sexta-feira , 26 de maio de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / Os assaltos e a ostentação

Os assaltos e a ostentação

Lí texto de Erasmo Firmino (o “Tio Colorau”), que por sua vez já repercutia as declarações de um radialista mossoroense (ele não adiantou o nome), dizendo que “muitos desses assaltos em Mossoró são praticados por jovens da classe média que buscam dinheiro para comprar celulares de ponta e roupas de grifes famosas”. Segundo o mesmo radialista, “não se tratam de drogados, mas de jovens que tentam se impor no meio em que vivem através de ostentação”. E Erasmo finaliza: “É uma possibilidade. Não a descarto”. E eu cá de minha banda acrescento: “o diabo é quem duvida”.

ILNÁ ESCÓSSIA
A médica Ilná Escóssia (filha de Lauro da Escóssia Filho e Silvia), falecida aos 57 anos de idade, quando teve o diagnóstico da grave doença que a acometeu passou a ministrar palestras sobre a prevenção e enfrentamento da doença. Ela, em Fortaleza, foi a criadora da Associação de Motivação e Apoio à Renovação. Ela se especializou em Mastologia após o diagnóstico de câncer de mama. Deixou exemplos dignificantes e foi verdadeira heroína convivendo com a doença por 18 anos.

CIRCULAR
Mais uma promessa que o prefeito Francisco José da Silveira Júnior está devendo a Mossoró. Quando foi implantado o atual sistema de transporte coletivo urbano em nossa cidade ele anunciou de viva voz que haveria uma linha circular. Não existe e a população que se utiliza desse meio de transporte está cobrando.

SÃO SEBASTIÃO
Os sacerdotes da igreja Sirian Ortodoxa de Mossoró também prestaram a sua significativa homenagem ao seu padroeiro São Sebastião. De acordo com o seu ritual, também foi celebrada uma missa festiva alusiva ao santo padroeiro.

EL NIÑO
Quem é mais de antigamente se recorda que aqui entre nós os períodos de chuvas não dependiam nada da força ou da fraqueza de El Niño. De um certo tempo prá cá esse desgraçado começou a aparecer pelo meio só para atribular a vida de nós, nordestinos. Sim, porque em outras regiões pouco ou quase nada se ouve falar nele.

LUPÉRCIO
E o nosso amigo Lupércio Luiz de Azevedo virou setentão primeiro do que eu. Chegou aos 70 anos de idade, diga-se, bem vividos, no último dia 21 de janeiro, quinta-feira. Motivo para muita comemoração ao lado da esposa, Fátima, filhos, genros, noras, etc. Abração “campeão”.

DIOCESANO
O padre Charles Lamartine, vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, fala com entusiasmo sobre as primeiras orientações do ano letivo para os alunos da terceira série do Ensino Médio. O setor religioso do CDSL recepcionou a todos com um momento de oração e reflexão, seguindo-se uma palestra motivacional ministradapelo professore psicólogo Mayccon Passos. Entre as preliminares repassadas aos alunos, destaca-se o novoprocesso de avaliaçãoque será desenvolvido com a terceira série envolvendo simulados do Sistema Ari de Sá e métodos de aulas voltados ao melhor aproveitamento dos conteúdos mais frequentes nas provas do ENEM.

SISU
Ainda nesse contato professores e alunos no Diocesano foram trabalhados os eixos cognitivos, a matriz de referência e a estrutura das questões do ENEM.Os professores ainda explicaram oSistema de Seleção Unificada (SISU), que seleciona estudantes para as instituições federais e estaduais de ensino superior.

CARNAVAL
Não tenho pretensão alguma de voltar a me divertir em Carnaval, mas acredito piamente que é possível se promover um Carnaval em Mossoró. Neste ano mais não, até pela exiguidade de tempo de preparar uma programação, quadro que a isso se associa a crise por que passam o país de modo geral e o município, em particular. Mas, conversando com Lázaro Paiva, acho que é possível fazer um Carnaval de boas proporções em Mossoró. Lázaro, que é especialista na área, acha isso inteiramente viável.

VOTOS
A “mercadoria” mais difícil de se ter numa eleição são os votos. Não adianta haver candidatos eivados de boas intenções, que tenham muito dinheiro, que contratem os melhores marqueteiros, que andem muito nos bairros, que mostrem os projetos mais espalhafatosos, etc. mas, se não tiverem um capital eleitoral suficiente, não alcançarão seus objetivos. Essa é uma constatação de milênios.

UNIÃO DE ARTISTAS
Um dos poucos prédios aqui de Mossoró de características arquitetônicas preservadas é o da Sociedade União de Artistas, na Praça Vigário Antônio Joaquim. Lastimável foi o fato do seu teto ameaçando ruir ter sido substituído por um outro muito do mal engendrado que compromete toda a beleza de sua arquitetura.

MÁRIO GERSON
O jornalista Mário Gerson aborda o cenário de violência que assola em Mossoró. Vinte e um assassinatos em 21 dias e diz ele: “afora assaltos, arrombamentos e outros crimes”. E acresce: “Todas as vezes que eu vejo a minha cidade listada como uma das 50 melhores para se viver no Brasil, fico imaginando a pior”. E é o mesmo Mário Gerson que pergunta: “Existe alguém que ande tranquilamente por nossas ruas?”.

SÃO FRANCISCO
Dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro os três bispos do Rio Grande do Norte, dom Jaime Vieira Rocha (Natal), dom Mariano Manzana (Mossoró) e dom Antônio Carlos Cruz (Caicó) irão visitar as obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. Eles estarão exatamente em Cabrobó, no sertão de Pernambuco. Os prelados irão ver em que estágio estão as obras que vão desembocar no RN.

MONTEIRO
Dali os três bispos seguirão para Monteiro, na Paraíba, e chegarão à Barragem de Oiticica no RGN. Depois, concelebrarão na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Assu. O objetivo deles éfazer todo o percurso das águas até chegar ao nosso Estado.OProjeto de Integraçãode bacias doRio São Francisco pretende garantir a segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em390 municípios de PE, CE,PBe RN.

HOSPITAL
O que aconteceu em termos de hospitais públicos aqui em Mossoró é que se atirou no que viu e acertou no que não viu. Anunciou-se o fechamento do Hospital da Mulher “Parteira Maria Correia” e o que vai fechar de imediato é o Hospital da Polícia Militar que antes sustaraosplantões porque não possuía médicos nos seus quadros e agora vai suspender o atendimento ambulatorial. E determinou que se transferisse todo ocorpo funcional para o Hospital Regional“Tarcísio Maia”.