quinta-feira , 13 de dezembro de 2018
Home / Destaques / Projeto para implantação de mina de ouro no Seridó é apresentado nesta terça
ASCOM/IDEMA
ASCOM/IDEMA

Projeto para implantação de mina de ouro no Seridó é apresentado nesta terça

Representantes da empresa Cascar Brasil Mineração realizaram na manhã desta terça-feira (04), no auditório do Parque das Dunas, uma apresentação detalhada do projeto Borborema, para a implantação de mina de ouro no município de Currais Novos/RN. Com investimento de 234 milhões de reais e mais de 400 empregos diretos, a operação do projeto é feita de maneira sustentável e contribuirá com o desenvolvimento da região Seridó.

O diretor de operações da Cascar, Júlio Nery, iniciou a apresentação falando sobre os projetos da Crusader no Brasil, bem como aspectos importantes para a execução dos mesmos. O projeto Borborema é desenvolvido na fazenda São Francisco, na zona rural de Currais Novos, numa área antropizada e que já teve duas atividades de mineração no passado.

Durante a explanação de hoje, foram abordadas questões sobre a demanda de água, captação, sistema de filtração, tratamento e rejeito de esgoto, barragem de contenção, drenagem, bem como o consumo em cada processo. A utilização da água que seria desperdiçada na região é um dos principais pontos nesse projeto e ela será reaproveitada em todo o processo produtivo. Os aspectos ambientais também foram apresentados, bem como medidas importantes de controle ambiental. Além disso, foram apresentados os gráficos referentes aos ensaios de drenagem ácida (estática e cinética), demonstrando um grau mínimo quanto à contaminação dos recursos hídricos, decorrentes da atividade.

“O projeto será um dos maiores investimentos do setor de mineração do país e sem dúvidas, é de grande importância para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento não só do município de Currais Novos, como do estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o diretor geral do IDEMA, Rondinelle Oliveira.

Atualmente o projeto Borborema está na fase de Licença de Instalação (LI).

Estiveram presentes na apresentação, representantes do IDEMA, da Cascar Mineração, MPRN, IGARN, além de consultores ambientais.

 

IDEMA