Notas da Redação

EQUILÍBRIO
Depois do encontro com representantes do Tesouro Nacional, o governador Robinson Faria declarou que o “levantamento está em andamento para colocarmos o Estado em uma situação na qual a despesa caiba na receita. O Estado tem que fazer o dever de casa”.

CONTRATEMPO
A Caixa Econômica Federal endureceu a liberação de crédito a Estados e Municípios sem garantia real da União. No RN, o governo corre para conseguir viabilizar a venda da Potigás ou garantir a venda da CAERN, além de possíveis adiantamentos de royalties de petróleo. Não está fácil conseguir verba para pagar os servidores em atraso.

IMPROBIDADE

Governador-Robinson-Faria

O governador Robinson está sendo investigado pelo Ministério Público por contas de ter as contas recusadas no TCE, aumento das dívidas a títulos de restos a pagar, crescimento do valor da folha de pagamento, entre outros. Está cada vez mais ser chefe de Executivo.

VICE
Até o momento, apenas o prefeito Carlos Eduardo tem demonstrado interesse em ter um nome de Mossoró como companheiro de chapa em sua candidatura ao governo do estado. Isso acontecendo, a escolha caberia à prefeita Rosalba Ciarlini que já teria o nome definido.

APOIO
Acontece que, ao que parece, a prefeita Rosalba não teria muito simpatia por um nome com sobrenome Alves. Não esqueceu que Garibaldi e Henrique Alves se entenderam com o senador José Agripino para o veto a sua reeleição, quando governadora do Rio Grande do Norte.

FÁTIIMA
Rosalba não fala em apoio a candidato ao governo. Entretanto, no caso de não apoiar Carlos Eduardo, a opção viável é acompanhar a candidatura de Fátima Bezerra ao governo. Faltam apenas seis meses para as convenções, mas a prefeita só se pronunciará mais adiante.

LULA
As pesquisas de opinião pública, nos próximos 60 dias, serão importantes para se avaliar o efeito eleitoral de Lula após sua condenação pelo TRF-4. Há quem acredite que sua aprovação poderá aumentar e também os que acreditem que inicia seu declínio na aceitação popular.

EFEITO
Mantendo a popularidade, Lula terá mais influência no apoio aos candidatos do PT e Fátima Bezerra será diretamente beneficiada em sua disputa pelo governo. Um bom desempenho na campanha poderá ajudar na eleição de um dos candidatos ao Senado de sua coligação.

SACERDOTES
Alguns padres, estão combatendo os parlamentares que votaram pela reforma trabalhista com simples registro e crítica, ou de forma muito agressiva. Na Paraíba, o padre Adauto Tavares, de Pirpirituba, diz que eles são bandidos iguais a Fernandinho Beira Mar.

PARELHAS
No Rio Grande do Norte, o padre Josenilton Hipólito, da Paróquia de São Sebastião, classificou os deputados e senadores que votaram a favor da reforma Trabalhista de “maus cristãos”. Essa campanha acontece em praticamente todos os municípios brasileiros. E também nas igrejas do RN.