Notas da Redação

OPOSIÇÃO

Fátima

A campanha política começa a apresentar seus primeiros movimentos com relação a 2018. A senadora Fátima Bezerra, com estilo bem mais agressivo que os seus possíveis futuros concorrentes, está assumindo o comando da oposição ao governo Robinson Faria.

EMENDAS
Deputados Federais da oposição e do governo, sem exceção, foram contemplados com a liberação das emendas impositivas aprovadas no Orçamento da União e que o governo é obrigado a liberar até o final do ano. No Rio Grande do Norte não foi diferente.

OPOSIÇÃO
A oposição gostou de ver suas emendas liberadas e entregues nos locais de destino. Mas, de forma sorrateira, divulgou que a base aliada recebeu essas emendas para que votassem em favor de Temer, mesmo que ela tenha votado contra e recebido suas dotações orçamentárias.

ESTADO
No Rio Grande do Norte, votaram pelo afastamento do presidente Michel Temer os deputados federais Zenaide Maia, Rafael Motta e Antônio Jácome. Todos tiveram emendas federais liberadas não tendo como reclamar, nesse aspecto, do presidente da República.

BASE
Após a votação no plenário da Câmara, onde 251 deputados se mostraram favoráveis a Temer e 233 votaram pelo seu afastamento, o presidente deverá compor sua base aliada com esse número que lhe apoiou e, com ele, deverá governar até 31 de dezembro de 2018.

ISS
A oposição à prefeita Rosalba Ciarlini conseguiu impedir a aprovação do projeto do Executivo que altera a cobrança do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), esvaziando a sessão ordinária de ontem (25) que não alcançou o quórum necessário à discussão da matéria.

OPINIÕES
O vereador Alex Moacir, líder do governo disse que “a discussão tem sido mais política do que técnica”, enquanto a vereadora Izolda Dantas, da oposição afirmou que este “não é o momento de revermos a cobrança de impostos” e propôs audiência pública sobre o tema.

GARIBALDI
O senador Garibaldi Filho solicitou ao governo federal atendimento ao pleito dos prefeitos do RN no sentido da obtenção de ajuda para solucionar a crise financeira que estão atravessando. “A situação é desesperadora, ao ponto de o prefeito demitir funcionários contratados”.

FÁTIMA
A senadora Fátima Bezerra, que também participou da reunião com os prefeitos defende que essa ajuda seja viabiliza por meio de uma Medida Provisória no valor de R$ 4 bilhões, pois somente dessa maneira as prefeituras terão condições de fechar suas contas em 2017.

EXEMPLO
A Assembleia Legislativa do RN e a câmara Municipal de Natal fundamentaram suas votações no exemplo do Senado, que reintegrou Aécio Neves no cargo de senador. E decidiram que o deputado Ricardo Motta e o vereador Raniere Barbosa retornassem aos seus devidos cargos.

FOLHA
O governo estadual considera um avanço a folha de pessoal da UERN passar a ser administrada pela secretaria de Administração. Antes, o Estado era informado apenas do total de recursos que seriam transferidos à instituição. Na prática, não haverá mudanças nos valores até hoje pagos pelo erário.

VIOLÊNCIA
A violência continua a amedrontar o norte-rio-grandense, mas um dado preocupante mostra a incapacidade do aparelho policiar em relação ao problema. Dados oficiais revelam que menos de 15% dos autores desses crimes conseguem ser identificados pela polícia.

IMPRESSO
A partir do dia 1º de dezembro o Diário Oficial da União deixa de circular em sua forma impressa e terá apenas a versão digital. A publicação que já teve 90 mil impressos por dia, este ano, tinha 6 mil exemplares diárias em circulação. O primeiro exemplar foi de 1º de outubro de 1862.

LEONARDO
De autoria do norte-americano Walter Isaacson, ex-editor do Times, a biografia “Leonardo da Vinci” é o primeiro colocado na pré-venda da Amazon.com. Nascido em 1542, Leonardo, além de pintar a Mona Lisa, pensou o helicóptero, a bicicleta, a prancha de esqui, a asa-delta, as máquinas de guerra e até o tamanho da língua do pica-pau.