terça-feira , 13 de novembro de 2018
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

ENTREVISTAS

Tempo exíguo e limitações impostas pela lei eleitoral fazem a campanha política deste ano diferente das que até então existiram. Os candidatos a presidente da República estão pautando suas agendas em encontros com entidades de classe, enquanto se inicia o período da propaganda gratuita.

PARTIDOS

Outro detalhe é que a infidelidade partidária está sendo vista por outro prisma, com as legendas liberando seus filiados para que participem de coligações com outros partidos, como forma de sobrevivência eleitoral. As contas são realizadas para saber as chances de eleição.

JUSTIÇA

Alguns candidatos estão assustados com a ação da justiça no período eleitoral. Ontem, o prefeito de Caicó e outros políticos locais foram presos, mas essa ação poderá ser repetida com candidatos no pleito atual, com prisões acontecendo em meio à mobilização política.

AGILIDADE

José-Agripino-Maia-960x733

Em outros casos, a apuração de denúncias contra políticos é agilizada, constrangendo candidatos durante o período eleitoral. Ontem, o STF indeferiu recursos do senador José Agripino para derrubar denúncia de recebimento de recursos da construtora OAS.

ALCKMIN

Promessa ou compromisso, Geraldo Alkmin afirma que se for eleito presidente da República retomará a política de valorização do salário mínimo, com reajustes superiores aos índices da inflação. É a retomada de uma das metas da administração petista, por um tucano.

 

TSE

A ministra Rosa Weber assumiu, ontem, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral e adiantou como será sua interpretação do caso Lula. Para ela, o TSE pode negar registro de candidatura “de ofício”, sem provocação do Ministério Público, candidatos ou partidos.

LULA

Candidatos ao governo do Rio Grande do Norte consideram que a posição de favoritismo da candidata Fátima Bezerra é reflexo do efeito Lula. Acreditam que a senadora deverá estabilizar no patamar de votos em que se encontra com o crescimento de seus concorrentes.

INTERROGAÇÃO

Seguidores do Carlos Eduardo Alves acreditam em seu crescimento na campanha, acreditando que outro concorrente, Robinson Faria, será atingido pelo desgaste do governo, com atraso no pagamento dos servidores e desaprovação da administração em setores como segurança e saúde.

IBOPE

Nova pesquisa Ibope será divulgada na próxima sexta-feira, a primeira desse instituto após as convenções partidárias. A TV Cabugi é a responsável pelo levantamento, lembrando que a primeira da série de pesquisas do Ibope foi contratada pelo jornal Tribuna do Norte.

PINHEIROE

Em Natal, o jornalista Joaquim Pinheiro lança nesta quarta-feira (15) o livro “Relatos, Notícias e Memórias”, com prefácio do jornalista, professor e empresário publicitário Ricardo Rosado. Na publicação, depoimentos de políticos como os senadores Garibaldi Alves e José Agripino.

FAKES

O Comitê Gestor da Internet do Brasil decidiu entrar no combate às notícias falsas no processo eleitoral pela internet. Em guia denominado Internet, Democracia e Eleições mostrará ao eleitor a separação do que é fato e o que é opinião, em publicação disponível gratuitamente na internet.