domingo , 17 de novembro de 2019
Home / Destaques / Plataforma traz dados e esclarece mitos sobre participação das mulheres negras na política

Plataforma traz dados e esclarece mitos sobre participação das mulheres negras na política

“Pessoas negras não votam em candidatos e candidatas negras”.  “Pessoas negras eleitas só legislam em pautas voltadas a população negra”.

Esses e outros mitos são confrontados e esclarecidos com dados e fatos na plataforma mulheresnegrasdecidem.org, lançada neste fim de semana no Rio de Janeiro.

A iniciativa visa dar visibilidade à participação negra na política e estimular que mais mulheres negras estejam nos espaços de decisão, como detalha Gabriele Roza, da Rede Umunna, que organiza a plataforma.

Na avaliação de Gabriele Roza, o contexto atual tem incentivado as mulheres negras a se reconhecerem como tal e a se engajarem mais. Nesse sentido, a informação qualificada pode potencializar esse processo ao enfrentar os mitos.

Ele traz dados como os que revelam que na Câmara dos Deputados as mulheres negras não chegam a 1% das cadeiras, apesar de pretas e pardas serem o maior grupo demográfico da população brasileira.

O lançamento da plataforma marca também o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, celebrado no próximo dia 25 de julho.

Agência EBC