sábado , 25 de novembro de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

UERN
Proposta pela deputada estadual Larissa Rosado, a Assembleia Legislativa realiza, hoje, terça-feira, às 14 horas, audiência pública para discussão de questões relacionadas à permanência dos aposentados na folha de pagamento da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

CONSTRUÇÃO

ab0d9427-c923-4cab-a5f3-a9579af866b1

Ontem, a Assembleia realizou Audiência Coletiva proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes para discutir problemas na Construção Civil. O encontro participou com a presença de representantes do Banco do Brasil e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, Sindicatos da Construção Civil e parlamentares.

SANDRA
A vereadora Sandra Rosado, como membro do Diretório Nacional do PSB, esteve em Brasília para participar de reunião do partido para análise da situação partidária de alguns filiados. O encontro foi suspenso por conta de liminar impedindo a análise do assunto em pauta.

PESQUISA
O jornalista Felinto Rodrigues, da FM 98, em Natal, divulgou, ontem, resultado de pesquisa de opinião pública aplicada em Natal. Os dados apresentados estão relacionados à preferência do eleitor para as eleições do próximo ano, oferecendo uma perspectiva de como será esse pleito.

GOVERNADOR
No quesito correspondente ao governo do Estado foram aplicadas projeções com três candidaturas e com apenas duas, representando o que seria uma disputa em segundo turno nessa eleição. Vale lembrar que o quadro diz respeito somente aos eleitores em Natal.

ERRO
A pesquisa Certus ouviu 660 eleitores o que representa uma margem de erro de 3% e, em todas as projeções, o prefeito de Natal Carlos Eduardo, aparece em primeiro lugar na preferência dos pesquisados.

PROJEÇÃO I
Na primeira perspectiva, com quatro candidatos, a pesquisa estimulada mostra Carlos Eduardo com 22,77% dos votos, Fátima Bezerra 17,66%, Robinson Faria 3,14% e Cláudio Santos 2,93%. A menor rejeição é de Carlos Eduardo, com 4,95, seguido de Fátima, com 12,07%.

PROJEÇÃO II
Retirando-se o nome do desembargador Cláudio Santos, mantendo os outros três da primeira da Projeção I, em pesquisa estimulada, Carlos Eduardo sobe para 28,71%, Fátima Bezerra aumenta para 19,00% e Robinson Faria permanece no patamar de 3,06%.

PROJEÇÃO III
Simulando um segundo turno entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, o primeiro recebeu 30,86% e a segunda obteve 23,10% das intenções de votos. Quando se projeta a disputa entre o prefeito de Natal e o governador do Estado, Carlos tem 29,00% e Robinson 5,26%.

PROJEÇÃO IV
Num possível embate entre a senador Fátima Bezerra e o governador Robinson Faria, Fátima tem 26,86% das preferências e Robinson fica com 10,93%. Caso esse quadro fosse repetido em todo o estado, ficaria claro a preferência do eleitor entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra.

MOSSORÓ
Os três possíveis candidatos têm mantido contatos com lideranças políticas locais sondando a inclusão de um mossoroense como companheiro de chapa. Isso mostra, com antecedência, que a cidade com o segundo maior eleitorado estadual participará da disputa majoritária.

PESSOAL
Segundo o jornal Valor Econômico, em matéria sobre despesa de pessoal nos estados brasileiros, o Rio Grande do Norte é o Estado com maior gasto nessa rubrica. Até 2016 essa despesa ficava em 53,97% do orçamento, passando para 57,44% em agosto de 2017.

LULA
No levantamento relacionado à presidência da República, o natalense acompanha a opinião do eleitor em nível nacional. Em primeiro lugar, absoluto, está o ex-presidente Lula, com 37,29%, seguido9 pelo deputado Bolsonaro com 15,51% e Marina Silva com 5,61%.