quarta-feira , 23 de agosto de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

FESTA

Festa do Bode

Começa hoje, em Mossoró, a 19ª Festa do Bode, segundo maior evento agropecuário do RN. A abertura oficial será presidida pela prefeita Rosalba Ciarlini e a expectativa é que mais de 60 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições Armando Buá, local onde será realizado o evento.

SUCESSÃO
O nome da vereadora natalense Eleika Bezerra está sendo lembrado para concorrer ao cargo de vice-governadora do estado, em parceria com o desembargador Cláudio Santos que seria o candidato a governador. O primeiro passo foi dado pelo líder do Movimento Brasil Livre (MBL).

PROMOÇÃO
O governo Robinson Faria deu grande projeção à titular da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, primeira-dama Julianne Faria, fazendo crer que ela estava sendo preparada para disputar algum cargo eletivo.

DESMENTIDO
Julianne Faria, pela primeira vez, desmentiu publicamente que pretenda concorrer a cargos eletivos, pelo menos nas próximas eleições. Defende a reeleição do marido, o governador Robinson Faria, que já trabalha abertamente nesse projeto.

SALÁRIO
O governo federal sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias com o valor do salário mínimo para 2018 sendo estabelecido em R$ 979 (atualmente é de R$ 937) representando um aumento de apenas 4,5%.

REFORMA
Os deputados trabalharam duro na reforma política, com a Comissão Especial que analisa mudanças nas regras eleitorais na madrugada desta quinta-feira. Uma das mudanças aceitas foi a do sistema “distritão” que elege para o Legislativo os candidatos mais votados.

MUDANÇAS
A Comissão da Reforma Política voltará a se reunir na manhã de hoje, a partir das 10 horas para apreciação dos destaques que poderão ainda alterar alguns pontos do texto. O colegiado de líderes fará reunião prévia para análise dos destaques apresentados.

DESTAQUE
O “distritão” não constava do parecer apresentado pelo relator da proposta, deputado Vicente Cândido (PT), sendo incluído na reforma política por meio de destaque que é um pedido feito por deputado ou líder partidário para votar de forma separada emenda ou parte do texto.

NANICOS
Pelo “distritão”, são eleitos para o Legislativo os candidatos mais votados em determinada região do País, não sendo levado em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como no sistema proporcional, significando a extinção dos pequenos partidos.

ELEITOS
O “distritão” traz de volta o sistema político eleitoral, onde os mais votados são eleitos em cada estado. Atualmente, um deputado muito bem votado pode não se eleger se a sua legenda não conseguir votos suficientes no quociente eleitoral.

RECURSOS
O relatório final da reforma política aumenta recursos públicos destinados ao financiamento das eleições. A estimativa é que o fundo previsto na proposta, dobrando de 0,25% para 0,5% da receita bruta, representará a importância de 3,5 bilhões no ano que vem.