domingo , 17 de dezembro de 2017
Home / Destaques / OBVIO RN lança sua revista Mensal número 17 sobre Homicídios no RN
WhatsApp Image 2017-12-05 at 13.28.29

OBVIO RN lança sua revista Mensal número 17 sobre Homicídios no RN

As perspectivas descortinadas pelas políticas públicas de segurança pública e públicas de segurança revelam um futuro obscuro para a segurança do povo potiguar e daqueles que residem ou estão de passagem pelo estado.
Sem nenhuma ação substancial para debelar ou minimamente frear a locomotiva da violência homicida, o Poder Executivo do Rio Grande do Norte somente acenas com estatísticas promocionais de uma gestão que afundou o estado num mar de sangue sob a desculpa estapafúrdia de uma guerra entre traficantes, não que ela não exista, mas que o governo jamais poderia usar esse argumento para justificar tantos homicídios, e sim usar como motivação para suas ações de segurança serem realmente pertinentes e exitosas.
Para comprovar nossas argumentações, este mês apresentamos três análises além de nossa habitual Análise Mensal : Em Mossoró e a violência homicida juvenil, Thadeu Brandão mostra a realidade por trás das falas incentivadoras do ódio; em A falha diagnóstica, Ivenio Hermes mostra como a utilização equivocada de dados ou ocultamento deles retroalimenta a violência homicida; e em Crimes obscuros, Fabio Vale desnuda a realidade de que o estado do Rio Grande do Norte não possui, não sabe ou evita divulgar dados sobre a investigação de homicídios.
Neste mês o MPRN firmou convênio com o OBVIO para unificar informações sobre criminalidade e segurança pública, um grande passo para a promoção de maior transparência de dados e informações sobre a pauta da segurança. O convênio prevê um intercâmbio de informações entre as duas instituições, estabelecendo conexões entre os dados de forma a gerar diagnósticos e análises criminais.
Lembramos ainda que esse mês estaremos publicando Observatório Potiguar 2017, trabalho dos pesquisadores Ivenio Hermes e Thadeu Brandão e de toda equipe que participa do OBVIO – Observatório da Violência, um livro que apresenta um material mais amplo e aprofundado sobre a violência homicida.
Por enquanto, fique com o 17º Boletim Analítico-Científico Mensal, trabalho árduo e pro bono, do OBVIO – Observatório da Violência, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), cadastrado no CNPQ que conta com técnicos, pesquisadores e estudantes de várias instituições de nível superior do RN.
Boa leitura!
 
Acesse e faça o download do 17º Boletim OBVIO em http://bit.ly/OBVIO17-20