quarta-feira , 18 de julho de 2018
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

TEERATOMA

Os senadores querem saber da juíza quais são as regras no cumprimento da pena. Foto: Instituto Lula

Os principais representantes da cúpula do Judiciário comentaram a decisão do juiz federal Rogério Favreto para soltar Lula com termos como “teratoma jurídico”, contrariando a lógica dominante de maneira “óbvia e ululante”, sem entrar na etiologia do problema.

STF

Os embates entre ministros do Supremo Tribunal Federal, divulgados pela mídia, ou pela TV Justiça, mostram a discordância na posição de seus membros. Conhece-se, antecipadamente, seus resultados, conforme a Turma responsável pela decisão a ser tomada.

MORO

O próprio juiz de 1ª Instância, Sérgio Moro, nos julgamentos referentes à Operação Lava Jato já contrariou, por quatro vezes, ordens de tribunais superiores. A última delas, no domingo passado, mandou a Polícia Federal ignorar a ordem do juiz federal Rogério Favreto.

EMPRESÁRIO

Circulou, nos meios políticos, que o ex-presidente Lula teria aconselhado à candidata Fátima Bezerra escolher um companheiro de chapa ligado ao meio empresarial. Chegou-se até a falar no nome do ex-ministro Fernando Bezerra. Fátima não seguiu ou não conseguiu aplicar a sugestão.

ALENCAR

Em determinado momento, Lula foi obrigado a procurar um candidato ligado aos empresários para viabilizar sua reeleição à presidência da República. O mineiro José Alencar foi o nome escolhido e, aliás, demonstrou ser um ótimo companheiro, durante todo o mandato.

FIERN

A senadora Fátima Bezerra procurou o presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales, pedindo sugestões para seu programa de governo. O atendimento foi imediato, com a entrega à candidata do impresso “Mais RN”, aplicado durante os últimos quatro anos.

MOSSORÓ

Os candidatos ao Governo e ao Senado da República ainda não priorizaram Mossoró em suas agendas. Tudo passa pela decisão sobre a escolha do candidato a vice-governador. Como Fátima Bezerra já definiu o nome, resta conhecer a posição de Robinson e Carlos Eduardo.

PESQUISA

A Consult realizou pesquisa onde Mossoró recebeu um destaque especial. Além das perguntas constantes em qualquer pesquisa política, um enfoque especial nos candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, já de conhecimento interno dos interessados.

JÁCOME

O deputado federal Antônio Jácome, que disputará uma das vagas ao Senado, cumpriu sua promessa e dividiu os evangélicos candidatos a deputado federal. Para prejudicar Carla Dikson, anunciou as candidaturas dos irmãos Eriko Jácome, Pastor Edmilson e Thiago Cartaxo.

MDB

O partido sente a falta de Henrique Alves na coordenação da campanha, apesar da experiência do primo Garibaldi Filho na política. As lideranças lembram que a decisão de José Agripino em concorrer à Câmara dos Deputados também será negativa para o comando de campanha.

AGRESSIVIDADE

Embora a candidatura de José Agripino a deputado federal possa representar uma simples troca do espaço político do deputado Felipe Maia, seu filho, outros candidatos temem uma maior agressividade de Agripino em busca de uma votação mais expressiva.

INCÔMODOS

Não está de todo afastado a possibilidade de Henrique Alves disputar novamente a eleição para deputado federal. Dentro da mesma tese que se tentou para Lula, um mandato federal poderá facilitar sua mobilização em relação aos processos em que vem sendo acusado.