Notas da Redação

CONTAS
Em parecer que preencheu 55 páginas, o Tribunal de Contas do RN reprovou as contas do governador Robinson Faria referente ao ano de 2016. O governador informou que entrará com pedido de reconsideração logo que seja notificado pelo Tribunal sobre o assunto.

DISTANCIAMENTO
Com tantos problemas a enfrentar vai ficando cada vez mais distante qualquer possibilidade de candidatura à reeleição de Robinson. Os amigos defendem que ele permaneça no governo, participando do pleito com inteira imparcialidade.

RECURSOS
Enquanto os governadores estão com a língua de fora, o Governo Federal acena para uma ajuda de mais de R$ 2 bilhões em recursos para os municípios, mas somente em 2018. Para isso acontecer informa que o apoio só ser possível com a aprovação da Reforma da Previdência

APOIO
Permanecendo no cargo até fim do mandato, existe a possibilidade de Robinson ter candidato a sua sucessão, ajudando de alguma forma o candidato que tiver sua preferência, mesmo de forma discreta, como aconteceu com o apoio que recebeu da governadora Rosalba Ciarlini.

VICE
Entre os mossoroenses, existe a quase certeza de que os candidatos ao cargo de vice-governador sairão da cidade. Isso tem tudo para acontecer, mas não está afastada a hipótese desse nome ser escolhido entre lideranças da área metropolitana de Natal.

BETINHO
Quem se articula para ser indicado por Rosalba para ser candidato a vice-governador é o ex-deputado federal Betinho Rosado. A prefeita mantém silêncio sobre o assunto, mas o ex-deputado tem mantido contatos, em Natal, sobre assunto, tentando viabilizar o nome.

REAÇÃO
Peemedebistas mais tradicionais estranharam o comportamento do senador Garibaldi Alves que veio à Mossoró para a reinauguração do Sesc e evitou conversar com representantes da imprensa. Garibaldi é candidato à reeleição e sabe que, em 2018, deve acontecer alguma coisa diferente.

FILA
No levantamento sobre situação da saúde pública nos estados verificou-se que, no Rio Grande do Norte, 1.135 pacientes aguardam pacientemente na fila de espera para realização de uma cirurgia. Cirurgias de catarata, hérnias, vesícula e amigdalas representam metade dos casos.

GREVE
Essa situação tende a se agravar por conta da greve que vem sendo mantida pela classe médica em greve há vários dias, sem que o Estado atende às reivindicações apresentadas pelos profissionais da saúde.

LULA
A pesquisa DataFolha mostrou consolidação de Lula como primeiro colocado na disputa presidencial e o deputado Jair Bolsonaro como segundo colocado. Havia a aposta de que Lula cairia no momento em que fosse condenado pelo juiz Sérgio Moro, mas aconteceu o contrário.

PROBLEMA
Ao que tudo indica, o julgamento de Lula na 2ª Instância poderá ocorrer antes de possível registro de sua candidatura a presidente. Chamou atenção dos petistas a pressa com que o parecer do relator do processo foi entregue, logo depois da divulgação da pesquisa.

INTERPRETAÇÃO
A declaração de inelegibilidade de Lula pelos tribunais começa a parecer uma tentativa de tirar o ex-presidente da disputa eleitoral no tapetão. Mesmo que existam provas suficientes, seus defensores advogam que não houve nem está havendo o mesmo rigor em relação a outros políticos que se encontram na mesma situação.