segunda-feira , 18 de junho de 2018
Home / Cotidiano / Número de alunos autistas nas escolas municipais cresce mais de 29% em um ano
Número de alunos autistas nas escolas municipais cresce mais de 29% em um ano
Crescimento demanda preparo especial das equipes que irão atender às crianças.

Número de alunos autistas nas escolas municipais cresce mais de 29% em um ano

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer de Mossoró, o número de alunos com o espectro autista matriculados nas escolas municipais aumentou 29,29% em 2018 em comparação com o ano passado. Em 2017 eram 99 crianças autistas nas escolas. Neste ano de 2018 esse número saltou para 128.  Este crescimento demanda preparo especial das equipes que irão atender estas crianças.

“Devido a esse crescimento considerável se faz necessário fortalecer a formação continuada dos professores que fazem o atendimento especializado. O objetivo é promover a unidade nas ações de orientações para os alunos com autismo na rede municipal. Dessa forma o atendimento feito nas salas do ensino regular deve estar em conformidade com o atendimento do AEE”, disse a coordenadora do setor da Educação Especial, Selma Bedaque.

Na quarta-feira, 18, o setor da Educação Especial da Secretaria realizou o II Encontro de Professores de AEE, CADV, libras e intérpretes. O encontro é de formação continuada e prepara os professores para atender as crianças com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, e é voltado para os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), do CADV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual), além dos professores de libras e intérpretes.

A formação continuada aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e teve como foco a inclusão dos alunos com autismo matriculados nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação.

Confira os números detalhados de alunos autistas no município:

Educação Infantil

2017 – 35 autistas

2018 – 50 autistas

Zona Rural

2017 – 05 autistas

2018 – 10 autistas

Zona Urbana

2017 – 60 autistas

2018 – 75 autistas

Matrícula geral

2017 – 99 alunos autistas

2018 – 128 alunos autistas