Notas da Redação

VAIAS

José-Agripino-Maia-960x733

A onda não está favorável aos políticos. No Mossoró Cidade Junina o senado Garibaldi Alves foi vaiado quando seu nome foi anunciado. Agora foi a vez de José Agripino, que foi recebido sob apupos na cidade do Martins, quando compareceu ao Festival Gastronômico da cidade.

TIÃO
O empresário mossoroense, Tião Couto, deverá abandonar o PSDB filiando-se a outra legenda partidária. O motivo da decisão é a tendência do partido, em termos de Rio Grande do Norte, apoiar a candidatura à reeleição de Robinson Faria.

APOIO
A divisão do PSDB é uma repetição do que acontece em nível nacional, que é a disputa de poder e ensejará a formação de novo partido político. O deputado Rogério Marinho apoia o desejo de Tião disputar o governo, não sendo concorrente na eleição para deputado federal.

MOSSORÓ
Mossoró, como sempre, fará o diferencial na disputa pelo governo do Estado. Foi importante na eleição de Rosalba tanto para o Senado quanto para o governo. Foi o que também ocorreu na eleição de Robinson que obteve expressiva maioria no eleitorado local.

OPÇÃO
Robinson recebeu o apoio ostensivo do então prefeito da cidade, Francisco José, que ainda não enfrentava o desgaste acentuado a que terminou submetido. Por outro lado, a então governadora Rosalba orientou sua militância a trabalhar o voto para o atual governador.

ELEIÇÃO
Em 2018, Mossoró também será importante para esse resultado. O quadro está indefinido, mas todos sabem da força de Rosalba, que vem sendo cortejada pelos possíveis candidatos que disputarão o pleito. Querem que a prefeita indique o candidato a vice-governador.

INSISTÊNCIA
O governador Robinson Faria tem sido mais insistente na busca de apoio político na cidade de Mossoró, que tem prioridade em sua agenda administrativa. Na semana que se inicia poderão ser anunciadas novidades em relação a apoios políticos entre lideranças mossoroenses.

PSB
A vereadora Sandra Rosado vem sendo procurado por representantes nacionais do Partido Socialista Brasileiro, PSB, que pretendem eleger um maior número de representantes nas eleições de 2018. Em termos de RN o partido encontra-se bastante esvaziado.

MÁRCIO
O vice-governador de São Paulo, Márcio França, terá sua importância aumentada no PSB por conta da possibilidade de assumir o governo desse Estado, com a desincompatibilização de Geraldo Alkmin para concorrer à presidência da República.

REFORMA
A discussão sobre a reforma política deverá ser retomada esta semana. Para o general Sérgio Etchegoyen, ministro da Segurança Institucional, o modelo atual poderá levar o país a ficar à mercê dos narcotraficantes, como acontece no México e na Colômbia.

GREVE
A greve dos médicos da rede estadual, iniciada há mais de 30 dias, poderá ser encerrada amanhã, com as unidades de saúde voltando à normalidade. A informação é de dirigentes da Sesap, após entendimentos mantidos com o Sindicato dos Médicos do RN.

REVISTAS
As capas das revistas nacionais, Veja, Istoé e Época voltam a destacar fatos políticos em suas reportagens:

VEJA
Com a imagem de Temer balançando em galho à beira de um abismo é sustentado por amigos que o seguram pela faixa presidencial: “Começa o outro governo Temer. Só que pior. Com 263 votos o presidente salva seu pescoço, mas torna-se refém da banda podre do Congresso.”

ÉPOCA
“Temer Fica. E a crise, também. O Congresso rejeita denúncia contra o presidente. Vem aí a segunda, a terceira e novas delações. O desafio é aprovar as reformas em meio à turbulência. ” Ainda na capa, “A ditadura mora ao lado”, matéria sobre o governo Nicolas Maduro.

ISTOÉ
A foto principal é de João Dória: “Nasce o anti-lula. João Dória desponta como a maior novidade da política brasileira e se consagra como o adversário direto do líder petista Lula. Apostando na gestão contra as velhas práticas do poder, a corrupção e os desvios condenáveis que dominam Brasília. ”