segunda-feira , 20 de maio de 2019
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

VACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa amanhã, segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

PESQUISAS

Qualquer pesquisa mexe com o imaginário eleitoral. E, quase sempre, radicaliza entre aqueles que ficam satisfeitos com os resultados apresentados e os que consideram o trabalho efetuado como uma encomenda de algum grupo político ou comercial.

ACEITAR

Em 1986, o candidato a governador Geraldo Melo foi surpreendido com a divulgação de uma pesquisa que lhe desfavorecia com uma diferença de 14 pontos em favor do adversário, deputado federal João Faustino, faltando somente 15 dias para a eleição.

DECLARAÇÃO

Geraldo Melo formou uma cadeia de emissoras de rádio e, para surpresa, afirmou que a pesquisa era verdadeira, mas que ele iria virar o resultado. O eleitor acreditou, demonstrou mais empenho e garantiu uma apertada vitória, mas elegendo Geraldo governador do RN.

SUCESSÃO

A sucessão municipal já faz parte dos comentários políticos, mas ainda há muito por acontecer. No RN, as forças principais estão divididas entre o presidente Jair Bolsonaro e a governadora Fátima Bezerra. É possível que o desempenho dos dois tenha reflexos no processo eleitoral.

OPOSTOS

Jair Bolsonaro representa o que há de mais radical no pensamento conservador, enquanto Fátima Bezerra é representante do partido dos trabalhadores. São políticos tradicionais, cada um com vários mandatos eletivos, mas se consideram “o novo” na política.

CONGRESSO

A renovação acentuada de parlamentares no Senado e na Câmara dos Deputados, até o momento, não está mostrando o efeito prático anunciado pelos que se elegeram em primeiro mandato. Os métodos utilizados na atuação política se mostram iguais aos dos antecessores.

CHUVAS

As fortes chuvas do fim de semana trouxeram água a reservatórios que se encontravam vazios dando condições à CAERN retomar o abastecimento de alguns municípios no Seridó. Em Santana do Mato, 145 mm arrombaram o açude do Sítio São Miguel, em Santana do Matos.

SIGILO

Preocupado com as reações contra a reforma da Previdência, o Governo decretou sigilo sobre estudos e pareceres técnicos que embasaram a Proposta de Emenda à Constituição da Previdência. As dificuldades para a aprovação crescem a cada dia que passa.

DESENTENDIMENTO

Nova crise entre a Procuradoria Geralda República e o Supremo Tribunal Federal. Depois de recuar na censura à revista Crusoé e a O Antagonista, o STF  liberou Lula a conceder entrevistas, a procuradora-geral Raquel Dodge disse ao Supremo que Lula não pode conceder entrevistas.