quinta-feira , 18 de abril de 2019
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

FRUTICULTURA

O setor continua sendo um dos pilares da economia potiguar. A partir do próximo mês, o melão do Rio Grande do Norte poderá chegar ao mercado chinês, dependendo tão somente da aprovação das barreiras sanitárias e burocráticas brasileiras.

HENRIQUE

O ex-deputado Henrique Alves não estava preparado para o choque de um rompimento com o primo-irmão Garibaldi Alves. Todo imbróglio foi criado pelo deputado federal Walter Alves, filho de Garibaldi, temeroso que Henrique retorne à política e dificulte sua reeleição.

FRAGILIZAÇÃO

Garibaldi e Henrique

O rompimento de Garibaldi/Walter Alves com Henrique Alves fragiliza mais ainda o MDB, que enfrenta sérias dificuldades, com debandada de filiados, investigações envolvendo seus principais líderes e filiados e o próprio enfraquecimento em nível nacional.

GILBERTO

Antes das declarações agressivas de Walter Alves, Henrique tentou evitar que Garibaldi oficializa-se a expulsão do ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Gilberto Martins, histórico partidário emedebista. Garibaldi não atendeu, alegando que Walter estava intransigente em relação ao assunto.

RECUPERAÇÃO

E por falar em Garibaldi, o ex-senador recebeu alta do Hospital Sírio Libanês e recupera-se bem da cirurgia cerebral a que foi submetido. Até o final da próxima semana Garibaldi retoma suas atividades normais, inclusive finalizando o processo de rompimento com Henrique.

ECONOMIA

O governo do RN espera economizar R$ 80 milhões com a revisão dos contratos e otimização dos recursos. A Controladoria Geral do Estado (Control) adianta que esse valor será economizado em contratos ligados à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

ILEGALIDADE

Cristiane Motta, irmã do ex-deputado Ricardo Motta e tia do deputado Rafael Motta está sendo investigada por receber ilegalmente, há anos, pensão deixada pelo pai, ex-deputado Clóvis Motta. Apesar de casada, Cristiane dizia ser solteira para não perder o benefício, mas a verdade foi descoberta. A Câmara suspendeu a aposentadoria.

AUDIÊNCIA

A Assembleia Legislativa do RN realizou ontem, quinta-feira (11), audiência para debater e buscar soluções para as demandas reprimidas no setor saúde pública. Proposta pelo deputado Getúlio Rego, a audiência revelou que 11 mil pacientes aguardam cirurgias eletivas, existindo 23 mil pedidos de ultrassonografia e oito mil de tomografias.

ROYALTIES

A governadora Fátima Bezerra vai lançar hoje, sexta-feira (12), o edital que tratará da operação para a venda antecipada dos royalties do petróleo. A intenção é utilizar os recursos arrecadados no pagamento a parte da dívida junto aos servidores públicos.

CRÍTICA

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) fez pronunciamento ontem, quinta-feira (12), cobrando governabilidade por parte da administração estadual. Para o parlamentar, o atual governo completou 100 dias em estagnação total, sem rumo, sem projeto e sem mensagens enviadas ao Legislativo.

LEVANTAMENTO

O jornal Folha de São Paulo fez levantamento sobre os cem primeiros dias do governo de Jair Bolsonaro e concluiu que foram cumpridos integralmente cerca de dois terços das metas que a gestão elencou para esse período. Foram alcançados 24 dos 35 objetivos apresentados.

ELEIÇÃO

Foi iniciada ontem, na Índia, a maior eleição jamais vista no planeta. Com uma população de 1,3 bilhão, cerca de 900 milhões são eleitores. Durante 40 dias, deverão renovar o Parlamento e encaminhar a escolha do novo primeiro-ministro., utilizando 800 mil urnas eletrônicas e 11 milhões de funcionários.