domingo , 18 de novembro de 2018
Home / Cotidiano / Prefeitura inaugura nesta sexta casa de acolhimento no Alto de São Manoel
Casa de Passagem irá acolher pessoas em situação de violação de direitos.
Casa de Passagem irá acolher pessoas em situação de violação de direitos.

Prefeitura inaugura nesta sexta casa de acolhimento no Alto de São Manoel

A Prefeitura Municipal de Mossoró inaugura nesta sexta-feira, 20, às 16h, a sede da Casa de Passagem Olga Pereira, que irá acolher pessoas em situação de violação de direitos (mulheres vítimas de violência doméstica, idosos e pessoas com deficiência). A organização funcionará na Rua Dona D’Lurdes Montes, 06, Conjunto Inocoop/ Alto de São Manoel.

O prédio onde vai funcionar a Casa de Passagem está estruturado de acordo com especificações da tipificação nacional do Serviço Único da Assistência Social (SUAS), com garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Os serviços serão oferecidos através de um conjunto articulado de ações especializadas, que permitam construir e garantir esses direitos, fortalecendo a autoestima, restabelecendo vínculos familiares ou sociais, bem como o direito a convivência familiar e comunitária”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini.

A nova Casa de Passagem atenderá através de encaminhamento do Ministério Público, rede de saúde, Plantão Social, CREAS, CRM e por determinação judicial das varas competentes.

O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por coordenador, assistente social, cuidadores sociais, cozinheira, ASG, agente administrativo, etc.

Conforme preconizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os serviços oferecidos pelas casas de passagens integram os serviços de Proteção Social Especial de alta complexidade e tem como objetivo oferecer proteção e alternativa de moradia provisória dentro de um clima familiar para pessoas vítimas de violação de seus direitos fundamentais.