Prevenção contra arboviroses é tema de palestra para profissionais do Idema

Nesta segunda-feira (6), um grupo de servidores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema,  juntamente com o diretor administrativo do órgão, Marcílio de Lucena, participou da capacitação contra a arboviroses promovida pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS. As orientações foram realizadas no Anfiteatro Pau Brasil, no Parque das Dunas.

A iniciativa é da própria Secretaria Municipal de Saúde para reforçar os trabalhos de prevenção que estão sendo feitos em Natal no combate a dengue, em especial na conscientização da população para o risco da doença, além de ampliar a divulgação dos meios para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além da palestra sobre a prevenção das arboviroses, também foram passadas orientações sobre outras doenças como a Leptospirose e Raiva.

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. O sintoma é uma febre aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração ou exantema, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.

A SMS também reforça que a comunidade pode participar mais ativamente no controle e combate da dengue informando sobre locais que apresentem ou não condições favoráveis para a proliferação do mosquito, como terrenos baldios, piscinas sem manutenção, por exemplo.

 

ASCOM/IDEMA