sábado , 20 de julho de 2019
Home / Destaques / Projeto em parceria com a UERN beneficia jovens do CRAS Abolição IV
WhatsApp-Image-2019-06-18-at-15.25.17-678x381

Projeto em parceria com a UERN beneficia jovens do CRAS Abolição IV

O Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está realizando um projeto intitulado “Narciso diante do espelho” com os alunos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Abolição IV. As atividades são desenvolvidas no próprio equipamento e na quadra do Caic, que fica ao lado.

De acordo com o coordenador e professor da UERN, Vanderlei Lima, o projeto consiste em um conjunto de atividades lúdicas, de esporte, recreação, que visam a prevenção ao uso de drogas como forma de combate à violência, trabalhando a faixa etária de 10 a 16 anos, sobretudo alunos do Ensino Fundamental 2.

“Conversamos com o pessoal da Secretaria e vimos um potencial de parceria, através dos equipamentos sociais. Essas atividades são um meio para chegar a conversar, dialogar e para conhecê-los a partir da vivência dos participantes, no sentido de sensibilizá-los de que há possibilidades e perspectivas de vida, e isso protege-los da vulnerabilidade”, explicou.

O projeto visa desenvolver perspectivas de vida como instrumentos de prevenção. “Levamos em conta a idade, a imagem do adolescente, se aproximando da imagem mitológica de Narciso, que diante do seu reflexo terminou numa situação de conflito e a adolescência é o momento de conflito”, continuou.

A equipe é formada por professores e bolsistas tanto do Departamento de Ciências Sociais, como dos cursos de Educação Física, Música, História, Comunicação Social e Direito. “Eles atuam junto aos alunos e nas pesquisas. Os alunos de Educação Física estão nos momentos de esportes como este”, disse Vanderlei Lima.

No CRAS eles vivem atividades com momentos lúdicos, conversas, música, teatro, entre outros. “São cerca de 50 jovens, mas estamos realizando a busca ativa em bairros vizinhos, como Santa Delmira, Abolição V, Pousada dos Thermas, para que mais jovens sejam beneficiados”, explicou Lenira Aquino, coordenadora do CRAS.

Portal Prefeitura