quarta-feira , 20 de setembro de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / Possíveis, mas ainda não factíveis

Possíveis, mas ainda não factíveis

Claro, nós estamos em 2016, ano em que será realizada a escolha de prefeito de Mossoró e em diferentes outros municípios. Mas, já tem gente “comendo na frente” falando e fazendo projeções para 2018. O enfoque nesse aspecto é no nome da ex-governadora RosalbaCiarlini, para muitos vista como imbatível no pleito deste ano. Então, se possivelmente eleita Rosalba em 2016 já se diz que governará Mossoró, mais uma vez, e desta feita por pouco tempo porque será candidata ao Senado em 2018. E daí teria que escolher um companheiro de chapa vice-prefeito que seja de sua estrita confiança, porque vai ficar no seu lugar na prefeitura e será um futuro cabo eleitoral da Senadora. Todas essas são conjecturas factíveis, mas ainda não se pode dizer que possíveis. Tudo ainda está no mundo das projeções, das conjecturas.

Aditivo
O ano ainda nem bem começou e o prefeito Francisco José da Silveira Júnior já fez um aditivo no Orçamento Geral do Município de Mossoró da ordem de 311 mil e 576 reais para gastar com propaganda. Está no Jornal Oficial do Município (JOM) de número 340. Não está demais, não?

Empate
Domingo passado alcançamos o empate: dia 24 de janeiro com 24 mortos em Mossoró vitimados por crimes de homicídios. Estou escrevendo com uma certa antecedência e pedindo a Deus que não haja um desempate a favor dos homicidas.

Cyrus
Nosso conterrâneo Cyrus Benavides veio pessoalmente comandar as ações do Inmetro na aferição dos 395 taxímetros aqui de Mossoró. Foi realizado um trabalho bastante criterioso e minucioso deixando a contento a instituição e os usuários dos seus serviços.

Controle
O coronel exonerado do comando da Policia Militar do RN pelo governador Robinson Faria, disse-o muito bem: mudando o comando da PM a situação não vai se modificar. O coronel foi mesmo um bode expiatório porque o governo não tem o controle dos presídios e, como disse Carlos Santos “perdeu o controle também no meio da rua”. Estamos pebados.

Kalina
Lamentável que a secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves, 43, esteja envolvida nesse “embrulho” do esfacelamento do que nos restava na sua área específica. No exercício de sua função a secretária Kalina tem demonstrado competência, mas seu trabalho está sendo tolhido por falta de apoio e falta de estrutura dentro do próprio governo.

Penalizado
Essa política de descontos para quem quita seus débitos em atraso, em algumas ocasiões, é inteiramente equivocada. O cidadão que paga em dia, raramente tem direito a algum desconto. Os que estão em atraso sempre têm descontos crescentes. Assim se deduz que quem paga em dia é penalizado e os inadimplentes é que têm o benefício. Alhos por bugalhos.

Remuneração
Diz-se por aí que um show de Wesley Safadão que dura mais um menos 2h00 custa R$ 500 mil. Já um professor, para ministrar 40 horas/aula semanais recebe, por mês, R$ 2.135. É desse jeito que valorizam os profissionais da educação?

Câncer
Neste mês de janeiro que está se findando caíram nas mãos do médico Thiago Rego (cancerologista) nada menos de quatro casos mulheres acometidas de câncer uterino já num estágio muito avançado. Dessas, uma delas estava há seis meses apresentando sangramento e não procurou o médico com medo de ser câncer. Resultado: foi ter com o profissional médico somente agora e, infelizmente, ele constatou a grave situação. O médico Thiago Rego diz que diagnosticando essa doença no estágio inicial as chances de cura são bastante positivas.

Padre Sátiro
Aluiu-se de Mossoró o padre Sátiro Dantas e foi esbarrar em Luís Gomes onde reside o seu então colega de Seminário Santa Teresinha, padre Raimundo Oswaldo Rocha. Padre Oswaldo foi prefeito daquela cidade serrana por diversas vezes. Hoje está aposentado graças à sua condição de idoso. Foi um papo bastante proveitoso entre os dois sacerdotes que não se encontravam há bastante tempo.

Visita
No seu périplo pelo Alto Oeste o padre Sátiro Dantas estendeu a visita até a casa onde morou no Sítio Poço de Pedra (município de Riacho de Santana) e onde ele viveu sua infância, local onde ele esteve e teve suas origens. Foram momentos de gratas recordações.

Felipe Guedes
Ele permaneceu por pouco tempo em Mossoró, mas o suficiente para deixar a sua marca de médico nefrologista (especialista em doenças renais). Escrevo sobre o doutor Felipe Guedes que além de exercer suas atividades médicas no Hospital do Rim ainda dispunha de tempo para ser um dos professores do curso de Medicina da Uern. Ele atendia em diferentes hospitais.

Homenageado
Pois bem, o doutor Felipe Guedes foi escolhido pela Sétima Turma de Medicina da Uern como professor-homenageado. Ele havia chegado recentemente em Mossoró e vindo de uma recente residência em nefrologia passou a transmitir os seus conhecimentos ao alunado. Isso lhe valeu a homenagem de agora e o reconhecimento dessa sétima turma de Medicina.

Inalda Cabral
Quem chegou ontem aos 91 anos de idade bem vividos foi a professora Inalda Cabral. Ela teve uma passagem muito forte nos meios educacionais de Mossoró tendo inclusive dirigido o Núcleo Regional de Educação aqui sediado. Hoje em dia aposentada ela reside na cidade-praia de Tibau. Nossos parabéns.

Extra
Amanhã haverá reunião extraordinária da Câmara Municipal de Mossoró quando os vereadores vão atender convocação do prefeito Francisco José da Silveira Júnior para votar a adequação das despesas com as assessorias do prefeito e daí reduzir despesas. O Projeto de Lei desembarcado no legislativo é muito controverso. Aguardemos as decisões do plenário.