Prefeitura de Mossoró irá priorizar crianças na vacinação contra a gripe

A Prefeitura Municipal de Mossoró informou que, embora o Ministério da Saúde tenha comunicado a liberação da vacina contra a gripe para toda a população, o município irá priorizar a vacinação do público-alvo, especialmente as crianças, devido ao não cumprimento da meta de cobertura vacinal deste grupo.

“O Ministério da Saúde tomou a decisão para que não ocorresse desperdício das doses, pois, em nível nacional, há um estoque disponível de 10 milhões de vacinas, mas Mossoró vivencia uma realidade diferente”, explica o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Mossoró, Etevaldo de Lima.

O coordenador explica que, em Mossoró, o estoque de vacina disponível é reduzido. Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter a estratégia de priorizar o público-alvo.

A cobertura vacinal no município atingiu 98,42% no geral, todavia, as crianças estão com um índice menor de cobertura, de 76,71%. “Este foi o grupo que ainda não atingiu a meta de imunização. Vamos continuar com as estratégias de vacinação voltadas para este público, a fim de conseguirmos atingir 90% de imunização”, frisa o coordenador.

No Rio Grande do Norte, a cobertura vacinal está em 77,21% e em todo o país, 76,7% do público-alvo foi vacinado. A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira, 09, e não será mais prorrogada, segundo o Ministério da Saúde.