Notas da Redação

MUDANÇA
Reconhecer a realidade econômico-financeira em que se encontra o Rio Grande do Norte não significa dizer que a governadora Fátima precisa mudar seus princípios ideológicos para definir critérios para sua solução. Outros governadores do partido dos trabalhadores já iniciaram essas mudanças e estão sendo compreendidos por seus eleitores.

ADAPTAÇÃO
O processo de adaptação será demorado e até doloroso. Mesmo com a Previdência do RN quebrada, a governadora Fátima critica abertamente pontos da Reforma da Previdência enviada pelo Governo Federal enviada à Câmara dos Deputados. Mas, não apresenta nenhuma proposta para solucionar a crise local.

ECONOMIA
O ministro da Economia, Paulo Guerra, foi muito claro ao prevenir Fátima Bezerra de que o Governo Federal poderá ajudar o Rio Grande do Norte, desde que sua administração esteja disposta a executar medidas que resultem em economia de gastos e outros ajustes.

RECONHECIMENTO
O site oficial do Governo do Estado registra que o ministro da Economia, Paulo Guedes, reconhece o esforço que Estados como o Rio Grande do Norte vêm fazendo para enfrentar a crise e que, por isso, já está formatando um programa de socorro. Que seja!

BANCADA
A governadora Fátima convidou a bancada federal para acompanhá-la nas audiências que manteve em Brasília com ministros do governo Bolsonaro. É importante que mantenha essa conduta, ao contrário do antecessor que preferia conversar sozinho com os ministros.

DECRETO
No decreto de execução orçamentária e financeira do RN para 2019 publicado ontem (19) o Estado estabelece redução no custeio da máquina em R$ 208 milhões com cortes em água, energia, aluguel de veículos e contratação de pessoal, entre outros itens.

PARTICIPAÇÃO
A prefeita Rosalba Ciarlini participou do encontro da governadora Fátima Bezerra com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O ministro se comprometeu em garantir recursos para custear serviços que se encontram hoje sem financiamento, mantidos pelo Estado e Municípios.

ABASTECIMENTO
A situação dos maiores hospitais públicos do estado é caótica. O hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e o Tarcísio Maia, em Mossoró, funcionam em situação precária, com falta de materiais para realização de exames e ausência de medicamentos de uso básico. O quadro é preocupante.

MORO
Ausente do encontro do ministro Sérgio Moro, quando da apresentação do projeto de lei Anticrime, o secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Cel. Francisco Araújo participou da reunião com o ministro da Justiça para discutir o Sistema Único de Segurança Pública.

INSTÂNCIA
Sem mandato parlamentar, José Agripino, ex-governador e ex-senador teve uma ação penal em que é réu transferido do Supremo Tribunal Federal para a primeira instância. A ação investiga denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Perdeu o foro privilegiado.