Notas da Redação

FORÇA

Foto Agência PT
Foto Agência PT

¬Na primeira pesquisa de opinião pública após a condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4, a Datafolha apurou que o seu prestígio continua inabalado. Lula mantém os mesmos índices dos levantamentos anteriores e, se a eleição fosse hoje, seria eleito presidente da República.

PT
Após a publicação da pesquisa, o PT disse que, “excluir Lula do processo eleitoral significaria cassar o direito de voto da grande maioria dos eleitores, o que lançaria o país numa crise política e institucional de consequências imprevisíveis, mas inevitavelmente trágicas. “

PROJETOS
Terminado o período de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa pelo governador Robinson Faria, os deputados rejeitaram doze dos vinte projetos enviados pelo Executivo por entenderem que as medidas encaminhadas não sinalizavam para a solução dos problemas.

STF
Contando com a presença dos presidentes dos demais Poderes, o Supremo Tribunal Federal abre, nesta quinta-feira, o Ano Judiciário de 2018. A cerimônia está tendo mais repercussão que o início das sessões no Congresso Nacional. À tarde, haverá reunião do Plenário.

PREVIDÊNCIA
Na abertura do Ano Legislativo, amanhã (2) as atenções estão voltadas para a reforma da Previdência, em análise na Câmara dos Deputados. O reinício da discussão acontecerá a partir do dia 5 e a votação na primeira sessão após o carnaval, no dia 19 de fevereiro.

BARREIRA
Manifestantes contra a aprovação dos projetos enviados pelo governador à Assembleia impediam que deputados tivessem acesso ao plenário. Até mesmo o deputado Getúlio Rego, com posição igual ao dos servidores, foi hostilizado e impedido de entrar no prédio do Legislativo.

CANDIDATURA
De início admitiu-se que Henrique Alves apresentasse o nome de sua filha como candidata a deputada federal. Hoje, os amigos defendem sua própria candidatura, já que Henrique não foi condenado em qualquer instância e, portanto, sem dificuldades junto à Justiça Eleitoral.

PALANQUE
O governador Robinson Faria critica o que ele considera como antecipação do pleito eleitoral. Faltam cinco meses para as convenções que registrarão os candidatos e sete para a escolha do seu sucessor: “os que já estão no palanque eleitoral…estão no palanque do mal”.

CONSIGNADOS
O Banco do Brasil suspendeu a carteira de consignados para os servidores públicos do Estado. O motivo é que, há três meses, não recebe os repasses devidos. É mais uma dificuldade para Robinson administrar, pois a medida inviabiliza o pretendido financiamento para o 13º salário.

CASSAÇÃO
O Rio Grande do Norte é o Estado onde houve o maior número de prefeitos cassados. Ontem, foi a vez da prefeita Fernanda Costa e o vice, Ivanildinho Ferreira, de Santa Cruz, afastados pela Giselle Draeger que determinou a realização de novas eleições no município.

RECURSO
O deputado estadual Tomba Faria também sofreu punição imposta pela juíza, acusado de abuso de poder econômico e tornado inelegível por oito anos. Como as penalidades não possuem aplicação imediata, nem a prefeita Fernanda, nem o marido, deputado Tomba serão afastados dos cargos.

REPERCUSSÃO
O encontro entre os ex-governadores Geraldo Melo e Rosalba Ciarlini teve mais repercussão em Natal do que em Mossoró, onde poucos tomaram conhecimento dessa reunião. Geraldo valorizou a conversa que teve com Rosalba e Carlos Augusto e disse que voltarão a conversar.

PAGAMENTOS
Em artigo neste “Site”, Lahyre Neto mostra que “observando o total de dinheiro que passou pelo caixa da PMM, comparando-se ao primeiro ano de Rosalba, vê-se que Silveira teve 20,28% mais recursos em seu primeiro ano e Claudia Regina 16,5% a mais. Silveira foi o que mais teve dinheiro para administrar.

PAGAMENTOS II
“percebe-se que numericamente Rosalba pagou mais contas deixadas pelo antecessor do que Francisco e Claudia. Proporcionalmente, a atual gestora utilizou R$ 9,3% do total que teve nos cofres para pagar contas passadas, enquanto que Silveira utilizou 3% e Claudia 4%.