sábado , 25 de novembro de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

PESQUISA
Faltando menos de um ano para a eleição de candidatos que concorrerão a cargos eletivos em 2018, o quando apresentado pelo Instituto Certus, na pesquisa realizada em Natal, é o mesmo que se observa em todo Brasil, isto é, 52,80% não se definiram ainda por nenhum nome.

DESGASTE
Não se deve admitir que é somente o desgaste atual que sofre a classe política o responsável por essa indefinição. Há candidatos, como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, que ainda não assumiram suas candidaturas, para evitar a “queimação” natural que ocorre nesse período.

GARIBALDI
Chamou atenção na pesquisa Certus o quesito referente à disputa ao Senado. Pela primeira vez o senador Garibaldi Alves (8,82%) não desponta como absoluto, ficando atrás do primo Carlos Eduardo (10,23%). José Agripino ficou com 7,8% e Zenaide Maia com 7,34%.

CÂMARA
Pelo fato de ser uma eleição proporcional não foram analisados nomes que disputarão o cargo de deputado federal. Existe ainda a especulação de que alguns dos atuais detentores de mandatos não concorrerão à reeleição, o que ainda depende de confirmação.

PMDB

garibaldi

Será na próxima sexta-feira que o senador Garibaldi Alves será aclamado presidente do diretório regional do PMDB, no Rio Grande do Norte. O senador considera o fato como uma missão que não tem como ser desempenhada por outros líderes peemedebistas.

TRANSFERÊNCIA
O presidente do Instituto Certus, Mardone França, responsável pela pesquisa, ressalta que os dados apresentados não devem ser utilizados como projeção para o cenário futuro de 2018, mesmo que Natal seja responsável por mais de 30% do eleitoral estadual.

FILIAÇÃO
Atento aos resultados das pesquisas eleitorais até agora realizadas, o desembargador Cláudio Santos acompanha o quadro político estadual. Admite que solicitará aposentadoria do Tribunal de Justiça em janeiro de 2018 e, em seguida, anunciará o partido ao qual estará filiado.

VICE
Pelo amenos a pré-candidata ao governo, senadora Fátima Bezerra, não parece entusiasmada em compor a chapa com um candidato a vice-governador saído de Mossoró. Ao que se comenta, estaria negociando com o PRB de Parnamirim a escolha desse nome.

CONCURSO
A Polícia Militar confirma lançamento de edital de concurso, até o final de outubro. Haverá mil vagas, com exigência de diploma de ensino superior apenas para os oficiais, deixando os praças fora desse critério. Algumas dessas vagas serão destinadas à policiais femininas.

MP
Coube ao vice-governador Fábio Dantas, no exercício do cargo de Governador, encaminhar à Assembleia Legislativa Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que permite ao governador do Estado editar Medidas Provisórias, como também ocorre em relação ao presidente da República.

EXONERAÇÃO
O Diário Oficial da União publica exoneração de dois ministros, Raul Jungmann (Defesa) e Fernando Coelho (Minas e Energia) que reassumem os cargos de deputados federais para votarem a favor do presidente Temer, contra pedido de denúncia solicitado por Rodrigo Janot.