Jovens têm até esta sexta para realizar alistamento militar

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para o alistamento militar. Os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) para se inscrever. De acordo com dados do Exército Brasileiro, anualmente, cerca de 1,8 milhão de rapazes fazem o alistamento, dos quais aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Os documentos necessários para o alistamento são certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

A partir deste ano, o alistamento também pode ser feito pela internet. O alistamento é obrigatório para os homens. Sem o comprovante de alistamento militar, os brasileiros ficam impedidos de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou se matricular em instituições de ensino públicas.

Aqueles que não se alistarem dentro do prazo estarão sujeitos a pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

O alistamento é a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o brasileiro poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada Força Armada, de acordo com a disponibilidade de vagas.

O serviço militar inicial tem duração de 12 meses e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. De acordo com a existência de vagas nas diversas organizações militares, uma parcela dos jovens que concluem o serviço militar inicial pode permanecer no serviço militar voluntário como soldados. Durante essa permanência, de acordo com cada Força, há a possibilidade de realizar curso para promoção a cabo.