Notas da Redação

SUCESSÃO

Fernando Collor

O senador Fernando Collor de Mello, que derrotou Lula na primeira eleição direta para presidente em 1989, mas que foi afastado por meio de impeachment aprovado no Congresso Nacional, confirmou que será novamente candidato a presidente da República.

DEFENSOR
Mesmo fazendo parte da bancada de oposição ao governador Robinson Faria, o deputado José Dias tem sido um forte defensor do pacote fiscal encaminhado pelo Executivo. Justifica que o momento é de extrema gravidade e, sem as reformas, não será possível a recuperação do RN.

AGRIPINO
José Agripino acompanhou de perto o desfecho do problema político entre Geraldo Melo, ex-presidente de honra do MDB, que pretendia ser candidato ao Senado e Garibaldi Alves. Sem a candidatura de Geraldo, Agripino e Garibaldi repetirão a dobradinha pela reeleição ao Senado.

CANDIDATURA
Quando solicitou afastamento do MDB, como filiado e como Presidente de Honra, Geraldo deixou a interrogação se disputará uma cadeira ao Senado por outra legenda. Depois de seu nome aparecer como 2º colocado em pesquisa estimulada para o governo, alguns partidos estão cortejando o ex-senador.

TEMPO
O curto tempo que resta para a eleição de 2018, em 7 de outubro, dificilmente haverá candidatura capaz de derrotar um dos dois atuais senadores, Agripino e Garibaldi. Somente um “estouro” na candidatura de Fátima Bezerra ao Senado seria capaz de modificar o quadro.

ESCOLHA
O empresário Tião Couto deixou o PSDB alegando falta de espaço político. A primeira exigência foi o rompimento do partido com o governador Robinson Faria. Não foi atendido. Procurou as lideranças nacionais e também não foi ouvido. Deixou o tucanato e assinará ficha em outro partido.

ESCLARECIMENTO
O Governo do Estado teve o cuidado de esclarecer que a demissão de 86 servidores da UERN não faz parte do pacote fiscal “RN Urgente”. Os 900 servidores que serão demitidos estão entre os cargos comissionados e celetistas. As demissões da UERN foram determinadas pelo STF.

INVERNO
As últimas chuvas caídas em todas as regiões do Rio Grande do Norte têm animado os agricultores que não suportariam mais um ano em regime de estiagem. As chuvas também confirmam as previsões da Emparn que falam em inverno igual ou superior aos anteriores.

PAGAMENTO
Enquanto a Assembleia discute o pacote de reformas encaminhado pelo Executivo, o Governo do Estado avisou que em 6 de fevereiro encerrará o pagamento dos servidores, referente ao mês de dezembro. Estão em dia os servidores da educação e os da administração indireta.

ILUMINAÇÃO
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, instituiu o programa “Luz pela Paz”. As lâmpadas comuns serão substituídas por lâmpadas de vapor de sódio’, luminárias de LED com o objetivo de melhorar a iluminação pública e garantir mais segurança ao cidadão.

ROBOT
Os cientistas estão construindo um robot, o “ Medidor de Poder”, uma base de dados que reúne informações sobre leis, o patrimônio dos políticos, as doações recebidas pelas campanhas, os projetos de lei já propostos e os gastos com cotas e emendas parlamentares.

LULA
Mossoró participará do movimento nacional em defesa da candidatura de Lula, com a instalação do Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato, segunda-feira (22), na Praça Rodolfo Fernandes.