sexta-feira , 24 de novembro de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

IMPACTO
O Rio Grande do Norte foi surpreendido, ontem, pela ação da Polícia Federal cumprindo onze mandatos, nove de busca e apreensão em imóveis pertencentes ao governador Robinson Faria e dois de prisão preventiva de dois dos seus auxiliares mais próximos.

DELAÇÃO
A operação nasceu com a delação premiada de Rita das Mercês, envolvendo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, motivo pelo qual o foro serão os tribunais superiores. Perante o STF respondem governadores e desembargadores.

RECEIO
Rita da Mercês conversou diretamente com o Ministério Público Federal, receando que a Procuradoria Geral da Justiça Estadual pudesse ter interferência indesejável. Pelo que se comenta, um membro do Tribunal de Justiça foi delatado nesse processo.

SUCESSÃO
O episódio provoca mais uma reviravolta na política potiguar no que diz respeito às eleições do próximo ano. Primeiro foi o afastamento do quadro político do ex-ministro Henrique Alves e, agora, o caso envolvendo o governador Robinson Faria que pretende disputar sua reeleição.

NOMES
A operação “Anteros” está apenas começando, ou seja, encontra-se ainda na fase de investigação, mas trará efeitos diretos na disputa da sucessão estadual. Dificilmente o governador Robinson reunirá condições para uma disputa tão renhida como é o caso da eleição de um governador de Estado.

AFASTAMENTO
Os mais radicais admitem até mesmo o pedido de afastamento do governador Robinson pelo Tribunal Superior de Justiça para evitar qualquer tentativa de obstrução no desenvolvimento dessa operação de investigação, com o vice-governador Fábio Dantas assumindo o cargo em caráter eventual.

FÁTIMA
A senadora Fátima Bezerra acompanha de perto os desdobramentos, sabendo que seu nome tem aparecido em primeiro lugar nas últimas pesquisas. Depende, entretanto, do desempenho futuro do PT e da possível candidatura de Lula a mais um mandato de presidente da República.

NOMES
O prefeito Carlos Eduardo tem se mostrado por demais cuidadoso, mas não abandonou o projeto de ser candidato a governador, tudo dependendo dos desdobramentos que esses fatos poderão acarretar. Para disputar o governo terá que renunciar ao mandato de prefeito de Natal.

DESGASTE
Apesar de haver sido eleito ainda no primeiro turno, o prefeito de Natal vem enfrentando dificuldades administrativas, a começar pelo pagamento em dia do funcionalismo público que tem motivado greves enquanto o atraso em relação aos fornecedores gera problema de abastecimento em unidades de saúde.

ALTERNATIVAS
Existem candidaturas que dependem do agravamento do quadro político atual para que seus nomes sejam viabilizados, como é o caso do desembargador Cláudio Santos, do empresário Tião Couto e, mais recentemente, do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira.

SEGURANÇA
Em Brasília, a bancada federal reclama da falta de segurança que tomou conta do RN. Em nota divulgada ontem, o senador Garibaldi diz que a “sociedade está inquieta e a espera de socorro. Não podemos viver em um estado permanente de medo por causa de uma verdadeira guerra urbana”.