segunda-feira , 22 de outubro de 2018
Home / Destaques / Professores do RN participam de intercâmbio do MIT nos EUA

Professores do RN participam de intercâmbio do MIT nos EUA

Integrantes do Projeto Fotografia, Memória e Identidade, desenvolvido em escolas públicas e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, participam, até o domingo (13), de um intercâmbio de experiência em tecnologia digital que acontece no MIT Media LAB, em Boston, nos Estados Unidos da América. O projeto é desenvolvido pela Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV), uma iniciativa da Secretaria de Educação do RN, em parceria com a Organização da Sociedade Civil CECOP – Centro de Documentação e Comunicação Popular.

O projeto foi uma das oito propostas selecionadas para receber a Creative Learning Fellowship do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil, desenvolvido pela Fundação Lemman e pelo MIT Media Lab, que tem como objetivo incentivar e ajudar na implantação de soluções inovadoras e com potencial de criar um grande impacto na educação pública do Brasil. Outras 213 propostas foram submetidas.

No intercâmbio, o projeto será representado pelos professores Raimundo Melo e Talita Barbosa de Souza. “Estamos vivenciando um momento de intercâmbio de conhecimentos criativos e culturais; de compartilhamento da experiência que desenvolvemos com uso da imagem no processo educativo”, afirmou Raimundo.

O Projeto Fotografia, Memória e Identidade faz uso das novas tecnologias da comunicação e da informação para contribuir, de forma criativa, no processo educativo e na produção e na propagação de bens culturais. A iniciativa visa dar ênfase ao protagonismo das crianças, adolescentes e jovens das escolas públicas e comunidades quilombolas através da articulação dos campos da fotografia, da memória e da identidade.

Além da iniciativa potiguar, participam do intercâmbio projetos dos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.