quarta-feira , 26 de setembro de 2018
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

CENTENÁRIO

Vingt Rosado

A coluna registra, hoje, o centenário de Jerônimo Vingt Rosado Maia, considerado pelo ex-governador Cortez Pereira como a maior vocação política que o Rio Grande do Norte já teve. Vingt, como era chamado, dedicou toda sua existência a trabalhar em favor do RN e sobretudo por Mossoró.

FÁBIO
O vice-governador Fábio Dantas tem sido o principal articulador no processo de votação dos projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa pelo governador Robinson Faria, pelo fato de estar desgastado junto aos deputados estaduais, como é o caso de Robinson.

PRESSÃO
O presidente Temer é acusado de negociar liberação de emendas parlamentares em troca de votos no Congresso Nacional. No RN, há denúncias de deputados estaduais sendo ameaçados com a retirada de apoios políticos nos municípios e demissão de indicados para cargos de confiança.

SINDICALISTAS
No auge das manifestações, um telefonema vindo da Governadoria para alguns líderes sindicais esfriou o calor da manifestação. Caso não se retirassem, juntamente com a claque barulhenta, ¬¬¬¬¬perderiam as funções gratificadas que ocupam no Governo. O efeito foi imediato.

SURPRESA
O governador Robinson Faria mostrou-se surpreso com os votos contrários à convocação extraordinária da Assembleia dos deputados Larissa Rosado, Márcia Maia, Fernando Mineiro e Carlos Augusto, este, da bancada situacionista na Assembleia Legislativa.

CARLOS
O deputado estadual Carlos Augusto, correligionário e filiado ao mesmo partido político do governador, votou com a oposição. O Diário Oficial do Estado deverá publicar, ainda hoje, a demissão de todos os cargos indicados pelo deputado, quando correligionário do governo.

LARISSA
Em relação à convocação extraordinária, a deputada Larissa Rosado pode tomar suas posições com total independência. Não possui vínculos com a administração Robinson Faria e votará conforme sua consciência. Larissa tem sido intransigente defensora da Universidade Estadual.

FILIAÇÃO
Parece decidido que o vice-governador Fábio Dantas e a deputada Cristiane Dantas não terão o PSD, partido do governador Robinson, como escolha para filiação partidária. Fábio prefere ¬¬–assumir a direção estadual de outra legenda, com independência para tomar decisões futuras.

UERN
Nos corredores da Universidade Estadual comenta-se que a pressão exercida pelo Governo se deve ao fato da indicação dos cargos comissionados serem de exclusiva indicação dos meios universitários. Fossem indicação do governador o caso seria visto por um ângulo diferente.

EDUCAÇÃO
A secretaria de Educação determinou a abertura de sindicância para averiguar denúncias de que professores da rede estadual não estavam cumprindo o horário, mas dividem o salário com outros professores que, de fato, são os responsáveis pela ministração das aulas.

GARIBALDI
O senador Garibaldi, esteve ontem, em Tibau, sendo recepcionado pela vereadora Izabel Montenegro. Concedeu entrevistas e reafirmou o apoio à reforma da Previdência proposta pelo presidente Temer e, também, às mensagens enviadas à Assembleia pelo governador Robinson Faria.

WALTER
O deputado federal Walter Alves acompanhou o pai, senador Garibaldi, na visita que fez a Tibau. Dizem que prefere outro candidato a governador que não Carlos Eduardo; o palanque ficaria pesado com candidatos a senador, governador, deputado federal e deputado estadual da família Alves.

SEGURANÇA
Embora não se fale em tranquilidade, os senadores José Agripino e Garibaldi acreditam que o pouco tempo que falta para a eleição é fator de mais segurança para suas reeleições. Somente um crescimento excepcional da candidatura Fátima Bezerra ao governo poderia alavancar outros nomes, como o da deputada Zenaide Maia.