Operação Sorriso irá operar 60 pessoas gratuitamente em Mossoró até o sábado

Voluntários da Operação Sorriso Brasil começaram na quarta-feira, 18, a realizar cirurgias reparadoras gratuitas em pacientes portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e/ou palatais (fenda palatina) em Mossoró. Até o próximo sábado, 21, serão 60 pacientes operados no Hospital Wilson Rosado.

A Operação Sorriso Brasil está em Mossoró com 60 voluntários vindos de sete países, entre eles profissionais da Saúde de nove áreas. Além da parceria com o Hospital Wilson Rosado, a ONG conta com a colaboração da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), que, através das Secretarias de Saúde e Educação, ajudou na triagem, cedeu com profissionais e materiais, e tem realizado o transporte dos pacientes.

“A importância do apoio local é máxima. Nós trazemos uma equipe com 60 profissionais especializados, mas é importante que a população se engaje. Nós trazemos a cirurgia, que é o mais caro, mas precisamos de coisas como as cestas básicas, para as pessoas atendidas, lanches para os voluntários. Já distribuímos mais de 90 senhas para a triagem, aí se contar com os acompanhantes, são cerca de 200 pessoas que temos aí fora”, disse Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

A passagem da Operação Sorriso por Mossoró recebe ainda o apoio de voluntários da Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos dias (conhecida como Igreja dos Mormons), da Igreja Bola de Neve, da Ordem Demolay e do Centro Educacional Alfa.

Esta é a segunda vez que a Operação Sorriso realiza cirurgias em Mossoró em menos de um ano. Em agosto de 2016, a ONG beneficiou 51 pacientes de diversos municípios potiguares, através das cirurgias realizadas no Hospital Wilson Rosado.

Pós-operatório

Os pacientes operados durante a passagem da Operação Sorriso por Mossoró receberão acompanhamento pós-operatório no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado durante um ano. Durante este período será prestado atendimento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da cidade.

Quem não for morador de Mossoró será encaminhado para dar continuidade ao tratamento na cidade onde residir.