quinta-feira , 23 de maio de 2019
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

EDUCAÇÃO

Novos presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do RN, conselheira Leideana Galvão e o educador Mizael Araújo Barreto, foram empossados nesta quarta-feira (15), com a presença dos membros do colegiado e do secretário de estado da Educação, Getúlio Marques.

ESTRADAS

O governo Fátima Bezerra vai criar grupos de trabalho dentro do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) para trabalhar em parceria com prefeituras, enfrentando os desafios na área de infraestrutura rodoviáira. A governadora determinou a participação da Federação dos Municíipos do RN nesse grupo.

CONTAS

Não é apenas a governadora Fátima Bezerra que enfrenta problemas com o Ministério Púbolico Eleitoral, que pediu a casação ou suspensão do mandato, antes da posse. Depois, o TRE negou mandado de segurança da empresa que prestou serviços a sua campanha e que tem tido dificuldades em comprovar as despesas.

PROTESTO

A governadora Fátima participou do protesto em Natal contra o corte de verbas do governo Bolsonaro para a educação. Além de auxiliares de governo, esteve acompanhado pedo presidente do Movimiento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, que disputou a presidência da República.

D6o9_okXkAEkhc8

ZENAIDE

Depois da governadora Fátima chegou a vez da senadora Zenaide Maia, acusada de irregularidades nas prestações de conta e de ocultação de doações de R$ 519 na época da campanha eleitoral..Em jenaiero, o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação de Zenaide, após o TRE/RN manter a reprovação de contas da senadora.

ELEIÇÕES

Às vésperas da eleições municipais, as articulações movimentam os bastidores. O prefeito Álvaro Dias quer disputar a reelaição, assim como os deputados federais Natália Bonavies de General Girão, o deputado estadual Kelps Lima e um médico que não exerce cargo político, Kleber Morais, diretor da Maternidade Januário Cicco.

SAÚDE

Problemas da saúde no Rio Grande do Norte movimientam os deputados estaduais ligados à área médica, que cobram da governadora Fátima solução para a crise no setor. Entre os que se pronunciaram sobre o assunto, os deputados Getúlio Rego, Bernardo Amorim, Galeno Torquato. Todos concordam que é preciso ajuda do governo federal.

ESTACIONAMENTO

A partir de 9 de junho, idosos e portadores de deficiência terão gratuidade em qualquer estacionamento no Rio Grande do Norte, conforme assegura a Lei Estadual 9.320/2010. Depois de todos esses anos, o Detran justifica que nunca foi procurado por ninguém solicitando essa autorização.

URGÊNCIA

O Senado aprovou o fim da carência de planos de saúde para casos de urgência e emergência. O mesmo projeto de lei, reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares,que hoje tem prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias.

PROVOCAÇÃO

Até correligionários do presidente Bolsonáro discordaram de sua declaração sobre a mobilização de ontem nas ruas, em todo Brasil, chamando os manifestantes de “idiotas úteis e massa de manobra e q2ue não sabem a fórmula da água”. Para o momento, a busca pela conciliação é mais importante que a provocação.

MOVIMENTO

O protesto em favor da educação foi grande, ocorreu em 228 municípios e em São Paulo fechou a Avenida Paulista por quatro horas. O governo saiu perdendo com grande movimento de rua contra si, em menos de quatro meses de mandato. Pior, não tem respostas às reivindicações, subestima o engajamento social nos atos e levando ao ressurgimento da oposição que estava sem rumo graças à própria incompetência.

REELEIÇÃO   

A procuradora Raquel Cândida não se inscreveu na lista de candidatos à Procuradoria da República para ser candidata à reeleição No entanto ela pode ser reeleita, caso o presidente da República a escolha, uma vez que Jair Bolsonaro não é obrigado a selecionar os nomes da lista para o cargo.