domingo , 17 de dezembro de 2017
Home / Destaques / OBVIO RN lança Boletim Especial sobre Violência Contra as Mulheres
OBVIO-FEMICÍDIOS-CAPA-ED-03

OBVIO RN lança Boletim Especial sobre Violência Contra as Mulheres

A violência letal é apenas a ponta do iceberg de violências com as quais as mulheres convivem. Elas são materializadas em lágrimas por perdas de seus entes queridos, pelo desamparo, pela incapacidade reagir, pela falta de meios de acesso a soluções, ao amparo necessário para tonar possível uma vida menos suscetível aos seus agressores.
O fato é que essas lágrimas não comovem a muitos gestores que minimizam e rotulam a violência pela qual as mulheres e outras minoria passam, por isso direcionam seus discursos e suas ações para promover a desculpa pela sua própria inépcia e falta de capacidade em prover as soluções ampliadas e necessárias para debelar a dor e enxugar o pranto de mulheres que sofrem a perda da morte… e as mulheres que sofrem a própria morte.
Nesse 4º Boletim Especial do OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional do RN, sobre Mortes Matadas de Mulheres, trazemos nosso protesto em forma desse estudo analítico-científico com abundância de dados e informações sobre a violência letal.
O primeiro protesto vem nas palavras de Thadeu Brandão em seu ensaio “Mulheres: Vítimas expostas de uma violência oculta”, que se integra às imagens de Iara Nóbrega com edição de arte de Ivenio Hermes, onde a integração texto-imagem-arte nos exorta à denúncia e à quebra do silêncio em relação a qualquer violência contra as mulheres. Na sequência, Cezar Alves traz a reflexão jornalística ”Feminicídios no RN: A causa, o motivo e a consequência”,  onde mostra algumas protagonistas da vitimização das mulheres em suas escala máxima, a morte, e nos mostra os rumos que a sociedade potiguar trilha para um futuro de mais dor e mais perdas que se acumularão nos anos do porvir.
Por fim, o Boletim Especial: Mortes Matadas de Mulheres, resume parte de nossa pesquisa científica, compondo falas e pensamentos de cientistas que não produzem conhecimento para seu auto engrandecimento, e sim para a sociedade e para a população, por isso mesmo não se calam nem se intimidam diante da inércia de gestores e políticos mal-intencionados.
O 4º Boletim Especial Analítico-Científico, é uma publicação extra do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, Instituto de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que congrega saberes interdisciplinares variados e direcionados para diagnósticos norteadores de soluções de problemas.
Boa leitura!
Acesse e faça o download do 4º Boletim Especial em http://bit.ly/ObvioFem4