quarta-feira , 22 de novembro de 2017
Home / Opinião / Reflexões Teológicas

Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Quando a noite está mais escura, e a angústia e a perseguição, leva-nos a dias de vergonha e dor e tudo parece ser fim, então Cristo se manifesta com seu poder”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

 

SONHO IMPOSSÍVEL – FERNANDO PESSOA

Eu tenho uma espécie de dever,
de dever de sonhar,
de sonhar sempre,
pois sendo mais do que
um espectador de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E assim me construo a ouro e sedas,
em salas supostas, invento palco, cenário,
para viver o meu sonho
entre luzes brandas
e músicas invisíveis.

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se este chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão

 

UMA ANÁLISE GLOBAL DA POLÍTICA E A CORRUPÇÃO

Eu, assim como você, tenho uma espécie de dever, de dever de sonhar, de sonhar sempre e seguir vivendo, debaixo do sol, que já é em si só, um ato sonhador e político. Mesmo que muitos digam; não tenho interesse na política partidária e nem nas políticas públicas! ela a política, bate todos os dias em sua porta de várias forma, mesmo que seja imperceptível.

Por outro lado, o sistema político brasileiro está profundamente corrompido, de forma que ninguém é capaz de separar o bom trigo do joio. Visto que a produção de novos políticos que são eleitos pelo povo, ou não estão preparados para a função, pois não possuem conhecimento em nenhuma área, ou estão apenas preocupados em interesses da suas prioridades. Não é à toa que estes são verdadeiros profissionais, pois fizeram da política uma profissão e assim, passam a legislar em causa própria para preservar as suas regalias, ao mesmo tempo que se locupletarem dos recursos governamentais e transformarem a político em negociatas criminosas.

Entretanto é necessário compreendemos o verdadeiro significo da aplicação do termo corrupção que é uma palavra que trem sua origem no latim “corruptio”, derivada do verbo “rumpere”: romper, quebrar. Corromper ou ser corrompido significa romper. E o que é Romper? Romper está relacionado ao equilíbrio natural entre as pessoas, romper a integridade moral, romper a harmonia, romper a fraternidade.

O mais interessante é que quando falamos na palavra corrupção a nossa mente logo é remetida ao mundo da política e das instituições que rompem a justiça e defraudam a sociedade. Não podemos esquecer que o conceito de “corrupção” é mais externo do que a corrupção política, social, econômica. Assim a corrupção está inata ao indivíduo caído do seu verdadeiro proposito e assim ela, a corrupção, se entroniza e enraíza em cada pessoa que se deixa corromper ou que corrompe o outro. E este fenômeno está presente no interior de cada pessoa que rompe a harmonia na convivência com o próximo ao buscar vantagem pessoal indevida.

Todavia, a sagradas letras, as quais formam ensinadas dia a dia nesta nação não foi ouvida e guardada. As autoridades, o povo e os sábios não deram ouvidos nem desejam seguir o bem. Todavia, o escrito eterno diz:

Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará” (Isaías 33:15,16). Lamentavelmente, em nosso dias estamos vivendo com a injustiça, o lucro fácil, o suborno, assassinatos e muitos que deveriam tomar providências contra a violência fecham os olhos e se escondem nos seus palácios de mármore, deixando o pobre ao relento, abandonado num mar de miséria.

“Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais” (Amós 5:12). Aviso atual do eterno para aqueles que deter o poder sem usá-lo de forma correta. E ainda tem gente que diz que a bíblia é desatualizada.

“A opressão transforma o sábio em tolo, e o suborno corrompe o coração” (Eclesiastes 7:7).

A doença espiritual e moral chamada de corrupção, sendo está um pecado contra Deus, danifica e destrói a economia do país, distorce as decisões corretas dos governantes e, por conseguinte, é a maior culpada pelas dificuldades sociais, sobretudo a miséria. Aqueles que estão na política e todos os dias estão no meio religioso, tem por obrigação saber que a corrupção desonra a Deus, pois é completamente egoísta e contradiz o mandamento que Cristo Jesus que nos ensinou: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39).

A nossa política está tão doente que espalha seu vírus de ódio, rancor, intolerância e corrupção desenfreada. De modo que o cidadão simples está enojado do sistema político atual do cenário brasileiro e mundial.

Portanto, meus amigos leitores, não quero, nem penso em transformar todos em religiosos, mas, apontar um caminho de humanização, cheios de misericórdia, generosidade e amor ao próximo. Seja você também parte deste ciclo de mudança.

 

 

ANIVERSARIANTES

 1

Minhas duas filhas estão de idade nova. Dia 16/08 Isabelly Stefanny muda sua idade (a da direita) e dia 18/08 é a vez de Mariah Yasmim. Parabéns, que Deus, o eterno, continue abençoando vocês.

_______________________________________________

CONVITE ACJUS

 

2

_______________________________________________

 

REFLEXÃO PARA A VIDA

Hebraico

ניסים אמיתיים כאשר אתה מאמיןנסים רק מאמינים, אם אתם מאמינים תקבלו.אבל רק אם אתה מאמין.

 

Milagres são reais quando se crer.

Milagres é só crer, se você acreditar vai conseguir. Mas só se você crer.
_____________________________________________________________________________

3

_______________________________________________

SAÚDE

A DEPRESSÃO É DIFERENTE DE TRISTEZA

A verdadeira depressão pode surgir de várias maneiras, e têm muitos fatores subjacentes. A depressão não é o mesmo que ficar triste ou angustiado algumas semanas, porque se chateou com um amigo ou fica zangado consigo mesmo porque alguém teve a promoção que você deixou fugir. É perfeitamente natural e até saudável ter algumas reações negativas a esses tipos de experiências, mas se você consegue continuar com a sua vida diária e sentir-se bem acerca de outras coisas ou noutras áreas da sua vida, você não está deprimido.

A apresentação clínica da depressão é muito variada, e caracteriza-se por um conjunto de sintomas que interferem com a capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir, divertir-se. Mas, alguns sintomas da depressão são mais significativos para a confirmação do diagnóstico e necessariamente devem estar presentes: humor deprimido ou perda de interesse ou prazer. Estes sintomas predominam a maior parte do dia, na maior parte dos dias, no mínimo durante duas semanas, infligindo sofrimento ou limitação significativa no funcionamento geral da pessoa.

Caracteristicamente a pessoa deprimida apresenta sentimentos persistentes de tristeza, ansiedade, angústia ou vazio, desânimo, desesperança, cansaço e perda de energia, melancolia, crises frequentes de choro sem causa aparente, diminuição da capacidade de sentir prazer e interesse em atividades que anteriormente gostava e tinha prazer, inclusive o sexo, hobbies e rotinas diárias, insónia, diminuição do apetite e do peso, pensamentos lentificados, diminuição da memória e concentração, atividades físicas mais lentas, dificuldade em tomar decisões, sentimento de culpa ou fracasso, sentimentos de inferioridade e pena de si próprio, desvalorização, persistência de pensamentos negativos e depreciativos, pessimismo, isolamento, irritabilidade ou impaciência e inquietação.

Com menos frequência aparecem dificuldade ou incapacidade para chorar, aumento do apetite, sonolência excessiva. Há também dificuldade para iniciar tarefas e para terminar o que começou, preocupação com a morte, pensar que a vida não vale a pena, desejo de morrer, sensação de que nunca vai melhorar, queixas frequentes de dores no corpo, desconforto no peito, alterações digestivas. São ainda comuns alterações dos sintomas com períodos de piora e melhora criando a falsa sensação de recuperação.

Outra aspeto a considerar sobre a depressão é que, se não for tratada, pode causar a deterioração perigosa da saúde emocional e física da pessoa deprimida. A depressão normalmente começa como algo “esquisito”, a pessoa pode apenas sentir-se mentalmente confusa e ter pouca energia física. Nesta fase, uma pessoa que tenha pouca informação sobre a depressão pode até pensar que está constipada ou com gripe, ou que apenas precisa de uma pausa na sua rotina normal. (escolapsicologia)

 

PENSAMENTO II

“Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou um estrangeiro contigo e peregrino, como todos os meus pais”. (Salmos 39:12)

 

4

_______________________________________________

DAS MAIS BELAS CANÇÕES

Ouve, Senhor (Diante do Trono)

 

Ouve, Senhor

As palavras de afronta

Escuta ó Deus

O que diz o inimigo contra mim

Se levanta para intimidar

Dizendo que o Senhor

Não me livrará

Mas uma coisa eu faço

Venho a Ti em pano de saco

Te apresento o meu clamor

 

Dia de angústia, de perseguição, Dia de vergonha

Mas sei que o meu Deus não é como os outros

Feitos por mãos

Abre os Teus olhos, Senhor, e vê

Criador dos céus e da Terra

Salva-nos, das Suas mãos agora

E que todos saibam Que só Tu Senhor és Deus

 

Dia de angústia, de perseguição Dia de vergonha

Mas sei que o meu Deus não é como os outros

Feitos por mãos

Abre os Teus olhos, Senhor, e vê

Criador dos céus e da terra

Salva-nos, das Suas mãos agora

E que todos saibam Que só Tu Senhor és Deus

 

Assim diz o Senhor, o Deus de Israel

Ouvi filho meu A oração que fizeste a mim

Eu defenderei tua vida e te salvarei

Por amor de Mim e acerca do inimigo

Digo assim não corres perigo

Zomba dele ó filha de Sião

 

Despreza e zomba

Do inimigo Enquanto ele foge

Não foi contra ti que blasfemou

Ou levantou a voz arrogante

Porei um anzol no seu nariz

E um freio na sua boca

E o farei voltar por onde veio

E contra ti nenhuma flecha atirará

 

Despreza e zomba

Do inimigo Enquanto ele foge

Não foi contra ti que blasfemou

Ou levantou a voz arrogante

Porei um anzol no seu nariz

E um freio na sua boca

E o farei voltar por onde veio

E contra ti nenhuma flecha atirará

 

Sou Deus que dá vitória Me buscaste e Eu, Eu te dou a vitória

 

_______________________________________________

80 PAÍSES EXIBIRÃO O FILME DO BISPO EDIR MACEDO.

5

80 países exibira o filme “Nada a Perder”, que contará a história do bispo Edir Macedo, estreia datada para 1º de março de 2018.

Conforme o UOL, o filme fechou diversos acordos para a distribuição e a exibição em mais 80 países, o que é o novo recorde na cinematografia brasileira.
O filme é uma produção conjunta entre a Record TV e a Paris Filmes. Trata-se de dois longas baseados na trilogia biográfica do líder da Igreja Universal, escrita por Douglas Tavolaro, hoje vice-presidente de Jornalismo da Record e produtor de “Os Dez Mandamentos”.

O filme está orçado entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões, contam com mais de sete mil figurantes e locações em ao menos cinco países. A direção é de Alexandre Avancini. (UOL via Alagoas 24 Horas)

 

6

RÁPIDAS DA SEMANA

 

1- Lei de blasfêmia restringe atividades religiosas na Indonésia;

2- Papa intima religiosos belgas a deixar de oferecer eutanásia a doentes mentais;

3- Austrália sugere punição de padres que não quebrem sigilo da confissão em casos de pedofilia;

4- Ex-atriz da Globo diz que fez ritual de macumba e abortos para atuar em novela;

5- Televisão aberta transmite mais de 90 horas de programação da Igreja Universal por dia;

6- “Nunca deixei de orar”, diz pastor que saiu da prisão na Coreia de Norte;

7- Igreja Verbo da Vida esclarece que não tem ligação com a seita Verbo Vivo.

 

7

 

IGREJA UNIFICADOS NA FÉ

 

8

 

REFLEXÃO DO DIA

Caro amigo leitor, está reflexão deve ser lida com o coração e não com a mente racional. Que o Espirito de Deus, possa iluminar sua vida com seus raios de bondade e misericórdia.

 

2 Reis 19

Nos dias de angústia e perseguição, assim orou Ezequias

14 Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor e estendeu-a perante o Senhor.

15 E Ezequias orou ao Senhor: “Senhor, Deus de Israel, que reinas em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra.

16 Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

17 “É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e seus territórios um deserto.

18 Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois não eram deuses; eram apenas madeira e pedra moldadas por mãos humanas.

19 Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

 

O profeta Isaías recebeu a resposta de Deus para Ezequias

20 Então Isaías, filho de Amoz, enviou uma mensagem a Ezequias: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, o rei da Assíria’.

21 Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele: ” ‘A virgem, a filha de Sião, o despreza e zomba de você. A filha de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge.

22 De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você levantou a voz e contra quem ergueu o seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!

23 Sim, você insultou o Senhor por meio dos seus mensageiros. E declarou: “Com carros sem conta subi, aos pontos mais elevados e às inacessíveis alturas do Líbano. Derrubei os seus mais altos cedros, os seus melhores pinheiros. Entrei em suas regiões mais remotas, e nas suas mais densas florestas.

24 Em terras estrangeiras cavei poços e bebi água. Com as solas de meus pés sequei todos os rios do Egito”.

25 ” ‘Você não percebe que há muito tempo eu já havia determinado tudo isso. Desde a antiguidade planejei o que agora faço acontecer, que você deixaria cidades fortificadas em ruínas.

26 Seus habitantes, sem forças, desanimam-se envergonhados. São como pastagens, como brotos tenros e verdes, como ervas no telhado, queimadas antes de crescer.

27 Eu, porém, sei onde você está, sei quando você sai e quando retorna; e como você se enfurece contra mim.

28 Sim, contra mim você se enfureceu e o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos. Por isso porei o meu anzol em seu nariz e o meu freio em sua boca, e o farei voltar pelo caminho por onde veio.

29 A você, Ezequias, darei este sinal: Neste ano vocês comerão
do que crescer por si, e no próximo o que daquilo brotar. Mas no terceiro ano
semeiem e colham, plantem vinhas e comam o seu fruto.

30 Mais uma vez, um remanescente da tribo de Judá sobreviverá, lançará raízes na terra e se encherão de frutos os seus ramos.

31 De Jerusalém sairão sobreviventes, e um remanescente do monte Sião. O zelo do Senhor dos Exércitos o executará’.

32 “Portanto, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não invadirá esta cidade nem disparará contra ela uma só flecha. Não a enfrentará com escudo nem construirá rampas de cerco contra ela.

33 Pelo caminho por onde veio voltará; não invadirá esta cidade’, declara o Senhor.

34 ‘Eu a defenderei e a salvarei, por amor de mim mesmo e do meu servo Davi’

35 Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres!

36 Então Senaqueribe, rei da Assíria, desmontou o acampamento e foi embora. Voltou para Nínive e lá ficou.

37 Certo dia, enquanto ele estava adorando no templo de seu deus Nisroque, seus filhos Adrameleque e Sarezer mataram-no à espada e fugiram para a terra de Ararate. Seu filho Esar-Hadom foi o seu sucessor.

 

Portanto, não esqueça, na noite mais escura de sua vida, se prepare para o amanhecer de Deus.