quinta-feira , 18 de abril de 2019
Home / Opinião / Reflexões Teológica – Ricardo Alfredo
foto 09

Reflexões Teológica – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“Não entendo a fé, que não tenha atos de generosidade”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

 

O MODISMO EVANGÉLICO

 

Em todas as minhas lembranças, sempre aparece um Evangelho simples e cheio da graça de Deus.  Tenho saudade desse Evangelho, puro, esperançoso e coberto pelo Espirito Santo. Não é saudosismo ou pessimismo é sentido falta do tempo em que se vivia a fé, e ela nos enchia de felicidade, paz e certeza da salvação.

Olhando nossos dias, qualquer um é capaz de dizer, que é tempo de voltar ao Evangelho que tinha como objetivo a glória de Deus e não a glória humana. No meio cristão, parece ser bem-vindo os modismos, e os lideres parece sempre descobrir o modelo da roda.

Essa nova geração de pregadores e pastores, tem levado o povo de Deus a caminhar pelo deserto da fé, onde não há a corrente de águas que desce do trono de Deus. Por isso, temos um Evangelho social, de encontro, sem transformação, sem generosidade que é marca maior da fé.

O modismo de costumes e usos vem tirando aos poucos, a presença do Espirito Santo nas igrejas. Não é a toa que há uma multidão de desviados da fé, fracos nas promessas de Deus e pior incrédulos a tudo.

Dentre essas pregações e doutrinações de modismos temos: eufemisticamente denominada de “santificação” (desacerbada), a da guerra espiritual contras as forças malignas, do louvosão, novas técnicas de evangelismo, baseada no mundo capitalistas para o crescimento da igreja, a teologia da prosperidade como objetivo da certeza da benção de Deus, da igreja contemporânea que a tudo aceita, do G-12 misturado com teorias antigas, da mega-igreja, do culto sem pregação, da igreja mergulhada no mundo político, da igreja franchising, da igreja Disney, da pregação de auto-ajuda travestida de espiritual, dos pegue e pague da vida em forma de igrejas, da igreja da gritaria , do pula-pula sem amor ao próximo e etc…

Acredito que a igreja deve ser contextualizada, dentro do seu tempo e espaço, o problema é quando ela (igreja) deixa que a contextualização invada os princípios da fé se tornando maior dos que os princípios bíblicos.

É perceptível que a igreja perdeu a criatividade, e caminha sendo puxado pelas técnicas da sociedade industrial e da cultural mundana, o que tem feito o povo de Deus andar curvado apanhar as bolotas do chão em vez de endireitarmos a espinha e colhermos os produtos dos céus.

Grande parte das instituições (igrejas) perdeu o foco do puro Evangelho, e passaram a usar as técnicas de puro marketing religioso. Hoje é mais importante saber quantas pessoas têm na igreja, quantos membros, como se o seu nível espiritual fosse medido pela presença de grande multidão.

Grande parte das igrejas deixa transparecer que o foco não está mais no Cristo ressurreto e justificador e sim na opinião pública, na influência do poder das mídias. Assim como, influência na politica e administração pública recebendo cargos e empregos para familiares.

Ah! Esses novos tempos, esses novos líderes, correndo de um lado para outra, por não tem segurança na sua chamada e no que Deus lhe mandou fazer. E assim fazendo pactos com todo tipo de gente, imaginado que sua igreja pode crescer com técnicas humanas e truques humanos, esquecendo que é a oração, a persistência, a fidelidade e a renovação na presença de Deus que faz a diferença neste mundo.

Então, o que fazer para não entrar na corrente do modismo passageiro? É simples, é só descobrir qual é o seu chamado e como Deus quer que você o desenvolva, assim terá uma identidade semelhante à de Cristo.

Em nossos dias, temos vários Simãos, o mágico, que está disposto a aprender truques ou técnicas, imaginado que a obra de Deus se faz desta forma. (Atos 8:18-19). Assim, em nossos dias muitos pagam para participarem de encontros de técnicas, nada contra a aprendizagem, contra sim a confiança desacerbada nessas técnicas e métodos para crescimento da sua comunidade. Imaginado que estão na ponta do crescimento, por medo de ficar para trás na visão dos outros.

É bem verdade que o apóstolo Paulo ensinou que o imitassem (I Coríntios 11:1), todavia ele falava de um modelo espiritual e não de métodos e técnicas. Eis as palavras do apóstolo: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. Dentro da compreensão do texto, é possível percebemos uma preocupação do apóstolo em fazer discípulos e não seguidores pessoais.

Portanto, meus queridos e amados irmãos, o modismo é passageiro. É como um vento forte que logo se acalma, porem precisamos está firme nas promessas descritas e faladas nas Sagradas Letras (A Bíblia).  Verdadeira fonte da formação do caráter cristão, que nos fala do grande mestre da Galileia, JESUS CRISTO, esse sim, devemos imita-lo para herdamos o reino de Deus.  

 

POLÍTICA

Malafaia chama encontro de petistas evangélicos de “piada”

 

foto 01

 

O pastor e um dos últimos profetas desta nação Silas Malafaia, vem percebendo que há uma movimentação estranha que teve seu inicio 05 de abril de 2019 denominado de 1º Encontro Nacional de Evangélicos e Evangélicas do Partido dos Trabalhadores. Evento este que é voltado para discutir a participação desse grupo de religiosos na política e na sociedade brasileira.

No mesmo dia em tomou conhecimento da proposta do PT em fazer esse evento, ele, Malafaia, partiu para critica nas redes sociais ao             escrever: “PIADA! PT faz encontro para tentar atrair evangélicos. Um dos palestrantes é o arruaceiro comunista que lidera os sem terra, João Stélide”,

 

VEJA: PIADA! PT faz encontro para tentar atrair evangélicos. Um dos palestrantes é o arruaceiro comunista que lidera os sem terra, João Estélide. Quinta feira vamos dar a resposta, aguardem que vocês vão entender. Só kkkkkk

— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) April 5, 2019

 

ACONTECEU…

1- Malafaia chama encontro de petistas evangélicos de “piada”;

2- Tabernáculo – um lugar da habitação de Deus;

3- Mulher dá à luz sêxtuplos em apenas nove minutos: “Agradeço a Deus por este milagre”;

4- Auto de Páscoa deve atrair 40.000 pessoas em São José dos Campos;

5- Inspirado em lei islâmica, Brunei punirá gays e adúlteros com apedrejamento;

6- O modismo evangélico causa impacto na visão cristão;

7- Satanistas podem estar por trás dos ataques a 12 igrejas católicas na França;

8- Mais de 6,3 milhões de Bíblias foram distribuídas no Brasil em 2018;

9- “Derrubar barreiras denominacionais é um dos indícios de avivamento”, diz pasto. (Fonte: folhagospel.com)

 

CANTORA GOSPEL É CONDENADA POR MATAR MARIDO

 

foto 02

 

A jovem cantora gospel Tania Levy, que foi acusada de matar o esposo em 2015, foi sentenciada pelo tribunal de justiça de são Paulo (TJ-SP), a21 anos de prisão.

Bem conhecida no mundo evangélico, pelos belíssimos hinos: “Grande mulher de Deus” e “Magnífico é o Senhor”, foi formalmente acusada pelo ministério público de ter matado o marido em setembro de 2013 na cidade de São Pedro (SP).

O fato foi decorrente de uma relação extraconjugal. Como estava em liberdade ela vai esperar em liberdade o trâmite final do processo. (Fonte: R7)

II ENCONTO DE MOCIDADE DA AD OLHO D´ÁGUA DO BORGES/RN

 

foto 03

PENSAMENTOII

“Muito além das estrelas, há uma terra, que não tem sombras nem noite, pois a luz que resplandece é a de Cristo”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

GRUPO TERRORISTA HAMAS CHAMA JAIR BOLSONARO DE “EXTREMISTA”

 

foto 04

 

De forma impensada o filho do presidente o senador Flávio Bolsonaro, escreveu no Twitter uma mensagem contra o Hamas, grupo terrorista palestino que criticou a visita do presidente brasileiro a Israel.

Frase no Twitter: “quero que vocês (do Hamas) se explodam!!!”. Logo após recebeu diversas criticas e resolveu apagar.

Em resposta o Hamas Escreveu: “O filho do extremista presidente brasileiro está atacando o Hamas porque rejeitamos o apoio ilimitado do novo governo brasileiro à ocupação israelense, que é uma contradição ao apoio histórico do Brasil ao povo palestino”, que foi postado pelo presidente do Conselho de Relações Internacionais do Hamas, Basem Naim,. Em seu comunicado acrescentou “Jerusalém é um território ocupado, de acordo com o direito internacional, e ninguém, incluindo Jair Bolsonaro, tem o direito de legitimar a ocupação israelense”.

REFLETIR

“Os sábios nunca discutem o que eles querem que os outros esqueçam”. (2 Samuel 16 ao 18; Jó 23.12)

OAB PROMOVE

 

foto 05

 

RÁPIDAS DA SEMANA – política

1- Bolsonaro promete suspender horário de verão ainda este ano;

2- Deltan Dallagnol pode ser indicado para comandar a PGR;

3- Para maioria, Brasil está vivendo uma “nova política”;

4- Líderes evangélicos reúnem-se em Brasília com ministros de Bolsonaro;

5- Pastor pede que STF “não amordaçe o crescimento da nossa sociedade”;

6- PT realiza evento para evangélicos do partido;

7- Feliciano repreende Mourão e sugere impeachment do vice;

8- STF decide se amante tem direito a receber pensão.  (Fonte: gospel)

 

ANIVERSARIANTE – ACJUS

 

foto 06

 

Parabéns, confreira Auxiliadora. Saúde, alegria e paz.

IGREJAS SÃO VANDALIZADAS EM DIVERSOS ATAQUES NA FRANÇA

 

foto 07

 

Em atitude radial igrejas vêm sendo atacadas com Símbolos satânicos, cruzes com excremento humano, estátuas estilhaçadas no chão e incêndios devastadores.

Num total de 12 igrejas foram incendiadas e destruídas na França.

Em investigação a policia, acredita que há uma diversidade de grupos atacando as igrejas, e cada um com intenções diferentes, entre esses grupos estão os ladrões de antiguidades.  (Fonte: Guia-me com informações de Washington Post)

 

POEMA

CLÁSSICOS DAS POESIAS

POEMA 1

Espalhar justiça

Não sou nem otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo. (Escritor e Dramaturgo: Ariano Suassuna)

 

POEMA 2  

O sertanejo falando

A fala a nível do sertanejo engana:
as palavras dele vêm, como rebuçadas
(palavras confeito, pílula), na glace
de uma entonação lisa, de adocicada.
Enquanto que sob ela, dura e endurece
o caroço de pedra, a amêndoa pétrea,
dessa árvore pedrenta (o sertanejo)
incapaz de não se expressar em pedra.

(Melo Neto, João Cabral. O sertanejo falando)

 

POEMA 3

Uma Criatura

Sei de uma criatura antiga e formidável,
Que a si mesma devora os membros e as entranhas,
Com a sofreguidão da fome insaciável.
Habita juntamente os vales e as montanhas;
E no mar, que se rasga, à maneira do abismo,
Espreguiça-se toda em convulsões estranhas.
Traz impresso na fronte o obscuro despotismo;
Cada olhar que despede, acerbo e mavioso,
Parece uma expansão de amor e egoísmo.
Friamente contempla o desespero e o gozo,
Gosta do colibri, como gosta do verme,
E cinge ao coração o belo e o monstruoso.
Para ela o chacal é, como a rola, inerme;
E caminha na terra imperturbável, como
Pelo vasto arealum vasto paquiderme.
Na árvore que rebenta o seu primeiro gomo
Vem a folha, que lento e lento se desdobra,
Depois a flor, depois o suspirado pomo.
Pois essa criatura está em toda a obra:
Cresta o seio da flor e corrompe-lhe o fruto,
E é nesse destruir que as suas forças dobra.
Ama de igual amor o poluto e o impoluto;
Começa e recomeça uma perpétua lida;
E sorrindo obedece ao divino estatuto.
Tu dirás que é a morte; eu direi que é a vida. (escritor e jurista: Machado de Assis).

 

PENSAMENTO III

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar”.  (Escritor: Machado de Assis)

 

LIDERANÇAS EVANGÉLICAS REÚNEM-SE COM MINISTROS E PRESIDENTE BOLSONARO

 

foto 08

 

Em Brasília teve o II Encontro de Intercessão pela Nação. No auditório do hotel Royal Tulip reuniram-se 140 líderes evangélicos de todo o Brasil. A presença de vários ministros foi importante, entre eles estavam: ministros André Mendonça, Damares Alves e Onyx Lorenzoni e outros quatro secretários nacionais do governo de Jair Bolsonaro.

A ministra Damares palestrou sobre as políticas públicas do novo governo e revelou que atende a todos na mesa de reuniões de seu gabinete, pois entende que a cadeira de ministro pertence ao Senhor.

A presença da bancada evangélica foi evidente em toda reunião, ela conta com 102 deputados e 10 senadores. (Fonte: gospel)

 

ENCONTRO REGIONAL

 

foto 09
5

Os bons nomes do mundo teológico.

PENSAMENTO IV

“É regra velha, creio eu, ou fica sendo nova, que só se faz bem o que se faz com amor. Tem ar de velha, tão justa e vulgar parece”. (Jurista e Escritor: Machado de Assis)

 

 

ACJUS – (Academia de Ciências Jurídicas e Sócias de Mossoró).

 

foto 10

 

Diretoria.

Convocação:

A diretoria da ACJUS convoca o seu corpo académico para se fazer presente a Sessão Solene que será realizada no próximo dia 26/4/19 – a partir das 19h. – tendo como local o auditório da Faculdade Católica do RN, quando em ato estatutário e ritualístico serão empossados os acadêmicos JOSAFÁ INÁCIO DA COSTA (caseira 47) e CHARLES LAMARTINE SOUZA FREITAS (50).

O sodalício deve comparecer 15 minutos antes do início previsto e devidamente composto com a indumentária acadêmica completa.

Atenciosamente

José Wellington Barreto

Taniama Vieira da Silva Barreto

Vanda Maria Jacinto.

 

AMARP

foto 11

 

Criando cultura na cidade de Mossoró. Parabéns a sua presidfente.

ANIVERSÁRIO

 

foto 12

 

De idade nova a querida imortal da ACJUS a senhora Welma. É alguém que foi abençoada com inteligência e com uma voz que encanta a todos.

 

 

SBEC ELEGERÁ SUA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA                                                       

foto 13

 

O Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC, Professor Benedito Vasconcelos Mendes nomeou hoje, dia 9 de abril de 2019, os confrades Ângelo Osmiro Barreto e Aderbal Simões Nogueira para Presidente e Vice-presidente, respectivamente, da Comissão Eleitoral, para organizar as eleições para o preenchimento dos cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da SBEC, para o biênio 2019 – 2021. A eleição está prevista para ocorrer no dia 13 de junho, data em que a instituição completa 26 anos de fundação. A posse dos novos membros da Diretoria Executiva je do Conselho Fiscal ocorrerá em Mossoró-RN, no próximo dia 31 de agosto do ano em curso, por ocasião da realização da XVI Jornada Cultural do Museu do Sertão. A eleição será realizada pela internet.

 

CONFERÊNCIA DE JOVENS DA ASSEMBLEIA DEUS EM PAU DOS FERROS

foto 14

 

O bom amigo e pastor, Rilton Martins Peixoto, que é pastor de todo o campo, promove conferencia jovens fortes. Como sempre o pastor Rilton é um homem de visão e de ação.

Não é a toa que por onde passa deixa sua marca de amor ao próximo e capacidade administrativa. Parabéns bom servo de Deus.

XV JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO TORNOU-SE EM UM EVENTO INTERESTADUAL                                       

A XV Jornada Cultural do Museu do Sertão contou com a presença de intelectuais de oito Estados brasileiros (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal). Cerca de 180 escritores, cientistas, historiadores, poetas e Artistas Plásticos participaram deste importante evento cultural. Mais de uma dezena de Academias de Letras, Academias de Ciências, Academia de Artistas Plásticos, Institutos Históricos e Geográficos e outras instituições de cunho cultural prestigiaram a referida jornada. Dentre as destacadas instituições de outros Estados que tomaram parte na XV Jornada Cultural do Museu do Sertão podemos citar a Academia Cearense de Ciências-ACECI, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, a Academia Lavrense de Letras-ALL, Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE, Academia de Letras Juvenal Galeno-ALJUG, AQQB-DF, UBE-CE, AJEB-CE e outras instituições. Do Rio Grande do Norte, praticamente todas as Academias de Letras da capital e das cidades do interior participaram desta jornada. As palestras proferidas durante o evento foram de alto nível e versaram sobre Ciências, Literatura, Artes e História. O Hino Nacional e o Hino do Museu do Sertão foram interpretados pela Juíza de Direito Welma Menezes, que com sua voz belíssima, encantou a todos os presentes. Uma outra atração artística que sensibilizou os participantes do evento foi a “ dança do xaxado “ apresentado pelos alunos da Escola Rotary, sob a coordenação da dinâmica e eficiente Diretora, Professora Jailma Soares. Além dos cientistas, escritores, poetas e historiadores, prestigiaram também o evento, a classe empresarial. Destacados empresários do nosso Estado se fizeram presentes.

PENSAMENTO V

“Tenho feito silêncio, só observado o fim dos maus”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

ANIVERSARIANTES DO MÊS – ACJUS

 

foto 15

 

Parabéns, que o rei eterno os encha de graças de longos dias, repletos de paz, amor e fraternidade.

 

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Bendito Serei (Corinhos Evangélicos)

 

Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer
O senhor meu Deus me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar

Eu não correrei atrás de bençãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde eu colocar a planta dos meus pés
Sei que a sua benção chegará

Bendito serei na terra, bendito serei
Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus

Bendito serei no campo, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a sua voz

Se atentamente ouvir a Deus
E os mandamentos seus obedecer
O senhor meu Deus me exaltará
Sobre todas as nações onde eu passar

Eu não correrei atrás de bençãos
Sei que elas vão me alcançar
Onde eu colocar a planta dos meus pés
Sei que a sua benção chegará

Bendito serei na terra, bendito serei
Quando eu profetizar, sei que a minha voz
Será a voz de Deus

Bendito serei no campo, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer a sua voz

Bendito serei na terra, bendito serei
Por onde eu passar, onde eu tocar
Abençoado será, quando eu obedecer
quando eu obedecer, quando eu obedecer a sua voz.

LIÇÃO DA VIDA

A PAZ PERFEITA

Houve um reino que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou.

A primeira era um lago muito tranquilo, este lago era um espelho perfeito onde se refletiam plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênues nuvens brancas. Todos que olhavam para essa pintura viam refletida uma paz muito grande.

A segunda pintura tinha também montanhas. Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo, parecia descer uma turbulenta torrente de água. Tudo isso se revelava nada pacífico.

Quando se observava atentamente atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Nesse arbusto encontrava-se um ninho. E ali, em meio ao ruído e à violência da cena, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho. Essa foi a pintura escolhida pelo rei que explicou:

“Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que, apesar de estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos em nosso coração. Este é o verdadeiro significado da paz, a PAZ PERFEITA”.

 

 

POESIA POPULAR

 

O Peixe (Patativa do Assaré)
Tendo por berço o lago cristalino,

Folga o peixe, a nadar todo inocente,

Medo ou receio do porvir não sente,

Pois vive incauto do fatal destino.
Se na ponta de um fio longo e fino

A isca avista, ferra-a inconsciente,

Ficando o pobre peixe de repente,

Preso ao anzol do pescador ladino.
O camponês, também, do nosso Estado,

Ante a campanha eleitoral, coitado!

Daquele peixe tem a mesma sorte.
Antes do pleito, festa, riso e gosto,

Depois do pleito, imposto e mais imposto.

Pobre matuto do sertão do Norte! (Patativa do Assaré)

 

 

PENSAMENTO VI

“Beco sem saída, é onde Deus nos leva para vivermos suas maravilhas”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

 

 

 

DEIXOU SAUDADES…

 

foto 16

Esse homem era um verdadeiro servo de Deus. Na minha infância e adolescência fui acompanhado pelos seus sábios conselhos. Lembro-me que foi convocado pelo pastor João Gomes da Silva para ir a sua casa, não foi surpresa, ele sempre se preocupava com os servos de Deus.

Ao chegar a sua casa foi recebendo com um abraço forte, e com palavras de carinho. O assunto foi: como conviver na Universidade com tão pouca idade. Formaram horas de conselho de como um jovem crente de 16 anos deveria se comportar na universidade. Suas palavras ainda ecoam no meu coração. Bem sei, que lá da glória eterna, o rei universal ao seu lado deixa rolar uma lagrima de alegria por vê, que o menino cresceu e nunca se esqueceu de suas palavras.

 

 

SÓ PARA PENSAR…

 

foto 17

 

REFLEXÃO

 

Este é um salmo para ser lido diversas vezes e meditado. Ele é um dos mais profundos pensamentos do rei Davi, e demostra grande sabedoria, vindo da parte de Deus.

Na linha deste salmo é possível sentir e perceber poder do louvor e adoração naS frases poéticas do salmista.

Seu formato é acróstico, pois seus versículos iniciam com letras hebraicas de invocação ao poder do grande Deus.

A divisão do salmo é:

1 – Foco na grandeza do Senhor (v. 1-3);

2 – Expectativas de louvor contínuo ao Senhor (v. 4-7);

3 – Focos sobre o caráter do Senhor (v. 4-7);

4 – Expressão sobre o reino do Senhor (v. 10-13);

5 – Reconhecimentos de que a graça do Senhor é para todos (v. 14-16);

6 – Foco na justa misericórdia do Senhor (v. 17-21).

 

Salmo 145

Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.

Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.

Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas.

E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza.

Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça.

Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.

O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.

Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão.

Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder,

Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.

O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.

O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.

Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.

Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes.

Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.

Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.

A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.