religiosos, ou não, humanos. Pois quando o homem aprender a ser humano, ele destrói as barreiras da injustiça, do preconceito e da medida.

Um homem não pode ser medido pela cor da sua pele, pelo poder aquisitivo, pela sua inteligência, pelos bens que possui. E sim pelo seu caráter, pela generosidade, pela mansidão.

Entretanto, É de se lamentar e indignar que em pleno século da tecnologia e da evolução, ainda existem milhares de pessoas morrendo de fome e/ou vivendo em situação de miséria absoluta. Isto é a mais profunda ignorância e crueldade humana. Porém, as lagrimas dos que sofrem injustiça estão sendo colhidas no cálice da vitória eterna. Não devemos esquecer nunca… o que fazemos na vida ecoa na eternidade.

 

 

 

_______________________________________________

A teocracia islâmica do Irã

 

1

 

São três as comunidades na teocracia Iraniana, xiita que é factível, judeus e zoroastras, todas usando seu rito com certa observação do estado e das leis islâmicas.

Essas três são reconhecidas pela constituição Islâmica e tem representantes no parlamento, porém as demais são classificadas como clandestinas.

Elas possuem templos próprio, participam da educação da nação e são auxiliadoras na manutenção da tradição.

Quanto as restrições, são: cargos governamentais e na forças armadas.

No entanto, o deputado e médico ressaltou à Efe que há “muitos judeus em postos importantes” e que no Irã não há antissemitismo. Os judeus – segundo disse – não se sentem atingidos pelo famoso lema da República Islâmica de “Morte a Israel” porque diferenciam entre judaísmo e sionismo.
Em seu escritório do hospital beneficente judeu de Teerã, em que a maioria dos pacientes e médicos são muçulmanos, defendeu que não há restrições para ensinar hebreu e que dispõem de mais de 50 sinagogas e de açougues “kosher”, que cumprem as normas judaicas de alimentação.

Atualmente vivem cerca de 25.000 judeus no Irã, a maior população no Oriente Médio após Israel, segundo os dados de Morehsedg, que acrescentou que muitos emigraram após a Revolução Islâmica de 1979, mas que este fenômeno freou com o tempo.

O Oriente Médio é uma caixinha de supressa, todavia é perceptível a surpreendente mão de Deus agindo nesta nação. (Fonte: Exame)

 

_______________________________________________

 

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃ

 

NADA SEI SOBRE O FUTURO

  1. Nada sei sobre o futuro.
    Desconheço o que haverá.
    É provável que as nuvens,
    Minha luz apagará
    Nada temo do futuro.
    Pois Jesus comigo está
    Eu o sigo decidido,
    Seu poder me guiará.

[coro]
Muitas coisas não compreendo.
O amanhã, o que será?
Mas um doce amigo tenho
Que minha mão sustentará.

  1. Eu não sei sobre o futuro.
    Desconheço o que será.
    Mas quem cuida dos pardais
    Cuidará também de mim.
    Quando estou em mau caminho,
    Se na prova ou dissabor,
    Sei que Cristo irá comigo,
    Sua graça e Seu amor.

 

_______________________________________________

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Cristãos brancos não são mais maioria nos EUA

 

2- A vida das minorias religiosas na teocracia islâmica do Irã

 

3- Psicóloga evangélica ganha batalha contra conselho na Justiça

 

4- Herdeira da Reforma Protestante, Igreja Luterana na Alemanha ordena mulheres e abre caminho para casamento gay;

 

5- Blindagem Jurídica Estatutária das Igrejas

 

PENSAMENTO II

“Somente o tolo, despreza a lagrima da viúva e do pobre” (Ricardo Alfredo)

 

 

CULTURA

 

2

 

CANTINHO DA HISTÓRIA

 

3

 

_______________________________________________

 

SAUDADE DO BOM AMIGO

 

4

Todos os amigos e irmãos sentem saudade do grande Milton Marques. Grande em bondade, generosidade e amizade. Depois de algum tempo de sua partida para oriente de Deus. Nós seus fiéis escudeiros ficamos a relembramos e em silêncio elevamos uma prece a Deus pela oportunidade de ser seus amigos em vida e com ele aprender lições profundas.

 

MOSSORÓ PARA CRISTO

 

5

 

PENSAMENTO III

“O sábio de coração é afligido, mas espera de Deus a resposta”. (Ricardo Alfredo)

 

 

PALESTRA NO OUTUBRO ROSA

 

6

 

O albergue de Mossoró é uma ONG ligada ao centro social Francisco Dantas e apoiado pelo grupo Graal. Tendo como liderança o Dr. Edson Oliveira.

 

7

Tem como objetivo servir aos familiares de pacientes assim como a quem está em estado de vulnerabilidade social ou pessoas em trânsito sem referência familiar na região.

Somente pessoas com um grande sensibilidade e um grande coração humano, pode percebe a necessidade dos nossos irmãos e o sofrimento a que são expostos. E partir para estender a mão sem pedir nada em troca. Isto sim, é servir como Cristo serviu e serve a humanidade e seguir os passos dos Mestre. Parabéns, meus irmãos.

 

______________________________________________________________________________________________________

8

______________________________________________________________________________________________________

 

LANÇAMENTO

 

9

 

O bom amigo e imortal Clauder Arcanjo, nos dar a saborear o seu grande talento como escritor ao lançar mais um livro, ora intitulado “Separação”. Parabéns bom amigo e irmão.

______________________________________________________________________________________________________

A.D. MOSSORÓ

 

 10

  

Feira do livro

 

11 cópia

 

A professora Jandira Cruz vem trabalhando fortemente junto a secretaria de Educação Municipal de Mossoró-RN, para que a Feira do livro ocorra dentro de um padrão extraordinário.

A feira acontecerá nos dias 21 a 24 de setembro no Partege Shopping com presença já marcada das grandes marcas e livrarias.

Tanto as Escolas e Ueis municipais receberam cheque livro e cada professor e professoras também.

______________________________________________________________________________________________________

REFLEXÃO DO DIA

Aos meus irmãos.:

 

O Prumo de Deus (Amós 7:7-8)

 

07 – Mostrou-me também assim: eis que o senhor estava junto a um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão.

08 – Perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.