terça-feira , 16 de julho de 2019
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

GREVE

Houve tempo em que o atraso de salários dos profissionais médicos da APAMIM por apenas uma semana era motivo de paralisação dos médicos que atendem nessa entidade. Hoje, as mídias divulgam que os salários estão atrasados desde janeiro, mas as associações de classe não se manifestam.

REPASSES

Numa atitude política, a Prefeitura de Mossoró atrasava os repasses encaminhados pelo Ministério da Saúde sendo que, certa vez, a demora foi de 11 meses, sem que o Ministério Público e Judiciário apoiassem medidas para impedir essa política persecutória.

GREVE

Foram 39 dias de paralisação e, como previsto, o movimento foi encerrado sem que o sindicato conseguisse os resultados desejados. Mas, segundo o blá, blá, blá, dos dirigentes sindicais, “foi uma vitória da democracia contra a tirania, do diálogo contra a arbitrariedade.”

PREJUÍZO

Como sempre acontece em movimentos radicais dessa natureza, os principais prejudicados foram os alunos, que ficaram todo esse tempo sem a frequência em sala de aula. É preciso separar a política eleitoral sindical das lutas em defesa dos profissionais de classe.

PALESTRANTE

A União dos Vereadores do Brasil convidou o vereador Raniere Barbosa, de Natal, para ser palestrante do evento Marcha dos Vereadores. Ranieri irá abordar o tem “Cota para Exercício da Atividade Parlamentar – Verba de Gabinete”.

CONVOCAÇÃO

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró está convocando profissionais da área de saúde aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 01/2018, homologado no dia 17 de julho de 2018. A convocação foi para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Enfermeiro e Farmacêutico.

IDHM

O RN apresentou queda no Índice de Desenvolvimento Humano entre 2016 e 2017, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA. No item “longevidade”, no RN, as mulheres as mulheres estão melhores que os homens, são mais qualificadas, mas ganham menos.

PREVIDÊNCIA

Enquanto em Brasília, aprofunda-se a discussão sobre a previdência, no Rio Grande do Norte, fontes do governo estadual alertam que o rombo mensal do Instituto de Previdência é de cerca de R$ 120 milhões, constituindo-se em sério problema para a administração Fátima Bezerra.

VIOLÊNCIA

A diminuição nos índices de violência registrados no Rio Grande do Norte é um fenômeno nacional. O Brasil registrou uma queda de 25% no número de assassinatos nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

SUICÍDIO

O ex-presidente do Peru, Alan Garcia, preferiu o suicídio ao receber em sua casa ordem de prisão, acusado de corrupção em caso envolvendo a empresa Odebrecht. Garcia ainda foi atendido em hospital, em Lima, mas não resistiu.

BOLSONARO

O presidente brasileiro consta da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, sendo o único brasileiro a aparecer na relação. A ex-presidente Dilma Rousseff apareceu por diversas vezes nessa lista, criada em 2004.a