Notas da Redação

REELEIÇÃO
No gabinete do governador Robinson Faria há quem defenda a tese de que deverá ser candidato à reeleição. O argumento utilizado é que, na campanha em que foi eleito, o quadro era mais difícil do que o atual. Mesmo assim, derrotou Henrique no segundo turno da eleição.

RECUPERAÇÃO
Permanecendo no governo até o final do mandato, evitando desincompatibilizar-se para disputar outro cargo, poderá haver tempo para superar as principais causas do seu desgaste, como o atraso na folha de pagamento dos servidores e maior controle na segurança pública.

LARGADA
Superando em parte o desgaste administrativo, é sabido que a ocupação de um cargo no Executivo garante cerca de 30% ao candidato que levaria essa vantagem sobre os demais. E, os demais possíveis candidatos, não apresentam situação tão confortável como pode parecer.

CANDIDATOS

carlos-eduardo

Até o momento, existem dois nomes de peso para a disputa do cargo de governador, a senadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Outros nomes que afirmaram estar à disposição para essa disputa não estão tendo receptividade eleitoral.

INFLUÊNCIAS
A candidatura de Fátima Bezerra recebe influência direta da situação do ex-presidente Lula. Ninguém é capaz de afirmar, com certeza o que acontecerá daqui para frente. Enquanto isso, a indecisão de Carlos Eduardo atrapalha a organização de um bloco que apoie sua candidatura.

ASSEMBLEIA
Está prevista para as 9h30 a sessão solene de abertura da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 61ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RN, com a tradicional leitura anual da mensagem do governador. Há expectativa se o próprio governador Robinson Faria fará a leitura do documento.

MERGULHO
Nos últimos finais de semana, Rosalba e Carlos Augusto foram à Natal e conversam com o ex-governador Geraldo Melo e o vice-governador Fábio Dantas. Agora, visitarão países da Ásia, passando 20 dias longe das conversas. Eleições 2018, somente quando retornarem da viagem.

SEGURANÇA
O senador Eunício Oliveira destacou que segurança é a prioridade do Congresso para 2018: “Um novo sistema unificado de segurança pública permitirá mais rapidez na fiscalização, investigação e repressão mais modernos, para combater a nova configuração da criminalidade. ”

CÂMERAS
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, CIOSP, firmou parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do RN, ABIH, para instalação de câmeras de segurança em 80 hoteis da Via Costeira, oferecendo mais segurança no trecho que vai de Ponta Negra à Praia dos Artistas.

FEDERALIZAÇÃO
O secretário de Administração, Cristiano Feitosa, o Controlador Alexandre Azevedo e a chefe de Gabinete, tatiane Mendes, negaram que o governo tenha debatido sobre a federalização da UERN. Sabe-se que a proposta foi apenas uma sugestão de técnicos do Tesouro Nacional.

IMPRESSÃO
A procuradora-geral da República entrou com ação direta de inconstitucionalidade. Para Raquel Dodge, o voto impresso “caminha na contramão da proteção da garantia do anonimato do voto e significa verdadeiro retrocesso”. Na Câmara, a proposta do voto impresso foi do deputado Jair Bolsonaro.

HOMENAGEM
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, foi homenageado ontem (05) por juristas e colegas de tribunal, na Trattoria do Rosário, em Brasília.