Notas da Redação

SUCESSÃO
A tensão política está atrasando o andamento das eleições de 2018. Além do que se observa em nível nacional, o Rio Grande do Norte convive com uma das maiores crises, tanto na área administrativa quanto na política, imobilizando as lideranças responsáveis por esses setores.

RETROVISOR
O eleitor não aceita mais as justificativas de governantes que responsabilizam os antecessores pelo caos que administram. Na pior das hipóteses, eles teriam a responsabilidade de, pelo menos, evitarem que a situação se transformasse em calamidade.

CRÍTICA
Ontem, no programa Repórter 98, apresentado por Felinto Rodrigues, o senador José Agripino foi perguntado sobre a diferença entre a Paraíba, sempre bem no aspecto político- administrativo e o RN, em crise permanente. Resposta: “a sucessão de bons governantes”.

DEMISSÕES

José-Agripino-Maia-960x733

José Agripino lembrou que encontrou o Rio Grande do Norte em situação crítica quando assumiu o governo pela primeira vez. Foi obrigado a adotar medidas antipáticas para superar a situação, entre elas, a demissão de 4.000 (quatro mil) funcionários, de uma só vez.

AUTORIZAÇÃO
A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, o Governo do Estado sacar recursos do Fundo Previdenciário. Foram 14 votos favoráveis e 9 contráris. O dinheiro restante do Funfir está em aplicações a vencer e somam cerca de R$ 400 milhões, para reposição em 2040.

VOTOS
Votaram contra a autorização do saque do fundo previdenciário os deputados estaduais Carlos Augusto (PSD), Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Fernandes (MBD), Hermano Morais (MDB), Kelps (SDD), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia.

ROMPIMENTO
Depois da conversa com o senador Garibaldi Filho, Geraldo Melo entendeu que não havia interesse do seu partido, o MDB, em sua candidatura ao Senado. Por conta disso, anunciou sua desfiliação ao partido e buscará outra legenda que se interesse por seu projeto político.

TIÃO
O empresário Tião Couto comunicou pessoalmente ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente do PSDB, que pedirá desfiliação do partido. Mesmo sem definir o cargo que pretende disputar, Tião procura um partido que lhe ofereça mais liberdade de decisão.

ESPAÇO

Se os empresários estão com sede de política, os políticos estão desejosos de empresários que queiram disputar cargos eletivos. Roberto Luis Barcelos, maior produtor mundial de melão, está sendo cortejado por todos partidos políticos do RN para ser candidato ao Senado.

EDUCAÇÃO
O presidente Michel Temer assinou liberação de R$ 21,7 milhões para o fortalecimento e ampliação de vagas nas escolas estaduais de ensino médico em tempo integral. Os recursos fazem parte do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

VEJA
Lula ocupa a capa da revista de maior circulação nacional. A veja traz a foto dos três juízes que julgarão Lula e sentencia: “Lula, na um passo do abismo. Quem são e o que pensam os três juízes que irão decidir o futuro do ex-presidente da República.
¬¬