quinta-feira , 13 de dezembro de 2018
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

FESTA
Mossoró viverá, amanhã (13), sua maior festa religiosa, que também é a maior do estado e a que traz maior número de turistas à cidade. Mais de 100 mil pessoas acompanharão, em procissão, a imagem da santa padroeira pelas ruas da cidade, encerrando período de 10 dias de festividades.

ZENAIDE
É preciso prestar atenção na movimentação da deputada federal Zenaide Maia pelas cidades do RN. A posição de Zenaide contra os projetos de lei encaminhados ao Congresso pelo presidente Temer tem-lhe rendido pontos positivos, com aplausos por onde quer que passe.

PROCISSÃO
A deputada Zenaide aproveitou a festa de Santa Luzia para testar sua popularidade. Aplaudida no interior da Igreja Matriz, ainda ganhou elogio público do padre oficiante da cerimônia. Gostou, e volta amanhã para acompanhar a procissão.

AUDIÊNCIA
Finalmente, o governador Robinson Faria vai receber os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A audiência está marcada para a próxima sexta-feira, quando os professores apresentarão suas reivindicações, sobretudo o pagamento em dia dos salários.

CANDIDATURA
Quando admitiu disputar o cargo de senador, Zenaide parecia estar procurando uma solução para o fato do irmão, ex-deputado João Maia, anunciar sua disposição em disputar a reeleição, mas terminou ganhando a simpatia de parte da população que poderá apoiá-la numa disputa pelo Senado.

REELEIÇÃO
Ninguém discute que os atuais senadores, Garibaldi Alves e José Agripino são fortes candidatos com nomes conhecidos por terem disputado eleições para prefeito, deputado estadual, governador e senador da República, mas há quem aposte que os tempos estão diferentes.

INDEFINIÇÃO
O quadro político para 2018 caracteriza-se pela indefinição, sobretudo no que diz respeito aos nomes que disputarão o governo do Estado. Os candidatos estão cautelosos e as alianças que serão efetivadas não estão previamente formadas, como acontecia em eleições anteriores.

CANDIDATURAS
Além do nome da deputada Zenaide como postulante ao Senado, o vice-governador Fábio Dantas, o deputado Ezequiel Ferreira e o empresário Tião Couto e o desembargador Cláudio Santos se articulam para que seus nomes sejam avaliados para disputa de candidaturas majoritárias.

FLÁVIO
O ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, esteve em Natal, ontem e, além da audiência com o governador Robinson Faria, fez questão de acompanhar os empresários Nevaldo e Flávio Rocha em visita às instalações da Confecções Gurarapes, maior empregador privado no RN.

MOSSORÓ
A cidade se encontra nessa situação de imprevisibilidade em relação às eleições majoritárias. É difícil saber quem estará com quem, ou seja, como estarão as estruturas de apoio aos candidatos, embora seja fácil imaginar que situação e oposição à Rosalba apoiarão candidatos diferentes.

ASSEMBLEIA
Dezesseis personalidades receberão na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa do RN, Medalhas do Mérito Legislativo, Social e Cultural. Este ano a Casa concederá, pela primeira vez, a Medalha do Mérito Educacional “Noilde Ramalho” que durante muitos anos dirigiu a Escola Doméstica de Natal.

PESQUISA
No Nordeste, pesquisas eleitorais mostram mudança nas posições dos candidatos a presidente da República. O Instituto de Pesquisas e Estratégias mostra o presidente Lula na frente, com 49% das intenções de voto, Ciro Gomes em segundo, com 17% e Bolsonaro em terceiro, com 16%.

CONDENÇÃO
Voto vencido em algumas decisões no TSE, o ministro Gilmar Mendes advertiu os candidatos, principalmente Lula e Bolsonaro, sobre a possibilidade de condenação por abuso de poder econômico e campanha antecipada, com possibilidade de cassação de eventual diplomação.