Notas da Redação

ACÔRDO
O acordo que está sendo gestado entre o PMDB e o PT extrapola as fronteiras estaduais e se estende às eleições presidenciais. O entendimento está sendo conduzido pelo ex-presidente Lula, de um lado, e a cúpula do PMDB, representada pelo presidente Michel Temer.

REPETIÇÃO
A senha foi dada por Lula que disse que “perdoa os golpistas”. Quer superar as dificuldades no PT, ressentido com o PMDB, por conta do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a posse de Temer na presidência, episódio até hoje considerado como um golpe de Estado.

REABILITAÇÃO
O ex-presidente Lula sempre foi pragmático em suas atitudes políticas. Enfrenta dificuldades que podem parecer intransponíveis para alguns, mas, como líder maior do PT, sabe da necessidade de adotar medidas extremas para a retomada da liderança política nacional.

PRESIDENTE
O projeto que está sendo elaborado, e já conta com o apoio de boa parte dos dois partidos, é a repetição de eleições anteriores, com o PT ficando responsável pela indicação do candidato a presidente da República e o PMDB participando com o candidato e vice-presidente.

CANDIDATO

Dilma e Lua

Nesse entendimento, o PT apresenta o nome de uma candidata que parece imbatível, Dilma Roussef, que disputaria novamente o cargo de presidente da República, cabendo ao PMDB definir o nome do candidato a vice-presidente, ainda não escolhido.

ESTADOS
A coligação entre os dois partidos estimula o entendimento nas eleições estaduais. No Rio Grande do Norte, até o DEM entra no acordo, com a candidatura do senador José Agripino à reeleição. O importante passa a ser a eleição de Fátima Bezerra para o governo estadual.

EMPECILHO
A posição do PMDB no RN passa pela decisão do prefeito Carlos Eduardo em disputar o governo do estado. Mesmo sendo filiado ao PDT existe compromisso do PMDB estadual com essa candidatura. Em 2010, Carlos disputou o cargo em 2010, perdendo para Rosalba e Iberê.

GERALDO
O ex-governador Geraldo Melo escreveu ao senador Garibaldi Alves, presidente do PMDB/RN. Dizendo da intenção de ser candidato ao Senado. Garibaldi confirmou o recebimento, pelo telefone, disse que conversariam sobre o assunto, e silenciou. Não deu mais qualquer notícia.

VIOLÊNCIA
Pelas estatísticas apresentadas, no Rio Grande do Norte, outubro foi o segundo mês menos violento deste ano. Foram 176 homicídios, contra 227 mortes registradas em setembro. Com 2050 mortes, houve aumento de 23,8% em relação ao ano passado, no mesmo período.

CAPAS DE REVISTAS
ISTOÉ: traz a foto do brasão da República, com os dizeres “Começa a campanha da mentira. A menos de um ano da eleição, pré-candidatos à Presidência fazem da falácia e do populismo barato o motor da campanha antecipada. Na era dos robôs de redes sociais e das fake News, vale tudo para iludir novamente o eleitor. “

VEJA: meia face de Lula e Bolsonaro, lado a lado, “A política que assusta. Com Lula e Bolsonaro liderando as pesquisas, ganha fôlego a busca por nomes de centro, como Luciano Huck e Henrique Meirelles. No topo da página, matéria sobre assédio sexual.

ÉPOCA: a capa traz uma foto de mulher com face de sofrimento e a matéria “ VIOLÊNCIA, A Polícia que Mata. Havia mais de uma década a polícia de São Paulo não matava tanto. Época mostra com exclusividade o policial matador. E como é difícil puni-lo pelos abusos cometidos.”