quinta-feira , 13 de dezembro de 2018
Home / Cotidiano / Primeira UPA de Mossoró completa 15 anos de funcionamento
Primeira UPA de Mossoró completa 15 anos de funcionamento
Primeira UPA de Mossoró completa 15 anos de funcionamento

Primeira UPA de Mossoró completa 15 anos de funcionamento

Na manhã desta sexta-feira, 28, autoridades, profissionais da saúde e funcionários participaram de um café da manhã em comemoração aos 15 anos da UPA Tarcísio de Vasconcelos Maia, a UPA do Alto de São Manoel. Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, o vereador Francisco Carlos e o secretário de Saúde Benjamin Bento, que na ocasião também representou a prefeita Rosalba Ciarlini.

A UPA do Alto São Manoel foi inaugurada em 2002, pela então Prefeita Rosalba Ciarlini. A Unidade de Pronto Atendimento foi modelo e projeto-piloto paras as outras UPAs que se espalharam pelas cidades de todo o país.

“Na época foi  um grande desafio, nós enfrentamos e conseguimos implantar esse serviço pioneiro na cidade”, disse Dorinha Burlamaqui, que na época era gerente de Saúde do município. “Comemoramos hoje não os anos de aniversário e sim os serviços prestados para a nossa população”, destacou Benjamin Bento, secretário de Saúde do município.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais de Urgência. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 97% dos atendimentos realizados nas UPAs são solucionados na própria unidade, sem a necessidade de encaminhar o paciente para o Hospital de Urgência. A UPA do Alto de São Manoel conta hoje com 20 leitos e atende em média 360 pacientes por dia. A Unidade possui 3 médicos de plantão nas 24 horas.