Pesquisa: mossoroenses devem gastar média de R$106,02 com presente das mães

Para ajudar os comerciantes a entenderem a intenção de compras e o perfil destes consumidores, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN divulgou pesquisa sobre a intenção de compras neste Dia das Mães nas cidades de Natal e Mossoró.

Entre os mossoroenses, o valor médio do presente deve ser de R$106,02, gasto 3,2% maior que no ano passado, quando a média de dos presentes foi de R$102,70. No entanto, mesmo com o aumento no gasto, o percentual de consumidores na cidade que pretendem presentear alguém caiu de 72,9% para 71,8%.

A razão apontada pela maioria das pessoas que não irão presentear as mães nesta data foi a falta de dinheiro, apontada por 46,5%. Já aqueles que afirmaram não ter a quem presentear foram 25,6%, seguido dos que querem poupar (7,8%), daqueles que não comemora a data (6,2%) e que não vão presentear por conta do desemprego (5,4%).

Os mossoroenses, em sua maioria, irão comprar apenas um presente (66,3%), e os itens visados são: vestuário (28,1%); perfumes/cosméticos (28,1%); eletrodomésticos (13,1%); calçados/bolsas (10,4%); eletrônicos/celular (5,3%); artigos de decoração (5,3%); relógios/joias (2,9%); e flores (2,7%).

O que irá garantir a compra seja em lojas do comércio de rua (65,9%), ou em shoppings centers (23,9%) da cidade, são as promoções (47,4%); o bom atendimento (29,4%); os descontos (22,2%); a facilidade de pagamento (5,2%); o sorteio de prêmios (3%); as vitrines bem montadas (2,2%); e os brindes temáticos (1,8%). Para viabilizar as compras, os principais meios de pagamento que os consumidores pretendem utilizar serão: à vista, em dinheiro (57,3%) e cartão de crédito parcelado (34,9%).

Com relação à realização de uma programação especial com as mães, 26,4% dos consumidores mossoroenses entrevistados pretendem realizar algum passeio, como almoçar ou jantar em restaurantes (14%); ou almoçar ou jantar na casa de familiares (8,1%).

Natal

Dos mais de 620 entrevistados, divididos nas regiões administrativas de Natal, 74,7% garantiram que irão presentear neste Dia das Mães. O número ficou praticamente estável em comparação ao ano passado, quando 74,9% das pessoas tinham intenções de compra.

Os outros 25,3% informaram que não irão comprar presentes por: falta de dinheiro (35%); não tem quem presentear (26,1%); estão desempregados (17,2%); e pela necessidade de economizar (10,8%).

Entre os que irão presentear, a intenção da maioria dos consumidores é de comprar apenas um presente (64,5%), de segmentos variados, como perfumes e cosméticos (28,2%); itens de vestuário (27,4%); eletrodomésticos (13,8%); calçados/bolsas (13,1%); e eletrônicos e celular (5,2%).

O valor médio que deve ser gasto pelo natalense com o presente para o Dia das Mães passou de R$ 114,22 registrado em 2016, para R$ 115,68 este ano, um aumento de 1,3%. Estratificando, 42,5% dos entrevistados disseram que irão gastar entre R$ 51 e R$ 100; 21,8% entre R$ 101 e R$ 200; e 17,7% acreditam que gastarão até R$ 50 com o presente na data comemorativa.

Os consumidores pretendem realizar as compras, principalmente, nos shoppings centers (45,6%); seguido das lojas do comércio de rua, com 40,9%. Para o pagamento dos presentes do Dia das Mães, os consumidores mostraram preferência pelo pagamento em dinheiro (53,2%). A segunda forma de pagamento mais citada foi o cartão de crédito parcelado (25,6%); seguida pela forma à vista no cartão de crédito (10,8%); e à vista no cartão de débito (8%).

Mas antes de efetuarem as compras, 68,3% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço. O principal fator que pode influenciar na decisão das compras, segundo a pesquisa, são os descontos (42,4%). Também se destacam entre os motivos para o consumo, as promoções, com a indicação de 32,4% dos entrevistados; e o atendimento, com 13,4%.

Além de movimentar o setor de Comércio da capital, o que se espera é que o Dia das Mães impacte também o setor de Serviços. Porém, de acordo com a pesquisa, apenas 38,2% devem realizar algum tipo de atividade ou programação especial com a pessoa presenteada.

Somente 12,5% pretendem ir as restaurantes, por exemplo. Outras 20,8% devem almoçar/jantar na casa de familiares; 2,6% viajarão; e 2,4% farão outras programações. A maioria dos consumidores (60,4%) não pretende fazer nenhuma programação especial com a pessoa presenteada.