terça-feira , 17 de setembro de 2019
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

TECNOLOGIA

A prefeita Rosalba Ciarlini assinou protocolo de intenções visando criar o Parque Tecnológico do Oeste Potiguar em Mossoró. O convênio foi assinado com as UERN e Ufersa, Senai, Senac e Sebrae. Rosalba destacou a união dos que se preocupam com o desenvolvimento de Mossoró.

IMPORTÂNCIA

Lahyre Neto

O secretário municipal de Desenvolvimento Ecônomico, Lahyre Rosado Neto, destacou o quanto a inovação e a tecnologia são vetores importantes para desenvolvimento econômico de Mossoró “Com a inovação e geração de novas tecnologias, pretendemos agregar valor à indústrias como a salineira, do petróleo, calcário, serviços”.

ENFRAQUECIMENTO

Com menos de 150 dias de governo, o poder do presidente Jair Bolsonaro vai se esvaindo. Eleito com 57.797.847, o que representou 55,13% da preferência dos eleitores, o presidente mostra sinais de enfraquecimento que aumenta a cada dia que passa.

FORTALECIMENTO

O desempenho do ex-deputado Rogério Marinho, nas negociações para a aprovação da reforma da Previdência, fortaleceram seu nome para ser indicado para a Casa Civil. Fala-se na substituição do ministro Onyx Lorenzoni que não tem bom relacionamento com o Congresso.

OPOSIÇÃO

Não existe oposição organizada contra Bolsonaro. Todos os atropelos são criados pelos seus correligionários e, sobretudo, por seus filhos, que recebem o apoio ostensivo do pai. Bolsonaro confunde a posição de presidente com o de chefe de família.

DESCRENÇA

Não somente os políticos, mas também os economistas acreditam que o presidente Jair Bolsonaro perdeu o momento mágico para realizar as reformas pretendidas por seu governo. Em relação à reforma da Previdência poderá ser conseguido um resultado apenas mediano.

PROJETO

O Congresso começa a admitir que os parlamentares deverão aprovar uma reforma da Previdência que sairá da Câmara e não a que foi enviada pelo Executivo. A decisão conta com o apoio do presidente, deputado Rodrigo Maia e das lideranças dos principais partidos políticos.

ORÇAMENTO

A governadora Fátima fala sobre a difícil situação do RN. Sem recursos próprios e sem apoio do governo federal ela explica que “no decorrer de 2019 e ao longo de 2020, os investimentos no Estado estarão restritos praticamente ao financiamento do Banco Mundial”.

CEMITÉRIO

Havia denúncias de que alguns municípios não realizavam partos, e as gestantes eram encaminhadas à Mossoró. Baraúna era um dos exemplos.  A coisa complicou. O cemitério de Baraúna não tem vagas e os mortos são sepultados em outras cidades.

FAKENEWS

Não se trata de fakenews ao pé da letra, mas a informação de que o ex-deputado Carlos Augusto e o secretário Pedro Almeida tinham tido uma altercação pode ser considerada como tal, ou então, má fé. A discussão nunca existiu e Carlos trata Pedro com respeito e lhaneza.

JORNALISMO

O saudoso jornalista Nilo Santos criou em Mossoró o termo de “Jornalismo Vontadoso”, que sempre existiu em Mossoró. Há comunicadores que se julgam formadores de opinião, e acreditam que tudo que escrevem é aceito pelos leitores sem qualquer contestação.

DENGUE

A Secretaria da Saúde do RN divulgou nota com o resultado do último levantamento de casos de dengue registrados no estado. Até 20 de abril, o órgão recebeu 5.457 notificações de pessoas atendidas nos hospitais com suspeita de dengue, com 1.330 casos confirmados.