Notas da Redação

VIOLÊNCIA
A deputada Larissa Rosado insiste no tema de combate à violência à mulher, no RN, onde os estupros coletivos aumentaram 400% em 5 anos, quando a média nacional foi de 125%. O estado ficou em quinto lugar entre os que tiveram maior variação no número desse tipo de estupro.

SUCESSÃO
O senador Garibaldi Alves abre o jogo e revela que “a preferência do PMDB para o governo é Carlos Eduardo”. Com a eleição do prefeito de Natal para o governo, o PMDB assumiria o comando da prefeitura de Natal, com a efetivação no cargo do vice-prefeito Álvaro Dias.

REELEIÇÃO
Nessa mesma oportunidade, Garibaldi declarou o que todos já sabem, será candidato à reeleição. Em 2018, Garibaldi completará 71 anos, dois a menos que o senador José Agripino que também trabalha sua candidatura para permanecer no Senado.

COMARCAS
Deputados estaduais estiveram no Tribunal de Justiça do RN tentando evitar o fechamento de Comarcas no interior do Estado. Ouviram dos desembargadores que a medida cumpre decisão do CNJ que determina que as Comarcas devem ter, pelo menos, 50% de casos novos, em três anos.

VEREADORES
Os vereadores mossoroenses que viajaram à Brasília já mantiveram entendimentos com praticamente toda bancada federal do Rio Grande do Norte. Além dos assuntos locais, foi mostrada a importância de maior atenção às obras de transposição do Rio São Francisco.

MERCADOS
Os mercados públicos sempre se constituíram em problema para a população. Na sessão de ontem, na Câmara Municipal, a vereadora Aline Couto cobrou a reforma e ampliação desses mercados, sobretudo o do Bom Jardim que necessita urgentemente ser reformado.

DEFESA
Líder da oposição durante praticamente todo o período de governo petista, o senador José Agripino defende-se de acusações de influência política para liberar recursos para a OAS questionando que força teria um líder de oposição para liberar dinheiro do BNDES.

OPOSIÇÃO
Dois meses após a renúncia da vereadora Isolda Dantas da liderança da bancada oposicionista, os que fazem oposição à prefeita Rosalba Ciarlini elegeram o vereador Genilson Alves como seu líder. Genilson está em seu segundo mandato e tem trânsito livre entre seus colegas.

REFORMA
A maioria dos que exercem cargos políticos desejam permanecer nessa atividade. Por isso mesmo é que se torna difícil alterar, em profundidade, o sistema político vigente. Sem obter acordo entre os parlamentares, a votação da reforma política vai sendo tocada para adiante.

NANICOS
Embora a imprensa massifique que os parlamentares defendem apenas direitos pessoais, é preciso entender que a reforma, como está sendo proposta, eliminará os pequenos partidos e, com isso, a representatividade de minorias com voz no parlamento brasileiro.