Notas da Redação

GREVE
Os professores da UERN receberam apoio de entidades de classe que se mostraram solidárias com o movimento grevista reivindicando pagamento salários atrasados. Esse apoio está sendo ampliado a outros servidores que também estão com sus atividades paralisadas.

SUPERMERCADOS
Atingido diretamente pela falta de pagamento dos servidores os Supermercados do RN divulgaram nota de solidariedade aos servidores públicos, dizendo esperar “que os órgãos responsáveis tomem as medidas necessárias de forma urgente e efetiva” para solução desse problema.

TRANSPORTE
O servidor da saúde que permanece em atividade encontra dificuldade para acesso ao local de serviço. Reconhecendo o problema, a secretária da Saúde está disponibilizando transporte para o deslocamento dos servidores aos locais de trabalho e retorno às suas residências.

ROUBOS

supermercado

Com policiais militares e civis em greve, aumentaram os números da violência no estado. Em Natal, por exemplo, estabelecimentos comerciais foram saqueados e o registro de veículos roubados dobrou, passando de vinte para quarenta, em cada vinte e quatro horas.

REFORÇO
Com apenas 20 do efetivo em atividade, o governador Robinson pediu socorro ao Governo Federal que autorizou o envio de mais 70 integrantes da Força Nacional para o RN. Esse número é insuficiente diante da crise existente. Para Mossoró não virá nenhum reforço.

CALENDÁRIO
O governador Robinson anunciou novo calendário de pagamento que será efetuado quando da chegada do auxílio concedido pelo Governo Federal, em torno de R$ 600 milhões, devendo concluir o pagamento referente a 2017 no final de janeiro de 2018.

CONDICIONAMENTO
O Correio Braziliense noticiou que o Planalto condicionou o repasse financeiro ao RN à reforma na previdência estadual, aumentando o índice de contribuição previdenciária do servidor público. Na Assembleia, essa matéria foi retirada de pauta e não tem previsão para votação.

MUDANÇA
O deputado estadual Fernando Mineiro já foi líder do governo Robinson Faria na Assembleia Legislativa. Candidato a deputado federal, mudou de posição e passou a somar na bancada de oposição, liderada pelo deputado Kelps Lima, do Solidariedade.

POLÍTICA
O senador Garibaldi Alves, o deputado Fernando Mineiro e o empresário Jorge do Rosário movimentaram a semana política em Mossoró. O primeiro é candidato à reeleição, o segundo disputará uma cadeira de deputado federal e o terceiro estreia como candidato a deputado estadual.

TIÃO
Jorge do Rosário foi companheiro de Tião na chapa que disputou com Rosalba a prefeitura de Mossoró. Tião compareceu ao lançamento da candidatura do amigo Jorge, mas não

APOIO
O senador Garibaldi Alves veio para solenidade da prefeitura municipal e esteve todo tempo colado à prefeita Rosalba Ciarlini que poderá apoiar sua candidatura à reeleição. Quando se fale em apoiar a candidatura de José Agripino, Rosalba não esconde sua antipatia pelo nome.

ZENAIDE
A deputada Zenaide Maia pretende intensificar sua campanha como candidata ao Senado a partir do próximo mês de janeiro. Entusiasmada com os resultados das pesquisas, acredita que poderá tomar o lugar de um dos atuais senadores, Agripino ou Garibaldi.

MEIRELLES
O programa eleitoral do PSD foi o lançamento explícito da candidatura do ministro Henrique Meirelles à presidência da República. Entretanto, ainda falta o apoio do presidente Michel Temer que, a cada dia que passa, acena para uma possível candidatura à reeleição.

PREVIDÊNCIA
Sobre previdência social, Meirelles evitou falar em reforma, preferindo usar termo mais suave, como “a Nova Previdência” capaz de garantir o pagamento das aposentadorias. Consultado sobre o assunto Temer lembrou Ulysses Guimarães: “Eu não postulo. Eu me posiciono.”