terça-feira , 25 de julho de 2017
Home / Opinião / Reflexões Teológicas

Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“Se, por algum motivo eu receber o aplauso, no calvário é onde irei me gloriar”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

 

DEUS TEM UM PLANO PARA SUA VIDA

Caro amigo, amiga, não lhes chama de leitor mais de amigos. Estava essa semana lendo o jornal, como costume, logo me veio uma interrogação, como caminha a humanidade sem rumo e sem ponto para chegar?

Deus em sua infinita misericórdia olha para você, e entre sete bilhões de seres humanos, e te vê como se somente você existisse. A capacidade de abstração de Deus é infinita. Consegue compreender como isso é glorioso? E quando você se volta para Cristo e para o seu amor, Deus ministra a sua vida de maneira única, exclusiva.

No livro de Miqueias, capítulo 7, os versos 18 e 19 dizem assim: “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.

Muitos desesperados, sofrendo grande dor na alma, crianças sem rumo perambulando pelas ruas, velhos abandonados, famintos nas praças, homens e mulheres solitários, corredores de hospitais cheios, cadeias lotadas, sociedade de misericórdia e sem amor.

Outros querendo garantir o seu futuro e dos seus a qualquer preço, mesmo que seja à custa da dor do próximo. O espirito de corrupção dominante, sociedade doente em respiros de morte.

Sociedade tecnotrônica, vazia. Pais distante dos filhos, esposas e maridos longe da lutar pelo amor, escola perdidas no tempo. A arrogância e a prepotência dominando os corações. Dor, tristeza e desespero.

Nas ruas, casas e bairros pessoas caminham reclamando do dom da vida, de Deus, e de si mesma. Queixa-se do passado, fruto de decisões erradas, sem orientação da vontade de Deus, colhendo assim as consequências de decisões precipitadas e erradas, assim culpa a sociedade, ao governo, seus pais, e por último a si mesmo, buscando a morte como alternativa final.

Diante deste quadro humano, o grande pregador apostolo Paulo em suas cartas paulina aconselha: “Deixe as coisas que para trás ficaram e olhe para frente, para o alvo…”. Revirar o passado para muda-lo não é possível, então levante a cabeça e olhe para frente, confiando na misericórdia de Deus. Não esqueça: “a misericórdia de Deus se renova sobre nós toda a manhã”. Não esquecendo sempre de olhar para frente, pois está lá no alvo, o reino que nos espera.

O homem prudente deve planejar o futuro, pois garantir somente Deus pode fazer. Pois ele em sua infinita sabedoria, sabe o melhor caminho para aqueles que confiam nele. Entretanto, é necessário está no centro da vontade de Deus.

Com certeza ele guardou o melhor para você, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; (1 Coríntios 2:9).

Então, saiba que Deus tem um plano para cada criatura. Foi ele que deu aos céus os astros, os rios para banhar a terra e para você Ele traçou um caminho. Mas, ele deseja que você entregue sua vida em suas mãos.

Os planos de Deus, não podem serem frustrados, é Ele que enumera cada grão de areia e dar ordem as ondas e elas ouvem, as aves sabem o seu rumo e obedecem a sua voz.

Em seu tempo, as flores abrem exalando seu cheiro, espalhando o suave perfume de Deus.

Portanto, em qualquer circunstâncias que você esteja. Ele sabe o momento exata de lhe trazer de volta para o caminho que ele aplanou para a sua vida e de como te fazer obedecer a vontade Dele. Pois, Ele sabe de tudo, do passado, do presente e do futuro. Tenha ânimo para cumprir sua carreira, o plano de Deus que foi estabelecido para a sua vida, só depende de você. Siga firme e olhando para frente.

1

 

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃ

Deus Tem Um Plano (Victorino Silva)

 

Deus tem um plano em cada criatura

Aos astros Ele dá o céu

A cada rio, Ele dá um leito

E um caminho para mim traçou

 

A minha vida, eu entrego a Ti

Pois o Seu Filho a entregou por mim

Não me importa onde for, seguirei meu Senhor

Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei

 

Deus enumera a cada grão de areia

E as ondas ouvem Seu mandar

As aves em seus rumos Lhe obedecem

Seu carinho faz abrir a flor.

 

A minha vida, eu entrego, entrego a Deus

Pois o Seu Filho, lá na cruz, a entregou por mim

Não me importa aonde for, seguirei meu Senhor

Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei.

 

Em Seu querer encontro paz na vida

E bênçãos que jamais gozei

Embora venham lutar e tristezas

Tenho fé que Deus me guiará.

 

A minha vida, eu entrego, entrego a Deus

Pois o Seu Filho, lá na cruz, a entregou por mim

Não me importa aonde for, seguirei meu Senhor

Sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- “Quanto mais o terrorismo ataca, mais a fé cristã se fortalece”, diz pesquisador sobre o Egito

2- Pastor evangélico é preso, acusado de violência sexual contra um menor de idade

3- Levir Culpi, técnico do Santos, quer proibir cultos religiosos dentro do clube

4- Justiça nega recurso para suspender posse de Wellington Junior na CGADB

5- Pastor ‘Ex-Caveirinha’ é brutalmente assassinado na porta de igreja após culto

6- Prefeito de São Paulo recebe pastores que mostram interesse em apoiar o tucano nas eleições de 2018

7- Grupo de pais de alunos exige que escola pare de promover ideologia de gênero

8- Ministério Público contesta na Justiça o repasse de R$ 2 milhões ao centenário da Assembleia de Deus

 

PERFIL AMOL

Academia Mossoroense de letras – AMOL

2

CLAUDER ARCANJO

Antônio Clauder Alves Arcanjo (Clauder Arcanjo), nascido em Santana do Acaraú-CE aos 3 de março de 1963, é cronista semanal, resenhista literário — através do heterônimo Carlos Meireles — e colaborador de sites, revistas e jornais de várias partes do País. Em 2003, recebeu menção honrosa no Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, promovido pela Fundação José Augusto, Natal/RN. No ano seguinte, foi distinguido com nova menção honrosa, desta feita na categoria contos dos Prêmios Literários Cidade do Recife.

Entre seus trabalhos inéditos, o autor tem obras nos gêneros poesia, crônica, minicontos, romance e resenhas literárias. Também é imortal da Academia Mossoroense de letras – AMOL

 

3

 

SAÚDE E VIDA

Câncer de Próstata, uma Doença Silenciosa

Caros amigos, as informações neste texto é fundamental para a saudade do homem, principalmente com mais de 50 anos e que já sentiu alguma dificuldade com a próstata. Entre essas dificuldades podemos citar as mais simples de observar como: dificuldade de para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema.

É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames.

As evidências disponíveis demonstraram que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos teve como resultado uma redução mínima da mortalidade por câncer de próstata, mas com um aumento importante dos danos na população rastreada, o que leva a recomendação de que não se organizem programas de rastreamento para este tipo de câncer.

Todos os procedimentos devem ser solicitados pelo profissional de saúde, respeitando os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Outros cuidados, como autoexame de testículos e pênis, são importantes.

Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença. Ainda não existem exames adequados para o rastreamento do câncer de próstata e a melhor alternativa hoje é manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico.

Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles:

  • Dificuldade para urinar
  • Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite)
  • Urgência para urinar
  • Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário
  • Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga (fonte: ministério da saúde)

 

INFORMATIVO ACJUS

 

4

GRUPO INCANTO segue encantado todos, com repertório pra lá de especial e do bom gosto musical.

O grupo INCANTO é uma das atrações culturais que fascina e desperta o bom gosto musical em eventos promovidos pela ACJUS. São apresentações memoráveis e interpretações de músicas clássicas e populares que empolgam os presentes e quem está em casa assistido pela TV.

O grupo INCANTO é formado pelos acadêmicos: Welma Maria Ferreira de Menezes, Paulo de Medeiros Fernandes e Jane Weyne Ferreira de Menezes, tendo o acompanhamento de Danielly Melo, Marcos Lima e o maestro Gideão Lima. Parabéns, confrade e confreiras.

 

CHIP DE CELULAR CAMINHADO PARA A EXTINÇÃO

5

Foto: Google 

Existe a vários anos uma discussão da adoção do eSIM, uma tecnologia que poderia tornar o chip de celular coisa do passado. Com especificações reveladas desde 2013, até hoje não houve muitas tentativas de transformar a proposta em realidade, com a tecnologia mais próxima sendo o Apple SIM, disponibilizado com alguns modelos de iPad da empresa.

Para quem não sabe, o que a ideia do eSIM, cuja tradução da sigla significa “SIM incorporado”, propõe é substituir o chip tradicional de celular, que deixaria de ser removível. Isso não significa, no entanto, que você ficaria preso para sempre com uma única operadora. A proposta é que o eSIM permita alternar entre operadoras sem precisar trocar de chip, realizando o procedimento apenas virtualmente. O objetivo é, entre outras coisas, eliminar a necessidade da infame chavinha para abrir a gaveta do SIM.

Como estamos no Brasil, existe um outro fator a ser levado em consideração. Por aqui, é extremamente comum usarmos o sistema de dois chips, o dual-SIM. Existe a chance de que o eSIM venha a matar a possibilidade, mas, se realmente houver demanda para manter o suporte a duas operadoras no mesmo celular, não há por que pensar que a indústria não se movimentaria para proporcionar o uso de duas redes, mesmo com chips virtuais.  (Fonte: Olhar Digital)

 

PENSADOR

6

Foto: Google

Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, é um exemplo de cristão num mundo tão conturbando pela diversidade de pensamento contrário a fé. Grande teólogo e humanista, e em cada canto da cidade de Mossoró tem uma ação sua buscando ensinar a cada pessoa o caminho do Cristo vivo. Bom amigo, parabéns por ser um exemplo de fé num mundo sem luz.

 

REFLEXÃO DO DIA

Salmo para quem tem medo da vida e do futuro

 

Salmos 23

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.